O povo do Couço não vai faltar a quem está ao seu lado todos os dias

A CDU foi a força decisiva para garantir aumentos extraordinários nas pensões. Reforçada, a coligação terá condições para lutar para que se vá muito mais longe, disse João Ferreira numa sessão com reformados.

É desta fibra que é feita a CDU – sempre ao lado de quem trabalha ou trabalhou

A iniciativa decorreu a meio da tarde desta segunda-feira no Couço, Coruche, terra de gente de luta que transporta do passado heróico da resistência ao fascismo a têmpera para continuar o combate, como aludiu Rogério Justino, candidato pelo círculo eleitoral de Santarém, que dirigiu a sessão.

De resto, sem surpresa, o salão da Casa do Povo de Couço esteve cheio bem para lá da entrada. António Filipe aproveitou a ocasião para apelar a que os presentes levem a outros o que ali se dissesse.

O cabeça-de-lista da CDU pelo distrito de Santarém sabe que o desafio que lançou não cairá em saco roto. Não apenas pelo histórico do povo do Couço, mas porque enquanto deputado comunista eleito pela região, tem acompanhado muitas batalhas locais. Lutas recentes contra o encerramento de serviços essenciais como o posto dos correios, a agência bancária ou o Serviço de Atendimento Permanente em Coruche, pela construção da nova ponte sobre o Sorraia ou pela manutenção do Posto da GNR, recenseou.

Lutas, insistiu António Filipe, como a reivindicação de mais e melhores transportes públicos e mobilidade, pela criação e manutenção de emprego de qualidade, por melhores condições de acesso aos cuidados de saúde primários e hospitalares, por creches gratuitas ou por salários e pensões dignas, cruciais para fixar e atrair população, sobretudo jovem.

Por isso, acredita que «assim como a CDU esteve sempre com o povo do Couço, o povo do Couço confirmará essa confiança na CDU no próximo dia 30 de Janeiro».

Fibra
João Ferreira, usando da palavra, também realçou a fibra do povo do Couço e considerou que «é desta fibra que é feita a CDU – sempre ao lado de quem trabalha ou trabalhou».

Assim, o lema eleitoral «força decisiva ao teu lado todos os dias, faz todo o sentido», prosseguiu o membro da Comissão Política do Comité Central e candidato da CDU, para quem o carácter determinante do PCP e do PEV confirma-se, igualmente, por não ter desperdiçado nenhuma oportunidade para elevar as condições de vida das massas laboriosas.

Exemplos disso mesmo são os aumentos extraordinários das pensões, que resultaram da persistência das forças que compõe a CDU. «Foi preciso regatear cada cêntimo, explicar ao PS que o ano começa em Janeiro e não em Agosto», recordou João Ferreira, para quem a recuperação do poder de compra perdido pelos reformados, pensionistas e idosos «é um objectivo que não abandonamos», designadamente com novo aumento extraordinário de dez euros já este ano.

Garantir mais e melhores serviços públicos, o acesso à reforma sem penalizações ao fim de 40 anos de descontos ou aos 65 anos de idade e eliminar os cortes impostos pelo factor de sustentabilidade; incrementar a robustez da Segurança Social; investir na rede pública de apoio à terceira idade, são outras bandeiras que a CDU não abandona, asseverou João Ferreira, que detalhou não apenas a sua justeza como a sua exequibilidade.

Promessas
Mas num período em que tantas promessas são feitas, João Ferreira fez questão de clarificar algumas questões. Relativamente à alegada impossibilidade de proceder a um aumento extraordinário das pensões sem Orçamento do Estado para 2022, acusou o PS de não o ter feito para «chantagear os reformados», já que, sustentou, tal era perfeitamente possível. A segunda, quanto ao significado da expressão «reformas estruturais».

Para alguns, «a influência das forças da CDU foi uma chatice porque, dizem, nestes últimos anos não se fizeram “reformas estruturais”. Nunca revelam o que querem dizer, mas nós sabemos», afirmou o dirigente comunista, antes de explicar que quando se trata de Segurança Social, em causa está a entrega de uma parcela do sistema, hoje universal e solidário, à especulação privada; quando se trata do Serviço Nacional de Saúde, em causa está a sua degradação por falta de meios humanos e materiais para que os privados ocupem o espaço deixado livre.

«Há alguns que parece mesmo que vivem numa bolha, afastados da realidade de milhares de trabalhadores e reformados», acusou João Ferreira, lembrando que o encerramento de serviços públicos de saúde leva a que a população do Couço tenha de se deslocar ou à sede do concelho ou à capital de distrito. E alertou: «se continuarmos a meter mais dinheiro nos privados, em vez de reforçar o SNS este ficará cada vez mais longe das populações, não mais perto».

Ora, para contrariar tais projectos e «não deixar arrastar bloqueios e avançar», a CDU é a força decisiva, insistiu João Ferreira.

 



Mais artigos de: Eleições

Educação pública é prioridade da CDU

A Educação e a valorização da Escola Pública estiveram em destaque no comício de dia 18, em Coimbra, onde João Oliveira, da Comissão Política, encerrou o terceiro dia de campanha oficial.

Representar quem trabalha na Assembleia da República

O dirigente do PCP João Oliveira viajou anteontem, 18, até Santa Maria da Feira, no norte do distrito de Aveiro, para participar numa sessão pública centrada na exigência de valorização da produção nacional.

Setúbal marcha pelos direitos de quem trabalha

Centenas de pessoas participaram, no sábado, 15,em Setúbal, na Marcha do Trabalho promovida pela CDU. Aumento geral dos salários, reposição de direitos e 35 horas semanais para todos foram as principais reivindicações.

Defender e valorizar o sector agrícola

João Oliveira, membro da Comissão Política do PCP, visitou, no início da tarde de dia 18, uma exploração agrícola no Troviscal, em Oliveira do Bairro, distrito de Aveiro. Na iniciativa, estiveram em destaque várias questões ligadas à pequena e média agricultura e à agricultura familiar: «Cada...

Compromisso com os agricultores

A CDU reuniu no dia 11 de Janeiro com a Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra para ouvir as principais preocupações deste sector e em especial no distrito.

CDU é a voz do Alentejo na Assembleia da República

No primeiro dia oficial de campanha para as legislativas de 30 de Janeiro, a CDU rumou ao Baixo Alentejo, mais concretamente a Aljustrel, «um concelho de gente de trabalho forjada na dura luta dos campos e das minas, terra de resistentes e lutadores pela democracia e a liberdade», afirmou,...

Apoiar as MPME

Num restaurante de São João da Talha, concelho de Loures, que visitou na manhã de terça-feira, 18, o mandatário regional da CDU, Bernardino Soares, ouviu o proprietário, Mário Cotrim, queixar-se dos preços cada vez mais altos das matérias-primas, a que não corresponde a subida do preço das refeições – nem poderia, caso...

Defender e valorizar a Escola Pública

João Ferreira visitou, na manhã de dia 14, a Escola Secundária de Casquilhos, no Barreiro, testemunhando a grave falta de condições existente naquele estabelecimento de ensino. «Esta escola é um bom exemplo daquilo que acontece por outras escolas do País: faltam profissionais, recursos...

Contacto com trabalhadores dos RSU

Domingo, 16, João Ferreira, da Comissão Política do PCP, e Paula Santos, primeira candidata da CDU pelo círculo eleitoral de Setúbal e deputada do PCP na Assembleia da República (AR), contactaram com os trabalhadores dos resíduos sólidos urbanos (RSU) da Câmara Municipal de Almada, no Vale...

Antigos combatentes merecem valorização

Milhares de portugueses e respectivas famílias ainda carregam as feridas vivas da sua condição de antigos combatentes, pelo que é de inteira justiça que lhes seja atribuída uma pensão minimamente digna. A proposta foi reiterada por João Ferreira no final de um encontro com a Associação dos...

Propostas para desenvolver o distrito de Castelo Branco

No compromisso eleitoral para o distrito de Castelo Branco, apresentado no passado dia 10, a CDU aponta dez medidas urgentes e 105 propostas sectoriais. Anunciando-as, o primeiro candidato por aquele círculo eleitoral, Jorge Fael, realçou as linhas e objectivos fundamentais das medidas e propostas da CDU: valorizar o...

Grande acção em Lisboa

A CDU realizou na passada-terça feira, às primeiras horas da manhã, uma acção de divulgação, esclarecimento e mobilização para o voto concertada em 30 locais do distrito de Lisboa. Mais de uma centena de candidatos e activistas distribuíram documentos, conversaram com os trabalhadores e as...

Prioridades para Bragança

Uma delegação da CDU – com o candidato Manuel Mateus, Jorge Humberto Fernandes, mandatário, e Gonçalo Oliveira da Comissão Política do Comité Central do PCP – esteve reunida, dia 12 de Janeiro, com a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, em Mirandela. Entre outros problemas, alertou-se para o necessário...