50 anos depois

Recordar o V Congresso do PCP

Realizou-se, no dia 29, no Salão Nobre da Junta de Freguesia do Estoril, uma sessão evocativa do 50.º aniversário do V Congresso do PCP, realizado nos primeiros dias de Setembro de 1957, nas mais rigorosas condições de clandestinidade, numa vivenda, ainda hoje existente, daquela freguesia. Na sessão, que contou com a presença de Domingos Abrantes, membro do Comité Central, participaram cerca de 40 pessoas.
Domingos Abrantes, que participou no V Congresso, contou como decorreu a sua fase preparatória e o seu funcionamento, salientando os complexos problemas conspirativos e organizativos a que foi necessário dar resposta, nomeadamente transportar e acolher, sem levantar suspeitas, as cerca de cinco dezenas de delegados. Em sua opinião, o facto de o congresso se ter realizado nestas condições representa por si só um grande feito do Partido e uma grande derrota para o aparelho repressivo do fascismo.
Foram também abordadas as condições em que se realizou o Congresso, quer ao nível partidário quer da situação política nacional e internacional. Foi neste Congresso, contou, que se institucionalizou a orientação que vinha a ser elaborada desde meados da década de 50, que ficaria mais tarde conhecida como «o desvio de direita no PCP dos anos 56/59», e que seria rectificada na reunião do Comité Central do início de 1960.
Mas o V Congresso não se pode limitar a este aspecto, realçou Domingos Abrantes. O orador chamou a atenção para o grande significado que teve na altura a declaração de reconhecimento do direito dos povos das colónias de África à imediata e completa independência. Mas, destacou, o Partido não se limitou a elaborar uma declaração de princípio, afirmando a sua disposição de apoiar a formação de organizações capazes de travar a luta pela independência.
De igual modo, foi salientada a importância que teve, há 50 anos, para o desenvolvimento da luta da classe operária o apelo à luta pelo estabelecimento do salário mínimo, do horário de trabalho de oito horas diárias e 44 horas semanais, o direito a 15 dias de férias pagas para todos os trabalhadores, bem como as medidas para uma maior intervenção nos sindicatos nacionais.


Mais artigos de: PCP

Obstáculos aos filhos

As «medidas de apoio à natalidade», que entraram em vigor segunda-feira, têm alcance limitado e escondem novas dificuldades que o Governo prepara para as famílias de trabalhadores.

Valorizar as pensões e reformas

Em conferência de imprensa realizada segunda-feira, Fernanda Mateus, da Comissão Política, rejeitou que o aumento da esperança de vida seja utilizado para retirar direitos.

Combater a desertificação humana

Coube a Jerónimo de Sousa encerrar a audição do passado sábado, na Vila do Soajo, sobre Áreas Protegidas. No início da sua intervenção, o dirigente do PCP realçou os contributos de vários convidados, «alguns dos quais com larga experiência e um vasto saber especializado na área da protecção da natureza», valorizando a...

Prosseguir o bom trabalho na CM da Marinha Grande

«Com renovada confiança e determinação de que o trabalho para a melhoria das condições de vida da população prosseguirá por parte dos eleitos da CDU», a Comissão Concelhia da Marinha Grande do PCP anunciou anteontem, em conferência de imprensa, que o camarada João Barros Duarte, de acordo com o Partido e correspondendo a...

Direito à igualdade

A Direcção da Organização da Região Autónoma dos Açores do PCP reuniu, no dia 22 de Setembro, com os membros do Conselho Regional residentes na ilha de S. Miguel, para balanço da actividade e análise da situação política nacional e regional.Os participantes começaram por valorizar a visita de Ilda Figueiredo à região, em...

Trabalhadores em luta

A Direcção da Organização Regional de Setúbal, reunida no dia 29 de Setembro, analisou a realidade, regional e nacional, «marcada por profundas injustiças e desigualdades» resultantes das políticas neoliberais do Governo PS, e definiu um conjunto de acções contra estas políticas. O Governo está apostado na «guerra aos...

Parabéns, Óscar Lopes

Anteontem, dia em que Óscar Lopes completou 90 anos, o secretário-geral do PCP enviou uma saudação ao militante comunista e prestigiado ensaísta, crítico literário e historiador. Escreve Jerónimo de Sousa, ao «querido camarada Óscar Lopes»:«No momento em que celebras mais um aniversário de uma vida exaltante, e...

Defender o património natural valorizando as pessoas

Realizou-se, sábado, na Casa do Povo do Soajo, um Encontro-Audição sobre Parques Naturais/Áreas Protegidas promovido pelo PCP no âmbito da preparação da Conferência Nacional sobre Questões Económicas e Sociais, agendada para 24 e 25 de Novembro.

Por transportes ao serviço do povo e do País

No âmbito da preparação da Conferência Nacional sobre Questões Económicas e Sociais, o PCP realiza amanhã, no centro de trabalho Vitória, em Lisboa, um debate/audição sobre política de transportes.A iniciativa, que decorre entre as 10 e as 17 horas, tem como lema «Por uma nova política de transportes, ao serviço do povo...

Adriano Correia de Oliveira

O próximo número do Avante! integrará um suplemento sobre a vida de Adriano Correia de Oliveira. Com o Avante! é distribuído um CD com algumas das suas mais belas canções. O preço do Jornal+CD é de 7.50€.