Contacto com trabalhadores dos RSU
Domingo, 16, João Ferreira, da Comissão Política do PCP, e Paula Santos, primeira candidata da CDU pelo círculo eleitoral de Setúbal e deputada do PCP na Assembleia da República (AR), contactaram com os trabalhadores dos resíduos sólidos urbanos (RSU) da Câmara Municipal de Almada, no Vale Figueira Parque.
Antes de os camiões partirem para mais uma noite de trabalho, a acartar caixotes do lixo ou a recolher monos, João Ferreira explicou a razão daquela acção: «Na CDU, temos a valorização do trabalho e dos trabalhadores como um dos nossos principais objectivos, que é intrínseco àquilo que propomos para o País».
Dirigindo-se a estes «imprescindíveis» que, durante a pandemia, «nunca se confinaram», o dirigente comunista lembrou que estes não estão a ser devidamente valorizados, tendo em conta que «desempenham estas funções há 10, 20 ou 30 anos» e continuam a receber, a maioria, o salário mínimo nacional. Entretanto, após prolongada luta dos trabalhadores e acção das forças que compõem a CDU, foi assegurado o suplemento de insalubridade e penosidade. «O PS não só excluiu o risco» como «acabou por deixar de fora muitos trabalhadores de outras profissões», denunciou. Neste sentido, apelou ao voto na CDU para «impor aquilo que agora alguns recusam, nomeadamente a justa valorização dos salários e das carreiras».
A acção foi ainda acompanhada por Bruno Dias, também candidato e deputado na AR, e Armindo Miranda, da Comissão Política do PCP.