Propostas sobre trabalho por turnos contra abusos patronais

O trabalho nocturno e por turnos deve ser limitado às situações justificáveis, garantindo condições compatíveis com horários penosos e fixando subsídios e compensações aos trabalhadores, defende a CDU.

A laboração contínua para produzir batatas fritas não se justifica

No quadro de uma ofensiva para fragilizar os direitos dos trabalhadores e agravar a sua exploração, o trabalho nocturno e por turnos tornou-se cada vez menos uma excepção.

Um encontro de candidatos da CDU, em Lisboa, com trabalhadores que exercem a sua actividade por turnos, teve lugar no dia 13, no CT Vitória, para evidenciar a premência das propostas do PCP.

Intervieram Alma Rivera, do Comité Central do PCP, deputada e candidata, na abertura, e João Ferreira, da Comissão Política do CC do PCP e candidato, a encerrar. Na mesa da iniciativa estiveram ainda Ricardo Costa, da Comissão Política do CC do PCP e candidato, e Ana Gusmão, do CC do PCP, que dirigiu os trabalhos.

Helena Santana, Fernando Lourenço, Catarina Canudo, Ricardo Alves e Marta Silva Santos, trabalhadores que há vários anos laboram neste regime horário, falaram sobre o modo como isso afectou as suas vidas.

Foram citados os números mais recentes, de 2019, a mostrar que 835 miltrabalhadores laboram por turnos, o que representaquase o dobro do verificado em 2009 (440 mil).

Como «consequências conhecidas, visíveis e sentidas», Alma Rivera referiu o desajuste das rotinas familiares, a incapacidade de acompanhar os filhos ou a impossibilidade de constituir família, como acontece entre os trabalhadores jovens. Ao nível da saúde, lembrou as perturbações do sono e o aumento do risco de várias doenças.

Com a produção de batatas fritas, na Matutano, em laboração contínua,deixou exemplificados os abusos patronais no recurso a este tipo de horários.

João Ferreira considerou que «não é compreensível que os avanços científicos e tecnológicos não se traduzam numa melhoria das condições de vida e de trabalho dos trabalhadores, e muito menos compreensível é que aconteça exactamente o contrário».

A CDU recusa «a política do Governo do PS, as suas opções, as convergências que neste domínio tem tido com o PSD e os seus sucedâneos, à direita, para degradar direitos, cortar salários ou puxá-los para baixo, acentuar a pobreza, as desigualdades e as injustiças».

Para a coligação PCP-PEV, «os interesses dos trabalhadores e o futuro do País exigem outro caminho». João Ferreira, criticando forças políticas que remetem as soluções para horizontes longínquos, sublinhou que essa mudança deve significar, «aqui e agora», a defesa da produção nacional, a criação de emprego, o aumento geral dos salários. E deve igualmente ter em vista «combater a desregulação dos horários, reduzir o horário de trabalho para as 35 horas semanais, prevenir o abuso da laboração contínua e do trabalho por turnos, evitar este regime com consequências tão penosas» e«reforçar os direitos dos trabalhadores nesta situação, nomeadamente, assegurando a concretização das propostas da CDU nesta área».


Agir aqui e agora

Nas propostas da CDU constam:

– limitar o trabalho por turnos às situações técnica e socialmente justificáveis, garantindo condições de segurança e saúde ede protecção da maternidade e paternidade, fixando subsídios e compensações aos trabalhadores;
– retomar as 20 horas como início de trabalho nocturno;
– garantir dias de descanso consecutivos, preferindo sábado e domingo;
– definir um valor mínimo de subsídio de turno;
– permitir antecipação da idade de reforma;
– estabelecer um valor acrescido das contribuições patronais para a Segurança Social;
– reconhecer o direito a passar para horário diurno, após 20 anos em turnos, ou aos 55 anos de idade, sem perda do subsídio.

 



Mais artigos de: Eleições

Educação pública é prioridade da CDU

A Educação e a valorização da Escola Pública estiveram em destaque no comício de dia 18, em Coimbra, onde João Oliveira, da Comissão Política, encerrou o terceiro dia de campanha oficial.

Representar quem trabalha na Assembleia da República

O dirigente do PCP João Oliveira viajou anteontem, 18, até Santa Maria da Feira, no norte do distrito de Aveiro, para participar numa sessão pública centrada na exigência de valorização da produção nacional.

Setúbal marcha pelos direitos de quem trabalha

Centenas de pessoas participaram, no sábado, 15,em Setúbal, na Marcha do Trabalho promovida pela CDU. Aumento geral dos salários, reposição de direitos e 35 horas semanais para todos foram as principais reivindicações.

Defender e valorizar o sector agrícola

João Oliveira, membro da Comissão Política do PCP, visitou, no início da tarde de dia 18, uma exploração agrícola no Troviscal, em Oliveira do Bairro, distrito de Aveiro. Na iniciativa, estiveram em destaque várias questões ligadas à pequena e média agricultura e à agricultura familiar: «Cada...

Compromisso com os agricultores

A CDU reuniu no dia 11 de Janeiro com a Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra para ouvir as principais preocupações deste sector e em especial no distrito.

CDU é a voz do Alentejo na Assembleia da República

No primeiro dia oficial de campanha para as legislativas de 30 de Janeiro, a CDU rumou ao Baixo Alentejo, mais concretamente a Aljustrel, «um concelho de gente de trabalho forjada na dura luta dos campos e das minas, terra de resistentes e lutadores pela democracia e a liberdade», afirmou,...

Apoiar as MPME

Num restaurante de São João da Talha, concelho de Loures, que visitou na manhã de terça-feira, 18, o mandatário regional da CDU, Bernardino Soares, ouviu o proprietário, Mário Cotrim, queixar-se dos preços cada vez mais altos das matérias-primas, a que não corresponde a subida do preço das refeições – nem poderia, caso...

Defender e valorizar a Escola Pública

João Ferreira visitou, na manhã de dia 14, a Escola Secundária de Casquilhos, no Barreiro, testemunhando a grave falta de condições existente naquele estabelecimento de ensino. «Esta escola é um bom exemplo daquilo que acontece por outras escolas do País: faltam profissionais, recursos...

Contacto com trabalhadores dos RSU

Domingo, 16, João Ferreira, da Comissão Política do PCP, e Paula Santos, primeira candidata da CDU pelo círculo eleitoral de Setúbal e deputada do PCP na Assembleia da República (AR), contactaram com os trabalhadores dos resíduos sólidos urbanos (RSU) da Câmara Municipal de Almada, no Vale...

Antigos combatentes merecem valorização

Milhares de portugueses e respectivas famílias ainda carregam as feridas vivas da sua condição de antigos combatentes, pelo que é de inteira justiça que lhes seja atribuída uma pensão minimamente digna. A proposta foi reiterada por João Ferreira no final de um encontro com a Associação dos...

Propostas para desenvolver o distrito de Castelo Branco

No compromisso eleitoral para o distrito de Castelo Branco, apresentado no passado dia 10, a CDU aponta dez medidas urgentes e 105 propostas sectoriais. Anunciando-as, o primeiro candidato por aquele círculo eleitoral, Jorge Fael, realçou as linhas e objectivos fundamentais das medidas e propostas da CDU: valorizar o...

Grande acção em Lisboa

A CDU realizou na passada-terça feira, às primeiras horas da manhã, uma acção de divulgação, esclarecimento e mobilização para o voto concertada em 30 locais do distrito de Lisboa. Mais de uma centena de candidatos e activistas distribuíram documentos, conversaram com os trabalhadores e as...

Prioridades para Bragança

Uma delegação da CDU – com o candidato Manuel Mateus, Jorge Humberto Fernandes, mandatário, e Gonçalo Oliveira da Comissão Política do Comité Central do PCP – esteve reunida, dia 12 de Janeiro, com a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, em Mirandela. Entre outros problemas, alertou-se para o necessário...