Membro do Secretariado
Luta pela alternativa, oposição ao Governo e combate às forças reaccionárias
Artigo de acesso livre
Actual
«Casa fria como a Islândia?»
Actual
Paradigma de degradação imperialista
Actual
Guerra e censura
Crónica Internacional
O militarismo japonês
A talhe de foice
As armas matam
Luta contra o custo de vida e pelo aumento das reformas e salários
Anteontem, 24, realizou-se uma acção nacional descentralizada, organizada pela Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos – MURPI e pela Inter-Reformados/CGTP-IN, com o objectivo de dar expressão ao protesto dos reformados e pensionistas contra o agravamento do custo de vida, pelo aumento real das reformas e pensões e dos salários, pelo reforço da Segurança Social e por melhores serviços públicos de saúde.
Degradação ambiental: o capitalismo no banco dos réus
Artigo de acesso livre
Culpado: foi este o veredito a que chegou o Tribunal Ambiental promovido anteontem, em Lisboa, pela Juventude Comunista Portuguesa. O réu, esse, é o capitalismo, «responsável pelos crimes ambientais a que assistimos», como salientou na ocasião o Secretário-geral do Partido, Paulo Raimundo.
Obra e exemplo de Amílcar Cabral são património dos povos na luta
«Amílcar Cabral constitui um legado precioso de confiança na força invencível da luta organizada dos povos, pela sua soberania e direitos, pela transformação da sociedade», sublinhou Paulo Raimundo numa sessão em que se assinalou os 50 anos do assassinato do fundador e Secretário-geral do PAIGC.
Homenagem na sede do sector do PAICV
Organizar, intervir e mobilizar para elevar a luta dos intelectuais
Realizou-se no sábado, 21, a 8.ª Assembleia da Organização do Sector Intelectual de Lisboa do PCP. Reforçar a organização e intensificar a intervenção junto dos trabalhadores intelectuais são os principais objectivos.
Esclarecer e mobilizar pelo direito à habitação
A negação do direito à habitação é um dos mais graves problemas com que as populações estão confrontadas, esmagadas por elevadas rendas e taxas de juro e crescentemente expulsas para as periferias das cidades.
Fixar preços de bens e serviços e aumentar salários e pensões
O PCP está a promover, em todo o País, uma campanha pela limitação dos preços dos bens e serviços essenciais e pelo aumento da retribuição de quem trabalha.
Inaceitável aumento nas telecomunicações
O PCP quer ouvir na Assembleia da República o secretário de Estado das Infra-estruturas e a ANACOM. Em causa está o aumento das tarifas de telecomunicações em 7,8 por cento, anunciados pelas principais operadoras.
Obra necessária e urgente
PCP empenhado em valorizar bombeiros
Tomar Partido na luta
Combates da actualidade marcaram celebração do 18 de Janeiro
No desfile «Por melhores salários, pelo fim da precariedade» e nas intervenções de Isabel Camarinha e outros dirigentes sindicais, os 89 anos da revolta na Marinha Grande deram força aos combates de hoje.
Recusada nos transportes perda de poder de compra
Em várias empresas, os trabalhadores estão confrontados com propostas de aumentos salariais insuficientes face ao agravamento do custo de vida. O remédio é lutar, afirmam os seus sindicatos de classe.
Professores persistem na luta depois de ME falhar respostas
Artigo de acesso livre
As propostas do Ministério da Educação «por insuficiência ou inexistência, não correspondem às justas reivindicações dos docentes», o que reforça a «necessidade de prosseguir e dar ainda mais força à luta».
Campanha «Também somos EDP» contesta precariedade e exploração
Cerca de 5000 trabalhadores de empresas prestadoras de serviços asseguram áreas fundamentais do Grupo EDP e devem ser integrados nos quadros desta, com os salários e direitos da contratação colectiva.
Mais cem euros nos salários
Resistência e solidariedade defendem direitos atacados
Sem reforço do investimento no SNS os problemas persistem e o direito à saúde está em causa
O PCP reafirma que os problemas de acesso aos cuidados de saúde «não são conjunturais ou episódicos, são antes estruturais e crónicos», e alerta que se agravam de dia para dia devido à falta de respostas do Governo.
Desastrosa gestão privada das águas e saneamento combate-se com a reversão para a esfera pública
A privatização do abastecimento de águas e saneamento voltou a ser defendida com grande fervor pelo PS e pelos restantes partidos à sua direita. A motivar esta posição esteve um projecto de lei do PCP que ia precisamente em sentido contrário.
Corrigir injustiça na carreira dos professores
Limitar comissões bancárias
Jornadas Parlamentares do PCP em Beja
MUSP critica encerramento de maternidades em todo o País
O Movimento dos Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) condena a intenção de encerrar, em todo o País, a partir de Março desde ano, serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia, bem como blocos de partos.
127 espectáculos em 2023 no Teatro Garcia de Resende
Um total de 127 espectáculos de teatro, música, dança e circo contemporâneo, preenchem a programação deste ano do Teatro Garcia de Resende (TGR), em Évora, que inclui oficinas e conversas sobre as artes.
Indignação contra o aumento do custo de vida
Protesto em Odivelas em defesa da Escola Pública
CDU exige uma solução justa para os utentes do Parque de Campismo da Ericeira
Freguesias de Loures a um passo de serem repostas
Tampões para os ouvidos
Valorizar a pesca costeira e artesanal
O Parlamento Europeu aprovou no dia 19 de Janeiro o relatório de João Pimenta Lopes, deputado do PCP, sobre a valorização e mais apoios à pesca de pequena escala, costeira e artesanal.
Políticas da UE não respondem ao anseio pela paz e por direitos
A pequena pesca no futuro do País!
Povo peruano rejeita o golpe e luta pela democracia
No Peru, o movimento popular contra a presidente ilegítima Dina Boluarte exige a sua imediata renúncia, uma nova liderança do parlamento, um governo de transição e, já em 2023, eleições antecipadas e uma assembleia constituinte. Os comunistas lutam ao lado dos trabalhadores e do povo.
África do Sul exige fim das sanções unilaterais
A África do Sul reclama dos EUA a revisão das sanções unilaterais que aplicam a numerosos países. Pretória apelou igualmente a Washington a renúncia à lei sobre as ditas «actividades malignas» da Rússia em África.