APD critica Executivo PS

A Direcção Nacional da Associação Portuguesa de Deficientes (APD) analisou, no início do mês, as decisões do Governo na área da deficiência e concluiu que, nos primeiros oito meses de legislatura, para além de algumas reversões de medidas decididas pelo anterior governo PSD/CDS, «não houve alterações significativas nas políticas de inclusão».

«De facto, e não obstante a criação da Secretaria de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, nada de substantivo foi decidido para minimizar/ultrapassar as desigualdades que se fazem sentir nas áreas do emprego, da educação, cultura ou da acessibilidade», acusa a APD.

A Associação manifesta ainda «grandes preocupações» relativamente à adopção de medidas que penalizam os cidadãos com deficiência, nomeadamente disposições do Decreto-Lei n.º 42/2026, de 1 de Agosto, que limita a isenção do pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC).




Mais artigos de: Nacional

Utentes desesperam <br>por Saúde

No concelho do Seixal, 28 279 utentes não têm médico de família, dos quais 14 619 são da freguesia de Amora e 13 660 da freguesia de Corroios.

Defender os funchalenses

Para os eleitos do PCP, os atrasos, com mais de uma década, no processo de revisão do Plano Director Municipal (PDM) do Funchal são inadmissíveis.

Privatização da SATA

Aníbal Pires, deputado do PCP no Parlamento Regional dos Açores e candidato da CDU pelo círculo eleitoral de S. Miguel às eleições de 16 de Outubro, esteve reunido, no dia 3, com o presidente do Conselho de Administração do grupo SATA....

Faltam vagas em Mafamude

No Agrupamento de Escolas Soares dos Reis, em Mafamude, há falta de vagas para as matrículas de alunos do 1.º ano do Ensino Básico. A situação foi denunciada, na passada semana, em nota de imprensa, pelos eleitos da CDU na Assembleia Municipal de Gaia. Até ao dia 4, aos...

URAP contra Law-Train

A União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) assinou, no dia 4, um documento, da autoria do Movimento Pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM), que protesta contra o envolvimento de Portugal, desde 2015, no projecto europeu LAW-TRAIN, financiado pela União...