Defender e valorizar a Escola Pública
João Ferreira visitou, na manhã de dia 14, a Escola Secundária de Casquilhos, no Barreiro, testemunhando a grave falta de condições existente naquele estabelecimento de ensino. «Esta escola é um bom exemplo daquilo que acontece por outras escolas do País: faltam profissionais, recursos educativos, condições de trabalho e condições adequadas de ensino e aprendizagem», afirmou o membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, que se fez acompanhar pelos candidatos pelo círculo eleitoral de Setúbal às eleições de dia 30, Paula Santos e José Luís Ferreira.
«Existem salas onde há infiltrações. Esta é uma escola onde não existe pavilhão gimnodesportivo, onde os alunos têm, durante o Inverno, de levar luvas, cachecóis e, em alguns casos, cobertores para poderem aguentar o frio», relatou João Ferreira.
Durante as declarações que prestou no final da visita, o dirigente comunista mencionou algumas das medidas, referentes à Escola Pública, propostas pelo PCP, em parte recusadas pelo PS no âmbito da discussão do Orçamento do Estado: a fixação de professores com a criação de condições para os professores deslocados poderem aceder a habitação condigna; a valorização da carreira de professor de forma a atrair mais jovens para a profissão e a redução do número de alunos por turma – 19 como regra no Ensino Básico e 22 no Ensino Secundário, admitindo reduções maiores em casos de turmas onde haja alunos com necessidades educativas especiais.