Editorial

DAR VOZ AOS VALORES DE ABRIL

Comemoramos mais um aniversário do Dia da Liberdade num tempo marcado pela intensificação da furiosa ofensiva contra...
Opinião
PCP

Um Partido que não fica à espera

Ao con­trário da­quilo que os cen­tros de de­cisão do poder eco­nó­mico, e também po­lí­tico, pro­curam impor no plano ide­o­ló­gico, o pacto de agressão que está em curso não foi uma rup­tura com a po­lí­tica de di­reita que vinha de trás. Foi sim, a sua ace­le­ração e agra­va­mento vi­sando o au­mento da ex­plo­ração, o saque dos re­cursos na­ci­o­nais, o em­po­bre­ci­mento, a de­gra­dação do re­gime de­mo­crá­tico, a li­mi­tação da so­be­rania na­ci­onal.

Actual

Uma razão simples

Em múltiplas e diversificadas iniciativas levadas a cabo por todo o País, milhares de portugueses e portuguesas comemoram Abril,...
Actual

Para tentar meter medo

Os trabalhadores das três fábricas de Setúbal do Grupo Portucel – Soporcel têm estado em luta em defesa dos...
Actual

A mais velha técnica do mundo

O processo está inscrito nos anais da forma de agir de todos os governos ao serviço do capital. Decide-se primeiro que...
A talhe de foice

Os limites

Vai sendo tempo de pôr alguns pontos nos iis, na história da actual crise capitalista. Mesmo sem considerar o postulado...
Crónica Internacional

OEA: Cimeira do defunto

Da VI Cimeira das Américas da estafada Organização de Estados Americanos (OEA), realizada no fim-de-semana na...
Em Foco

<font color=0093dd>Os valores de Abril estarão presentes<br>no futuro de Portugal </font>

Ce­le­brar mais um ani­ver­sário do 25 de Abril – o 38.º – não é um acto de sau­do­sismo. Muito pelo con­trário: os va­lores e con­quistas da Re­vo­lução dos Cravos são pe­renes e es­tarão pre­sentes em qual­quer avanço pro­gres­sista que venha a ter lugar em Por­tugal. A ga­rantia é do PCP, que confia na luta dos tra­ba­lha­dores e do povo para fazer com que o País re­tome os ca­mi­nhos que Abril ini­ciou.

Cantado por Adriano

Menina dos Olhos Tristes   Menina dos olhos tristes o que tanto a faz chorar o soldadinho...
PCP

Pelo direito a envelhecer com direitos

En­cer­rando a reu­nião na­ci­onal de qua­dros do Par­tido na frente de tra­balho dos re­for­mados, re­a­li­zada an­te­ontem em Lisboa, Je­ró­nimo de Sousa des­tacou o papel que esta ca­mada pode ter no com­bate ao pacto de agressão.

Reduzir a factura da energia

O PCP apre­sentou an­te­ontem na As­sem­bleia da Re­pú­blica pro­postas de al­te­ração ao Or­ça­mento Rec­ti­fi­ca­tivo que visam baixar as fac­turas da elec­tri­ci­dade e do gás.

PCP recebeu reitores

O PCP recebeu, no dia 12, os reitores da Universidade de Lisboa e da Universidade Técnica de Lisboa para...

Agricultura em crise

O PCP apela aos agri­cul­tores alen­te­janos para que lutem em de­fesa dos seus in­te­resses e di­reitos, que são os de um país so­be­rano e de­sen­vol­vido.

Unidade e luta

O PCP apela aos trabalhadores da Conforlimpa para que se unam e lutem pois só assim é possível «salvaguardar...

Faleceu Margarida Martinho

Faleceu no passado dia 13 a camarada Margarida Martinho. Tinha 58 anos. Natural do concelho de Almeida, no...
Trabalhadores

O contrato vale a luta

A Fe­sete/​CGTP-IN con­vocou uma ma­ni­fes­tação na Co­vilhã, para con­testar o ataque do Go­verno aos con­tratos co­lec­tivos e exigir dos pa­trões res­peito pelos di­reitos e novos sa­lá­rios para este ano.

Luta a crescer

Pro­fes­sores apo­sen­tados reúnem-se hoje em en­contro na­ci­onal. Tra­ba­lha­dores não do­centes re­a­lizam amanhã um ple­nário frente ao MEC. Ontem foi dia de pro­testo dos guardas-flo­res­tais.

O mês não espera

As pro­messas das em­presas não servem para pagar contas, pelo que só resta aos tra­ba­lha­dores mo­bi­li­zarem-se e lu­tarem para re­ce­berem a tempo e horas a re­mu­ne­ração de­vida pelo tra­balho feito.

Nas ruas com Abril

«Retomar os ideais de Abril é o caminho para um Portugal justo e solidário», afirma a Fectrans, apelando a uma forte...

CESP defende 1.º de Maio

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal apresentou um pré-aviso de greve...
Assembleia da República

Lucros da <i>GALP</i> viram «bezerro de ouro»

O PCP de­sa­fiou o Go­verno a agir no sen­tido de travar a es­ca­lada dos preços dos com­bus­tí­veis, por via, por exemplo, de um sis­tema de preços má­ximos. Esta seria uma «me­dida de grande al­cance eco­nó­mico», as­se­gura o Se­cre­tário-geral do PCP, mas o pri­meiro-mi­nistro foge dela como o diabo da cruz.

Machada na soberania e independência

Com os votos fa­vo­rá­veis do PS, PSD e CDS-PP, o Par­la­mento aprovou no dia 13 os di­plomas que ra­ti­ficam o Tra­tado que cria o Me­ca­nismo Eu­ropeu de Es­ta­bi­li­dade e o Tra­tado sobre Es­ta­bi­li­dade, Co­or­de­nação e Go­ver­nação na União Eco­nó­mica e Mo­ne­tária. Este é mais um vi­o­lento ataque à so­be­rania e in­de­pen­dência na­ci­o­nais, de­nuncia o PCP.

Nacional

Mudar é urgente!

A cada dia que passa, cresce a in­dig­nação das pes­soas com as me­didas que o Go­verno está a im­ple­mentar. No sá­bado, um pouco por todo o País, muitos mi­lhares de utentes do Ser­viço Na­ci­onal da Saúde (SNS) ma­ni­fes­taram-se contra o es­tran­gu­la­mento fi­nan­ceiro dos hos­pi­tais, o au­mento das taxas mo­de­ra­doras e do custo dos me­di­ca­mentos, o fim do apoio ao trans­porte de do­entes, o en­cer­ra­mento de inú­meros ser­viços de pro­xi­mi­dade, entre ou­tras me­didas que li­mitam e di­fi­cultam o acesso e, desse modo, co­locam em causa o di­reito Cons­ti­tu­ci­onal à Saúde, tor­nando-a ina­ces­sível a um nú­mero cres­cente de por­tu­gueses. O dia 14 de Abril foi, por isso, uma grande jor­nada de luta, pro­mo­vida pelo Mo­vi­mento de Utentes dos Ser­viços Pú­blicos, con­jun­ta­mente com as es­tru­turas sin­di­cais re­pre­sen­ta­tivas dos tra­ba­lha­dores do sector da saúde.

Freguesias rejeitam extinção

A Pla­ta­forma Na­ci­onal Contra a Ex­tinção de Fre­gue­sias reuniu no pas­sado dia 11 de Abril, em Leiria, onde, uma vez mais, re­jeitou a Pro­posta de Lei da Re­or­ga­ni­zação Ad­mi­nis­tra­tiva Ter­ri­to­rial através da qual o Go­verno quer ex­tin­guir um terço das fre­gue­sias do País.

Rumo ao desastre

Na Câ­mara de Va­longo, entre 2008 e 2010, o en­di­vi­da­mento per ca­pita au­mentou de 525 para 715 euros e a dí­vida global subiu para os 36 por cento, num total de 18,5 mi­lhões de euros.

Marcha pela manutenção da MAC

Centenas de pessoas, entre profissionais de saúde, pacientes e famílias inteiras, concentraram-se, domingo, em frente à...
Europa

«Não» à austeridade

O Par­tido Co­mu­nista da Ir­landa (PCI) apela à firme opo­sição ao tra­tado or­ça­mental e ao voto «Não» no pró­ximo re­fe­rendo sobre a cha­mada «regra de ouro», que visa impor aos povos a aus­te­ri­dade per­pétua.

Um exemplo na América Latina

Uma delegação do Parlamento Europeu deslocou-se recentemente ao Equador. Objectivos: aprofundar o conhecimento sobre a realidade...
Internacional

Argentina expropria <i>Repsol</i>

A Ar­gen­tina vai ex­pro­priar 51 por cento do pa­tri­mónio da pe­tro­lí­fera Ya­ci­mi­entos Pe­tro­lí­feros Fis­cales (YPF), con­tro­lada pela Repsol. A pre­si­dente do país diz que a me­dida é de «in­te­resse pú­blico na­ci­onal» e deixou de so­bre­a­viso ou­tras com­pa­nhias es­tran­geiras que do­minam sec­tores es­tra­té­gicos do país.

Começou a «ofensiva da Primavera»

Grupos ar­mados lan­çaram uma vaga de ata­ques contra es­tru­turas da NATO, re­pre­sen­ta­ções di­plo­má­ticas de países ocu­pantes e ins­ti­tui­ções do re­gime co­la­bo­ra­ci­o­nista. O mo­vi­mento ta­libã diz tratar-se do início da «ofen­siva da Pri­ma­vera».

FSM inicia campanha

A Federação Sindical Mundial (FSM) iniciou, anteontem, uma campanha internacional pela libertação dos 4600 presos...

Timorenses elegeram presidente

O ex-responsável pelas Forças Armadas de Timor Leste, Taur Matan Ruak, foi eleito presidente da República na segunda...
Temas

O fiasco da Síria

Com 83 es­tados e or­ga­ni­za­ções in­ter­go­ver­na­men­tais re­pre­sen­tadas, a se­gunda Con­fe­rência dos «Amigos» da Síria foi um su­cesso me­diá­tico. No en­tanto essa en­ce­nação não chegou para dis­farçar o fa­lhanço da NATO e do Con­selho de Co­o­pe­ração do Golfo (CCG) na Síria, in­ca­pazes de der­rubar o re­gime du­rante um ano de guerra de baixa in­ten­si­dade, e hoje for­çados a afastar-se face à frente russo-sino-ira­niana.

Thi­erry Meyssan des­creve essa es­tranha con­fe­rência di­plo­má­tica onde as pa­la­vras são pro­nun­ci­adas não para dizer, mas para es­conder.

Argumentos
TVisto

Vozes, futuro e passado

Desta vez, o «Prós e Contras» tinha um cartaz invulgarmente apelativo: o título da emissão era «A Voz...
Pontos Cardeais

Subsídios pr'ás calendas

A saga dos prazos para a reposição dos subsídios de férias e de Natal parece não ter fim. O que...
Aconteceu

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP    ...

A semana em resumo

Frases

«Prolongar agora o confisco [dos subsídios] por mais tempo não pode ser...