As tentativas de submissão nacional em curso na UE representam uma forma de opressão de classe que vem sendo exercida sobre os trabalhadores e os povos, para além de um inquietante e perigoso ataque à democracia. Quem, afirmando-se à esquerda, não o perceber, ou não o quiser perceber, não compreenderá um dado decisivo para intervir sobre a realidade do nosso tempo, transformando-a no sentido do progresso social – palavras de João Ferreira, primeiro candidato da CDU, na entrevista ao Avante! em que refere a importância das eleições de 25 de Maio, alerta para os perigos do federalismo, critica a adesão ao euro e sublinha a necessidade de reforçar a votação na CDU para a mudança de rumo na vida nacional. As tentativas de submissão nacional em curso na UE representam uma forma de opressão de classe que vem sendo exercida sobre os trabalhadores e os povos, para além de um inquietante e perigoso ataque à democracia. Quem, afirmando-se à esquerda, não o perceber, ou não o quiser perceber, não compreenderá um dado decisivo para intervir sobre a realidade do nosso tempo, transformando-a no sentido do progresso social – palavras de João Ferreira, primeiro candidato da CDU, na entrevista ao Avante! em que refere a importância das eleições de 25 de Maio, alerta para os perigos do federalismo, critica a adesão ao euro e sublinha a necessidade de reforçar a votação na CDU para a mudança de rumo na vida nacional.
Semana nacional da CGTP-IN Trabalhadores exigem demissão e soluções Milhares de trabalhadores realizaram greves, plenários e manifestações por todo o País durante a semana nacional de luta convocada pela CGTP-IN para propiciar a convergência de acções pela demissão do Governo, por aumentos salariais e pela resolução de problemas específicos de empresas e sectores. Um ponto alto da jornada foi a manifestação da Administração Pública, no dia 14, que reuniu milhares de trabalhadores. Semana nacional da CGTP-IN Trabalhadores exigem demissão e soluções Milhares de trabalhadores realizaram greves, plenários e manifestações por todo o País durante a semana nacional de luta convocada pela CGTP-IN para propiciar a convergência de acções pela demissão do Governo, por aumentos salariais e pela resolução de problemas específicos de empresas e sectores. Um ponto alto da jornada foi a manifestação da Administração Pública, no dia 14, que reuniu milhares de trabalhadores.
Política de desastre vista à lupa A situação económica e social foi passada a pente fino, dia 13, na interpelação do PCP ao Governo. Avaliado o estado do País, a conclusão foi óbvia: o quadro é de «enorme gravidade» e urge pôr-lhe cobro. Ainda na AR, os comunistas voltaram a defender a reestruturação da dívida pública como o «único caminho que serve os interesses do País».
Crimeia Regresso à Rússia Vladimir Putin assinou com as autoridades da Crimeia e de Sebastopol um acordo para a integração dos territórios na Federação Russa. O acordo foi antecedido de um referendo, no domingo, 16, em que participaram mais de 80 por cento dos eleitores, dos quais 96,7 aprovaram a reunificação.