Setúbal marcha pelos direitos de quem trabalha
Centenas de pessoas participaram, no sábado, 15,em Setúbal, na Marcha do Trabalho promovida pela CDU. Aumento geral dos salários, reposição de direitos e 35 horas semanais para todos foram as principais reivindicações.
Dar mais força à CDU para construir um Portugal com futuro
O desfile – entre as praças do Brasil e do Bocage – contou, no final, com as intervenções dos candidatos Paula Santos, que encabeça a lista da CDU, Ricardo Correia, operário na Autoeuropa, e Tiago Aldeias, operário na ETERMAR e da Comissão Executiva Nacional do Partido Ecologista «Os Verdes».
Foi ainda aprovado por unanimidade um compromisso de «apoiar e afirmar as propostas da CDU nas empresas e nos locais de trabalho, pois é por essa via que garantimos mais salários e mais direitos de forma a fazer face ao aumento do custo de vida». Os participantes manifestaram ainda o seu empenho em «dar mais força à CDU» nas próximas eleições legislativas, na construção de um Portugal com futuro, para garantir mais emprego, melhores condições de vida e de trabalho, mais e melhores serviços públicos, pela valorização do trabalho e dos trabalhadores».
Aumento geral dos salários; valorização das profissões e das carreiras de todos os trabalhadores; aumento do salário mínimo nacional para 850 euros a curto prazo, fixando o seu valor em 800 euros durante o ano de 2022; redução geral do horário de trabalho para as 35 horas semanais, sem perda de retribuição e de outros direitos; combate à desregulação de horários; consagração de 25 dias de férias para todos os trabalhadores; revogação das normas gravosas do Código de Trabalho, nomeadamente do regime da caducidade da contratação colectiva; reposição do princípio do tratamento mais favorável; revogação da lei do trabalho em funções públicas e a garantia do direito de negociação colectiva na Administração Pública; revogação do SIADAP e a criação de um sistema justo de avaliação e sem quotas para os trabalhadores da Administração Pública; revisão da Tabela Remuneratória Única e a reposição e valorização do poder de compra perdido; combate à precariedade, são exigências e propostas da CDU.
Campanha de esclarecimento
A CDU iniciou domingo, no Barreiro, a campanha eleitoral para as eleições legislativas com uma acção de contacto com a população e comerciantes no Mercado Mensal de Coina e uma Tribuna Pública, com a participação dos candidatos José Luís Ferreira e Ricardo Teixeira. Neste dia, a CDU voltou a defender, entre outras medidas, a necessidade de avançar com a reindustrialização; investir na produção nacional; assumir o combate à pobreza e exclusão social; revalorizar os apoios sociais e garantir uma habitação condigna; garantir o direito de acesso aos mais elevados graus de conhecimento.