Reforçar o PCP-PEV em Évora porque o distrito e o País precisam

No cír­culo elei­toral de Évora são eleitos três de­pu­tados, não o pri­meiro-mi­nistro, e a CDU é a força que contou e que con­tará para res­ponder às ne­ces­si­dades do dis­trito e do País, su­bli­nhou João Oli­veira, sá­bado, em Mon­temor-o-Novo e Vendas Novas.

É o voto na CDU que me­lhor serve os in­te­resses das po­pu­la­ções

A cha­mada de atenção foi feita na se­gunda acção de cam­panha no cír­culo elei­toral onde João Oli­veira é ca­beça-de-lista. Num co­mício que en­cheu, a meio da tarde, o an­fi­te­atro do parque ur­bano de Vendas Novas, o can­di­dato des­mis­ti­ficou a ideia de que nestas elei­ções se trata de es­co­lher quem vai che­fiar o Go­verno. Mais do que isso, con­si­derou «im­pres­cin­dível que as po­pu­la­ções ava­liem aquilo que nos úl­timos anos foi o tra­balho da­queles que foram eleitos, e que, em função dessas provas dadas, façam também as suas op­ções».

«Pelo exemplo de tra­balho, ho­nes­ti­dade e com­pe­tência, é o voto na CDU que me­lhor serve os in­te­resses das po­pu­la­ções», de­fendeu João Oli­veira, para quem «esse re­co­nhe­ci­mento do que fa­zemos tem de valer al­guma coisa para que no dia 30 de Ja­neiro a opção seja o re­forço da CDU».

For­ta­le­ci­mento do PCP-PEV que sig­ni­fica apoio à po­lí­tica al­ter­na­tiva que não pres­cinde de «dar res­posta às ne­ces­si­dades das po­pu­la­ções, seja na saúde, com o re­forço do SNS, na es­cola pú­blica, na cons­trução de uma rede pú­blica de lares e cre­ches, nas forças e ser­viços de se­gu­rança, na jus­tiça e também na re­po­sição das fre­gue­sias rou­badas ao povo», con­ti­nuou o de­pu­tado e membro da Co­missão Po­lí­tica do PCP.

Não são al­ter­na­tiva
Quem não res­ponde aos an­seios po­pu­lares são An­tónio Costa e Rui Rio, que em de­bate te­le­vi­sivo re­cente não de­di­caram «se­quer uma pa­lavra» a «pro­blemas im­por­tantes para os por­tu­gueses», acusou João Oli­veira. «E dos pro­blemas que dis­cu­tiram, re­sulta a con­clusão que já co­nhe­cíamos: o PSD não é al­ter­na­tiva ao PS porque os pro­blemas que o PS não re­solve o PSD também não quer re­solver», pre­cisou o pri­meiro can­di­dato da CDU pelo cír­culo elei­toral de Évora, que apro­veitou a opor­tu­ni­dade para as­si­nalar, também, que no re­fe­rido de­bate «o se­cre­tário-geral do PS afirmou que se tomar posse como pri­meiro-mi­nistro de um novo go­verno in­sis­tirá na re­cusa das so­lu­ções que nos úl­timos meses foram dis­cu­tidas por nossa ini­ci­a­tiva».

«O que aquela frase de An­tónio Costa sig­ni­fica é que o PS quer in­sistir em au­mentos sa­la­riais de 0,9 por cento para a Ad­mi­nis­tração Pú­blica e na perda de poder de compra das pen­sões para a maior parte dos re­for­mados; con­tinua a re­cusar qual­quer com­pro­misso com o au­mento geral dos sa­lá­rios, a al­te­ração à le­gis­lação la­boral, o re­forço do SNS, o com­bate aos des­pejos e aos au­mentos das rendas, o acesso a ha­bi­tação pú­blica ou a re­dução dos preços da energia», pre­cisou João Oli­veira.

Dito de outro modo, «o que está em causa é que a von­tade do PS é mesmo con­ti­nuar a re­cusar as so­lu­ções para o País», in­sistiu, antes de ga­rantir que «os votos e a força que os por­tu­gueses derem à CDU ser­virão para lutar por essas so­lu­ções».

Antes de in­tervir João Oli­veira, Rui Pal­mi­nhas, igual­mente can­di­dato da CDU pelo cír­culo elei­toral ebo­rense, deu dois exem­plos de como a in­fluência da CDU é de­ci­siva, lem­brando que foi graças às forças da co­li­gação que os tra­ba­lha­dores da pe­dreiras pas­saram a poder re­formar-se an­te­ci­pa­da­mente e sem pe­na­li­zação.

No mesmo tom, o man­da­tário dis­trital da can­di­da­tura de co­mu­nistas e eco­lo­gistas, o mé­dico Rui Dinis, acusou os par­tidos do bloco cen­tral de não terem «apro­vei­tado 40 anos de de­mo­cracia a favor da me­lhoria das con­di­ções de vida das pes­soas, con­de­nando-as a uma vida me­díocre ou a emi­grar», ao passo que o di­ri­gente do PEV, Afonso Luz, alertou que «um PS com mai­oria ou aliado ao PSD pode con­duzir o País a um novo ciclo de aus­te­ri­dade».

So­lu­ções
De manhã, num en­contro com a po­pu­lação frente ao Mer­cado Mu­ni­cipal de Mon­temor-o-Novo, João Oli­veira já tinha re­al­çado que «a questão que está agora co­lo­cada é a de saber se o PS al­cança essa mai­oria ab­so­luta que tanto am­bi­ciona para fazer a po­lí­tica que quiser, de mãos li­vres e sem en­traves, ou se, pelo con­trário, é a CDU que sai com mais força para fazer avançar a po­lí­tica al­ter­na­tiva de que o País ne­ces­sita».

Ob­ce­cado, o PS «tenta agora apro­priar-se da au­toria das me­didas po­si­tivas que re­sultam da nossa in­ter­venção», acusou ainda João Oli­veira, pelo que é «im­pres­cin­dível» mos­trar que por trás de cada me­dida po­si­tiva adop­tada pelo Go­verno es­teve sempre a CDU.

Antes do pri­meiro can­di­dato do PCP-PEV na re­gião, também Tiago Al­deias, da co­missão exe­cu­tiva de «Os Verdes», alertou para a «banha da cobra» que «em pe­ríodo de caça ao voto o PS anda a vender», re­fe­rindo-se, no caso, a pro­postas que re­cen­te­mente re­cusou in­te­grar no Or­ça­mento do Es­tado para forçar o seu chumbo.

A abrir a ini­ci­a­tiva, Graça Nas­ci­mento, pro­fes­sora e can­di­data da CDU no dis­trito de Évora con­si­derou, por seu lado, que por terem as­se­gu­rado con­quistas como o início das obras do novo Hos­pital Cen­tral Pú­blico do Alen­tejo, os de­pu­tados do PCP-PEV são aqueles que ver­da­dei­ra­mente contam.

Con­taram de­ci­si­va­mente na apro­vação de avanços que me­lho­raram as con­di­ções de vida po­pu­lares e con­tarão para «vencer as re­sis­tên­cias e di­fi­cul­dades que o PS con­tinua a co­locar às so­lu­ções ne­ces­sá­rias», bem como para «im­pedir en­ten­di­mentos do bloco cen­tral que, cer­ta­mente, só con­du­zi­riam ao re­tro­cesso e ao agra­va­mento das con­di­ções de vida e de tra­balho dos por­tu­gueses», disse João Oli­veira a en­cerrar a sessão em Mon­temor-o-Novo.

 



Mais artigos de: Eleições

Educação pública é prioridade da CDU

A Edu­cação e a va­lo­ri­zação da Es­cola Pú­blica es­ti­veram em des­taque no co­mício de dia 18, em Coimbra, onde João Oli­veira, da Co­missão Po­lí­tica, en­cerrou o ter­ceiro dia de cam­panha ofi­cial.

Igualdade e direitos das mulheres defende-se com o voto na CDU

O re­forço da CDU é con­dição de­ci­siva para avançar na con­cre­ti­zação de im­por­tantes di­reitos que as­se­gurem às mu­lheres a igual­dade no tra­balho e na vida, re­a­firmou-se numa sessão pú­blica re­a­li­zada em Lisboa, no dia 14.

Representar quem trabalha na Assembleia da República

O di­ri­gente do PCP João Oli­veira vi­ajou an­te­ontem, 18, até Santa Maria da Feira, no norte do dis­trito de Aveiro, para par­ti­cipar numa sessão pú­blica cen­trada na exi­gência de va­lo­ri­zação da pro­dução na­ci­onal.

Propostas sobre trabalho por turnos contra abusos patronais

O tra­balho noc­turno e por turnos deve ser li­mi­tado às si­tu­a­ções jus­ti­fi­cá­veis, ga­ran­tindo con­di­ções com­pa­tí­veis com ho­rá­rios pe­nosos e fi­xando sub­sí­dios e com­pen­sa­ções aos tra­ba­lha­dores, de­fende a CDU.

Setúbal marcha pelos direitos de quem trabalha

Cen­tenas de pes­soas par­ti­ci­param, no sá­bado, 15,em Se­túbal, na Marcha do Tra­balho pro­mo­vida pela CDU. Au­mento geral dos sa­lá­rios, re­po­sição de di­reitos e 35 horas se­ma­nais para todos foram as prin­ci­pais rei­vin­di­ca­ções.

Defender e valorizar o sector agrícola

João Oliveira, membro da Comissão Política do PCP, visitou, no início da tarde de dia 18, uma exploração agrícola no Troviscal, em Oliveira do Bairro, distrito de Aveiro. Na iniciativa, estiveram em destaque várias questões ligadas à pequena e média agricultura e à agricultura familiar: «Cada...

Compromisso com os agricultores

A CDU reuniu no dia 11 de Ja­neiro com a As­so­ci­ação Dis­trital dos Agri­cul­tores de Coimbra para ouvir as prin­ci­pais pre­o­cu­pa­ções deste sector e em es­pe­cial no dis­trito.

CDU é a voz do Alentejo na Assembleia da República

No primeiro dia oficial de campanha para as legislativas de 30 de Janeiro, a CDU rumou ao Baixo Alentejo, mais concretamente a Aljustrel, «um concelho de gente de trabalho forjada na dura luta dos campos e das minas, terra de resistentes e lutadores pela democracia e a liberdade», afirmou,...

Apoiar as MPME

Num restaurante de São João da Talha, concelho de Loures, que visitou na manhã de terça-feira, 18, o mandatário regional da CDU, Bernardino Soares, ouviu o proprietário, Mário Cotrim, queixar-se dos preços cada vez mais altos das matérias-primas, a que não corresponde a subida do preço das refeições – nem poderia, caso...

Defender e valorizar a Escola Pública

João Ferreira visitou, na manhã de dia 14, a Escola Secundária de Casquilhos, no Barreiro, testemunhando a grave falta de condições existente naquele estabelecimento de ensino. «Esta escola é um bom exemplo daquilo que acontece por outras escolas do País: faltam profissionais, recursos...

Contacto com trabalhadores dos RSU

Domingo, 16, João Ferreira, da Comissão Política do PCP, e Paula Santos, primeira candidata da CDU pelo círculo eleitoral de Setúbal e deputada do PCP na Assembleia da República (AR), contactaram com os trabalhadores dos resíduos sólidos urbanos (RSU) da Câmara Municipal de Almada, no Vale...

Antigos combatentes merecem valorização

Milhares de portugueses e respectivas famílias ainda carregam as feridas vivas da sua condição de antigos combatentes, pelo que é de inteira justiça que lhes seja atribuída uma pensão minimamente digna. A proposta foi reiterada por João Ferreira no final de um encontro com a Associação dos...

Propostas para desenvolver o distrito de Castelo Branco

No compromisso eleitoral para o distrito de Castelo Branco, apresentado no passado dia 10, a CDU aponta dez medidas urgentes e 105 propostas sectoriais. Anunciando-as, o primeiro candidato por aquele círculo eleitoral, Jorge Fael, realçou as linhas e objectivos fundamentais das medidas e propostas da CDU: valorizar o...

Grande acção em Lisboa

A CDU realizou na passada-terça feira, às primeiras horas da manhã, uma acção de divulgação, esclarecimento e mobilização para o voto concertada em 30 locais do distrito de Lisboa. Mais de uma centena de candidatos e activistas distribuíram documentos, conversaram com os trabalhadores e as...

Prioridades para Bragança

Uma delegação da CDU – com o candidato Manuel Mateus, Jorge Humberto Fernandes, mandatário, e Gonçalo Oliveira da Comissão Política do Comité Central do PCP – esteve reunida, dia 12 de Janeiro, com a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, em Mirandela. Entre outros problemas, alertou-se para o necessário...