Kosovo

Independência unilateral na calha

Altos funcionários da Casa Branca e da UE estão em Pristina, capital da ocupada província do Kosovo, a preparar o terreno para a proclamação unilateral da independência face à Sérvia. A denúncia foi feita na edição de terça-feira do norte-americano The New York Times.
O diário garante que os enviados de Washington e Bruxelas terão mesmo empreendido esforços nesse sentido, levando nas respectivas comitivas pessoal com o objectivo de avaliar as condições no terreno.
Sérvia e Rússia opõem-se frontalmente à independência do Kosovo. Moscovo tem aliás sido irredutível nesta matéria e da parte de Belgrado os esforços estão concentrados nas conversações com os representantes albano-kosovares, que decorrem precisamente em Pristina.
Paralelamente, em texto divulgado este domingo, o presidente cubano, Fidel Castro, revelou uma conversa entre José Maria Aznar e Bill Clinton, primeiro-ministro de Espanha e presidente dos EUA durante os bombardeamentos contra a ex-Jugoslávia, na qual o responsável de Madrid aconselha o norte-americano a destruir a rádio, a televisão e as estruturas telefónicas da Sérvia.
Na conversa tida a 13 de Abril de 1999 - que Fidel desafia os visados a desmentirem publicamente – Aznar defende que tal operação resultaria no corte de comunicação entre o governo e o povo sérvio, e deveria ser acompanhada por uma intensa campanha de ajuda humanitária para convencer as opiniões públicas dos respectivos países da justeza da campanha militar.
Recorde-se que desde então a NATO ocupa a província sérvia do Kosovo.


Mais artigos de: Internacional

Um passo para a paz

Os presidentes da Coreia do Sul, Roh Moo-hyun, e da Coreia do Norte, Kim Jong-Il, iniciaram a 2 de Outubro uma cimeira de três dias, em Pyongyang, para discutir o futuro da península.

Povo participa em massa

O processo eleitoral prossegue em Cuba com a divulgação das biografias dos mais de 37 mil candidatos tendo em vista o sufrágio geral do próximo dia 21 de Outubro.

Caminho aberto à constituinte

A Aliança País, formação política afecta ao presidente Rafael Correa, venceu as eleições para a Assembleia Constituinte realizadas no passado domingo.A vitória das forças progressistas abre caminho à redacção de uma nova Carta Magna no país e coloca fim aos permanentes bloqueios da maioria de direita, que dominava o...

Deputados contra Musharraf

Os 85 deputados da Aliança do Movimento de Todos os Partidos para a Democracia (APDM), que congrega todos os partidos da oposição laicos e confessionais do Paquistão, demitiram-se a 2 de Outubro em protesto contra a candidatura do chefe de Estado, Pervez Musharraf, às presidenciais do próximo sábado.A demissão colectiva...

A revolução em números

As classes dominantes, de tão intranquila que têm a consciência, andam constantemente de sobressalto em sobressalto. Em 1848 um fantasma – já sabemos qual – rondou a Europa e não dá sinais de desaparecer. Hoje, parece ser um novo fantasma que ronda o mundo, tal a guerra mediática que desencadearam contra Hugo Chávez,...