A saúde dos portugueses

Portugal ocupa o 19.º lugar numa análise ao «sistema de saúde mais amigo do consumidor» entre 29 países europeus, revela um estudo do Índice Europeu do Consumidor de Serviços de Saúde, divulgado no dia 1 de Outubro.
A encabeçar a tabela está o serviço de saúde austríaco com 806 pontos em 1000 pontos possíveis, seguido pelo sistema holandês (794 pontos) e pelo francês (786 pontos).
De acordo com o ranking, estabelecido pela organização Health Consumer Powerhouse, Portugal obteve 570 pontos.
Entre as variáveis utilizadas para determinar qual o sistema de saúde mais favorável aos utentes estão, por exemplo, as respeitantes às leis relativas aos direitos dos cidadãos, o acesso directo a médicos especialistas ou o direito a uma segunda opinião.
Quanto ao tempo de espera em vários serviços públicos de saúde, Portugal obteve resultado negativo, com sete pontos num máximo de 15 pontos. O nosso país obteve ainda maus resultados na análise à mortalidade por ataque cardíaco, às operações às cataratas e aos cuidados dentários no sistema público.
Com bons resultados surgem os baixos níveis de mortalidade infantil, a vacinação na infância e o sistema de informação de saúde por telefone.
O direito a uma segunda opinião médica, o acesso a medicamentos inovadores e a sobrevivência ao cancro durante mais de cinco anos são indicadores que surgem em Portugal com resultado «intermédio».


Mais artigos de: Aconteceu

Cancro do colo do útero

O Partido Ecologista «Os Verdes» exigiu ao Ministério da Saúde que esclareça se pretende incluir a vacina que previne o cancro do colo do útero no plano nacional de vacinação. Em pergunta ao Governo entregue no dia 1 de Outubro no Parlamento, o PEV sublinha que desde Abril vários estudos comprovaram a eficácia da vacina,...

Compositores portugueses do século XX

Foi apresentado em Lisboa, no dia 1 de Outubro, o livro «Dez compositores portugueses», uma edição das Publicações D. Quixote.Trata-se de «uma síntese geral da música portuguesa do século XX», de acordo com as explicações dadas pelo seu coordenador, Manuel Pedro Ferreira, em declarações à Lusa.«É uma síntese, tanto...

Cheias em Sacavém

A CDU do concelho de Loures, reagindo aos acontecimentos originados pelas cheias do dia 30 de Setembro em Sacavém, de que resultaram elevados danos materiais, considerou que a Câmara Municipal não pode isentar-se de responsabilidades pelo que aconteceu.Segundo José Manuel Abrantes, vereador comunista na Câmara Municipal...

Morreu Barrigana

Faleceu no dia 29 de Setembro, com 85 anos, em Barrô, Águeda, Frederico Barrigana, antiga glória do futebol português.Conhecido como «Mãos de Ferro», notabilizou-se, depois de uma passagem pelo Sporting, no Futebol Clube do Porto, cujas balizas defendeu com mestria nas décadas de 40 e 60.«Foi um dos ídolos da minha...