PCP
Por uma política fiscal<br>mais justa!
Não é, nunca foi, posição do PCP, clamar contra os impostos. Os impostos são indispensáveis para assegurar os meios ao Estado para que este garanta a todos o direito à educação, à saúde, à justiça, à mobilidade.
Actual
Marionetas do grande capital
Actual
Sanções e mais sanções
Actual
Velhas Modernices – II
A talhe de foice
Constrições
Crónica Internacional
<i>Quo Vadis?</i>
Controlo público<br>é exigência central
Incêndios exigem acção
O Grupo Parlamentar do PCP quer ver mandatado um grupo de trabalho, composto por deputados de todos os partidos, para, com a máxima urgência, promover uma reunião com a ministra da Administração Interna a fim de debater os problemas dos incêndios que assolam o País.
Apostar decididamente<br>na prevenção
Perante os fortes incêndios que nos últimos dias de Julho queimaram 600 hectares do Parque Natural da Serra da Estrela, o PCP volta a defender uma aposta decidida na prevenção.
Normativo inaceitável
Combater a exploração
Pontos nos «is»
PCP critica<br>«projecto de mobilidade»
<i>Insurreição</i>, de Liam O'Flaherty
«Era meio-dia da segunda-feira de Páscoa de 1916 na cidade de Dublin.» Começa assim Insurreição, o último romance de Liam O’Flaherty, publicado pela primeira vez em 1950 e que agora as Edições Avante! editam na sua colecção Biblioteca Avante!.
Carapaus de Corrida
Resultados na DHL
Foram alcançadas conquistas no pagamento do trabalho suplementar, no combate ao trabalho temporário, na organização dos horários e na melhoria de condições de trabalho na DHL, mas a luta vai prosseguir.
Arriva degrada TST
A gestão do Grupo Arriva na Transportes Sul do Tejo «tem degradado em muito o serviço prestado», acusou a União dos Sindicatos de Setúbal, contestando uma alegada falta de motoristas.
Mais valia pagarem
Foram de reserva as primeiras reacções das organizações representativas dos trabalhadores à notícia de que a Soares da Costa decidiu anteontem, dia 9, recorrer a um Plano Especial de Revitalização.
Liberdade venceu na GNR
Greves de enfermeiros
Patrões da hotelaria reagem mal
Reforma de motoristas
A mesma receita<br>contra os povos
O PCP voltou a criticar a União Europeia por insistir na mesma receita que já deu provas mais do que suficientes de que não resolve os problemas dos povos - o desemprego, o aumento da pobreza e das desigualdades, a exploração -, antes os agrava, persistindo simultaneamente nas «políticas de retirada de direitos aos trabalhadores e aos povos».
Combate sem tréguas<br>à pobreza infantil
Várias medidas de combate à pobreza infantil constam da recomendação ao Governo proposta pela AR em resolução publicada, dia 4, pelo Diário da República, culminando um processo com origem num diploma do PCP.
Pela valorização<br>do Tapete de Arraiolos
Por uma política fiscal<br>mais justa
Apoio às Artes<br>em audição do PCP
As mudanças<br>que urge fazer
Utentes desesperam <br>por Saúde
No concelho do Seixal, 28 279 utentes não têm médico de família, dos quais 14 619 são da freguesia de Amora e 13 660 da freguesia de Corroios.
Defender os funchalenses
Para os eleitos do PCP, os atrasos, com mais de uma década, no processo de revisão do Plano Director Municipal (PDM) do Funchal são inadmissíveis.
Privatização da SATA
Faltam vagas em Mafamude
URAP contra Law-Train
APD critica Executivo PS
Direitos desprezados
A Provedora da Justiça da União Europeia abriu uma investigação sobre os impactos nos direitos humanos do acordo com a Turquia para travar a entrada de migrantes.
Rajoy sem apoios
O Partido Popular (PP) de Mariano Rajoy terminou na semana passada a ronda de contactos sem conseguir os apoios necessários para formar governo.
Imprensa alemã contra lei<br>da espionagem
Denunciantes do Luxleaks<br>voltam a tribunal
May quer relançar<br>indústria britânica
Diz-me o que celebras…
Hiroxima nunca mais!
Lembrar Hiroxima e Nagasáqui é lutar para que jamais uma tal tragédia volte a acontecer. Volvidos 71 anos sobre o lançamento das bombas atómicas nas duas cidades, o PCP exorta à luta pela paz e pela libertação dos povos.
EUA querem instalar<br>bases na Argentina
Os Estados Unidos pretendem abrir duas bases militares na Argentina e o projecto avança. Os pretextos são o combate ao narcotráfico e ao terrorismo e a criação de um pólo científico.
Diplomacia e cooperação
Trump: um fósforo<br>sob a cama de pregos
TVisto
A ponte e o preço
Teatro
Cimbelino
Desporto
O desencontro de Portugal<br>com o Olimpismo
11 de Agosto de 1675<br>– Observatório Astronómico<br>de Greenwich
A 40.ª Festa ganha forma
Mãos que constróem sonhos
Muitos militantes e simpatizantes do Partido, da JCP e amigos da Festa estiveram no passado fim-de-semana a construir a 40.ª edição da Festa do Avante! em mais mais uma concorrida e produtiva jornada de trabalho. Até 2 de Setembro, há ainda muito trabalho pela frente, mas a dedicação dos construtores é bastante para levar até ao fim todas as tarefas, por mais exigentes e complexas que se apresentem.
Coração político da Festa
Este ano, a Festa fica indelevelmente marcada pela incorporação no seu espaço da Quinta do Cabo, que também vai acolher o Espaço Central, local que não poderá deixar de ser visitado.
«Revolução, Constituição<br>Ciência para todos!»
Os aniversários redondos são propícios a balanços, a olhares retrospectivos e avaliações, essenciais para perspectivar o futuro. No ano em que se assinala o 40.º aniversário da aprovação e promulgação da Constituição da República Portuguesa, o Espaço Ciência da Festa do Avante! propõe uma «viagem» por quatro décadas de ciência em Portugal, valorizando o que, também neste campo, a Revolução de Abril trouxe de progresso, desenvolvimento e democratização e identificando os obstáculos que persistem e as medidas necessárias para os superar.
Construtores à distância
Para além dos que, no terreno, erguem a 40.ª Festa do Avante!, ela faz-se em todo o País, em acções de divulgação do programa e de venda de EP e em muitas outras iniciativas.