As questões relacionadas com a Protecção Civil têm enorme importância para a vida das pessoas. É uma área em que o Governo, sem resolver os problemas, antes agravando alguns, tem feito muita demagogia e produzida muita propaganda. A propósito de tudo e de nada, chega mesmo a retirar meios e disponibilidade para fazer o seu «show-off» político.
É por isso que o PCP precisa de intervir mais e melhor nesta área. É necessário debater e aprofundar a sua orientação, bem como dinamizar o trabalho partidário. É com esse objectivo que se vai realizar, dia 13 de Outubro, entre as 10h30 e as 17h30, no Auditório da Soeiro Pereira Gomes, em Lisboa, o Encontro Nacional de Quadros do PCP sobre Protecção Civil.
Ao Avante!, Francisco Pereira e Carlos Rabaçal, ambos do Comité Central do PCP, salientaram a importância deste encontro, «um forte contributo para sensibilizar e ganhar mais pessoas para a causa».
Jerónimo de Sousa inaugurou, domingo, o novo Centro de Trabalho de São Pedro da Cova, concretização de um sonho de 30 anos dos militantes comunistas daquela organização.
As «medidas de apoio à natalidade», que entraram em vigor segunda-feira, têm alcance limitado e escondem novas dificuldades que o Governo prepara para as famílias de trabalhadores.
Em conferência de imprensa realizada segunda-feira, Fernanda Mateus, da Comissão Política, rejeitou que o aumento da esperança de vida seja utilizado para retirar direitos.
Realizou-se, sábado, na Casa do Povo do Soajo, um Encontro-Audição sobre Parques Naturais/Áreas Protegidas promovido pelo PCP no âmbito da preparação da Conferência Nacional sobre Questões Económicas e Sociais, agendada para 24 e 25 de Novembro.
A CGTP-IN celebrou segunda-feira o 37.º aniversário da sua fundação, com a atenção e os esforços concentrados na mobilização da estrutura sindical e de milhares de trabalhadores para a «festa» maior, marcada para dia 18.
Depois do Metropolitano, também na Transtejo e na Soflusa acabaram por ficar sem efeito os procedimentos disciplinares contra quem resistiu aos serviços «mínimos» na greve geral.
«A luta que tem sido desenvolvida pelos trabalhadores tem estado a atrapalhar o Governo», realça a Federação Nacional de Sindicatos da Função Pública, no apelo para a manifestação nacional da CGTP-IN.
Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) não receberam, como lhes era devido, por incúria ou má-fé do Governo, uma verba de oito milhões de euros.
Vinte movimentos da paz de 14 países europeus participaram, nos dias 28 e 29 de Setembro, em Lisboa, num Encontro Europeu que teve como lema «Desmilitarizar a Europa, Defender a Paz».
As estatísticas do Ministério do Trabalho da Alemanha confirmam as dificuldades crescentes que os trabalhadores germânicos sentem no seu dia-a-dia. Hoje, o valor nominal do salário médio líquido é praticamente idêntico ao registado em 1986.
O Parlamento Europeu aprovou, dia 25, o terceiro pacote de liberalização do transporte ferroviário, determinando a abertura à «concorrência» do tráfego internacional de passageiros a partir de 1 de Janeiro de 2010.
Os presidentes da Coreia do Sul, Roh Moo-hyun, e da Coreia do Norte, Kim Jong-Il, iniciaram a 2 de Outubro uma cimeira de três dias, em Pyongyang, para discutir o futuro da península.
O processo eleitoral prossegue em Cuba com a divulgação das biografias dos mais de 37 mil candidatos tendo em vista o sufrágio geral do próximo dia 21 de Outubro.
Em Portugal, tem-se falado muito, quer a nível oficial quer nos média, da divergência do nosso País em relação à União Europeia. No entanto, quando se fala de divergência está-se a referir habitualmente apenas ao facto da taxa de crescimento económico ser no nosso País, desde 2003, significativamente inferior à taxa media de crescimento da União Europeia.