Defender e valorizar o sector agrícola
João Oliveira, membro da Comissão Política do PCP, visitou, no início da tarde de dia 18, uma exploração agrícola no Troviscal, em Oliveira do Bairro, distrito de Aveiro.
Na iniciativa, estiveram em destaque várias questões ligadas à pequena e média agricultura e à agricultura familiar: «Cada vez mais custa viver da agricultura e para os agricultores, esta actividade, cada vez vale menos a pena», relatou um dos vários agricultores com quem João Oliveira contactou.
Em declarações, o dirigente comunista afirmou que Portugal «não é um país condenado à estagnação» e que o futuro nacional depende, também, de medidas a serem tomadas no sector agrícola. «Temos, em Portugal, um défice na balança agro-alimentar, na ordem dos três mil milhões de euros, ou seja, o País precisa de mais produção agrícola e agro-alimentar», salientou João Oliveira, acrescentando que, em simultâneo, são muitos os entraves e problemas colocados aos principais responsáveis por essa produção, «os pequenos e médios agricultores».
«O PCP e a CDU têm provas dadas na resposta a estes problemas. São variadíssimas as propostas que apresentámos na Assembleia da República, pela quais nos continuaremos a bater», afiançou o candidato referindo-se, por exemplo, ao reforço dos apoios ao gasóleo agrícola ou à concretização de medidas efectivas de valorização e apoio no plano do estatuto da agricultura familiar.