PCP desafia partidos
a esclarecerem posição

Privatização da SATA

Image 20990

Aníbal Pires, deputado do PCP no Parlamento Regional dos Açores e candidato da CDU pelo círculo eleitoral de S. Miguel às eleições de 16 de Outubro, esteve reunido, no dia 3, com o presidente do Conselho de Administração do grupo SATA. No final desafiou os restantes partidos a clarificarem qual a sua posição em relação a uma possível privatização, parcial ou total, da transportadora aérea regional no futuro.

«No momento em que os açorianos vão escolher os seus representantes para os próximos quatro anos, é essencial que saibam o que é que cada um dos partidos vai defender numa questão tão importante e estratégica para a Região», afirmou Aníbal Pires, acusando PS, PSD e CDS de terem uma «posição dúbia», dando «uma no cravo e outra na ferradura» em relação à SATA e aos eu futuro como empresa pública regional. Ainda sobre o PS, acusou aquele partido de se esconder «em palavras ambíguas», como «diversificação do capital» da SATA, que, na prática significa «entrada de capital privado na nossa transportadora aérea».

Incertezas

Esta incerteza e preocupação, entre os trabalhadores da empresa, mas também entre todos os açorianos que dependem do serviço prestado pela SATA, necessita, por isso, de clarificação por parte dos partidos com assento parlamentar.

A posição da CDU é clara e coerente com o que sempre tem defendido: a SATA, que é um património dos açorianos, tem de manter-se inteiramente na esfera pública, dada a importância do serviço que presta, e qualquer tentativa de privatização, total ou parcial, não só implicará mais gastos para o erário público, como resultará necessariamente numa degradação do serviço prestado à Região.

«Falta agora que as outras forças políticas se definam e esclareçam os açorianos, antes das eleições regionais, de que lado estão nesta matéria. Se ao lado do povo açoriano ou do lado do capital privado sem rosto nem pátria», acentua a Coligação PCP/PEV.




Mais artigos de: Nacional

Utentes desesperam <br>por Saúde

No concelho do Seixal, 28 279 utentes não têm médico de família, dos quais 14 619 são da freguesia de Amora e 13 660 da freguesia de Corroios.

Defender os funchalenses

Para os eleitos do PCP, os atrasos, com mais de uma década, no processo de revisão do Plano Director Municipal (PDM) do Funchal são inadmissíveis.

Faltam vagas em Mafamude

No Agrupamento de Escolas Soares dos Reis, em Mafamude, há falta de vagas para as matrículas de alunos do 1.º ano do Ensino Básico. A situação foi denunciada, na passada semana, em nota de imprensa, pelos eleitos da CDU na Assembleia Municipal de Gaia. Até ao dia 4, aos...

URAP contra Law-Train

A União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) assinou, no dia 4, um documento, da autoria do Movimento Pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM), que protesta contra o envolvimento de Portugal, desde 2015, no projecto europeu LAW-TRAIN, financiado pela União...

APD critica Executivo PS

A Direcção Nacional da Associação Portuguesa de Deficientes (APD) analisou, no início do mês, as decisões do Governo na área da deficiência e concluiu que, nos primeiros oito meses de legislatura, para além de algumas reversões de medidas...