Propostas para desenvolver o distrito de Castelo Branco
No compromisso eleitoral para o distrito de Castelo Branco, apresentado no passado dia 10, a CDU aponta dez medidas urgentes e 105 propostas sectoriais.
Anunciando-as, o primeiro candidato por aquele círculo eleitoral, Jorge Fael, realçou as linhas e objectivos fundamentais das medidas e propostas da CDU: valorizar o trabalho e os trabalhadores; dinamizar a actividade produtiva, combater as assimetrias regionais, modernizar o sistema educativo público; reforçar o sistema científico e tecnológico regional; melhorar as condições de prestação dos cuidados de saúde; assegurar a melhoria das acessibilidades e das redes de transportes públicos; garantir a prestação de serviços públicos de qualidade e eficientes à população do distrito e o pleno exercício dos direitos constitucionais dos cidadãos; preservar a qualidade ambiental, assegurar a gestão pública da água.
Esta proposta de desenvolvimento assumida pela CDU «parte do aproveitamento das enormes potencialidades e saberes existentes no distrito para promover o progresso, o desenvolvimento económico e social e o bem-estar da população», sublinhou o candidato. Para Jorge Fael, um país «percorrido por assimetrias, desequilíbrios e desigualdades sociais e regionais cada vez maiores exige que não se adiem respostas e soluções», o que, garante, «só é possível com o reforço da CDU». Em cada concelho, no distrito e também no País, acrescentou.
O primeiro candidato da Coligação PCP-PEV sublinhou ainda que os problemas do distrito de Castelo Branco «só se resolvem com uma política alternativa para Portugal», razão pela qual reafirmou o compromisso «de coerência do projecto e das propostas» para a região e para o País. Assim, o «compromisso que assumimos com os trabalhadores e com a população do distrito é o de utilizar a força que nos dão para lutar pela resposta às suas aspirações e interesses e pela melhoria das suas condições de vida e de trabalho».