Editorial

AS TAREFAS DOS COMUNISTAS

Governantes e propagandistas da política de direita dizem todos os dias que «isto está mau» e que «isto vai...
Opinião
Actual

Vozes afinadas da exploração

Em grande sintonia e afinação no tom, ouvimos um coro de elogios ao roubo no subsídio de Natal. Alinharam não...
Actual

O lixo da história

Propriedade dos maiores bancos e interesses norte-americanos, mas tão apátrida como só o grande capital o consegue ser, a...
A talhe de foice

A vaca sagrada

Joseph Stiglitz é um reputado economista norte-americano, Prémio Nobel da Economia em 2001 e professor na Universidade de...
PCP

O demagogo

Logo que foram sendo conhecidos os nomes dos ministros que hoje integram o Governo do PSD/CDS-PP, percebeu-se rapidamente que, relativamente a alguns deles, estava montada toda uma campanha a partir dos media, no sentido de valorizar a participação de alguns ditos independentes, apresentados como técnicos competentes, sem responsabilidades na crise que o País atravessa, libertos de pressões partidárias, com uma visão menos formatada das causas e sobretudo com soluções para os problemas.

Crónica Internacional

A Palestina vencerá

Em Setembro o povo palestiniano vai tentar que a Assembleia Geral das Nações Unidas acolha o Estado Soberano e Independente da...
Em Foco

Portugal em risco

(…) Se estamos perante um Programa de Governo que só formalmente o é, estamos também...

Um programa de ruína económica e miséria social

O programa do novo Governo, que leva à prática as medidas de sujeição acordadas pelo PSD, CDS-PP e PS com o FMI e a União Europeia, conduzirá o País à ruína económica e à miséria social.

É necessário renegociar a dívida pública

O PCP apresentou formalmente na Assembleia da República, a 21 de Junho, uma proposta de renegociação da dívida pública articulada com outras medidas visando o crescimento económico, a criação de emprego, a defesa dos interesses e da soberania nacional.

A exigência da renegociação imediata da dívida pública portuguesa, que o PCP foi pioneiro a propor (a 5 de Abril de 2011), ganha redobrada actualidade e apoios de diversos quadrantes à medida que o tempo passa.

 

Condições para a renegociação

O PCP advoga que a renegociação imediata da dívida pública com os credores do Estado português que deve ser formalmente solicitada pelo Governo no prazo máximo de trinta dias e que deve assegurar as condições que se seguem.

Vamos em frente pela democracia, pelo socialismo

São grandes os perigos e ameaças que pesam sobre os trabalhadores, o nosso povo e o próprio regime democrático de Abril e que exigem um Partido cada vez mais preparado, mais forte, mais activo, mais interventivo, ainda mais ligado aos problemas, aos trabalhadores, às grandes massas, capaz de dinamizar e dar um novo ímpeto à luta.

PCP

O nosso lugar será sempre deste lado

Mais de um milhar de pessoas participou, sexta-feira, em Lisboa, num comício, que tinha como lema «Com o PCP uma política patriótica e de esquerda», e se exige «emprego, produção e justiça social». Mais uma grande jornada de luta, de gente determinada, que continua a acreditar no Partido que está a comemorar 90 anos de vida, «que nasceu, vive e projecta o seu futuro sempre a pensar servir os trabalhadores e o nosso povo». «O nosso lugar será sempre deste lado, do lado da trincheira dos que não abdicam de construir uma sociedade alternativa liberta da exploração», afirmou Jerónimo de Sousa.

Fazer frente desde já!

Jerónimo de Sousa, no comício de Lisboa, defendeu a urgência de uma ruptura com o actual rumo da vida nacional e a concretização de uma política patriótica e de esquerda capaz de dar resposta aos problemas do País, vencer as dificuldades e assegurar o seu desenvolvimento.

Cenário de desastre nacional

É a confirmação do «cenário de catástrofe económica e social», considera o PCP numa reacção ao conteúdo do Boletim de Verão do Banco de Portugal divulgado anteontem.

Realidade dramática no Porto

Na segunda-feira foi apresentado, publicamente, o Projecto de Resolução que o PCP entregou na Assembleia da República, recomendando ao Governo a implementação no distrito do Porto de um plano de combate à precariedade e promoção de emprego com direitos.

Clima de medo em Évora

A Comissão Concelhia de Évora do PCP realizou, há dias, uma reunião alargada com a participação de activistas e dirigentes sindicais e associativos, para analisar as medidas anunciadas pelo Governo e os efeitos que as mesmas terão no agravamento da degradação das condições de vida de todos os trabalhadores e da população do concelho.

Festas de Verão

Santiago do Cacém Intensificar a luta contra a direita   Jerónimo de Sousa participou,...

Homenagem a Ferreira Soares

A Comissão Concelhia do PCP de St.ª Maria da Feira e de Espinho promoveu, há dias, uma romagem à campa do resistente...

Afinal quem conspurca o quê?

Face ao teor de um comunicado enviado à comunicação social por um vereador da Câmara de Loulé, e aproveitado...
Trabalhadores

Tomar nas mãos o destino das próprias vidas

Interjovem/CGTP-IN, Associação de Bolseiros de Investigação Científica, Juventude Operária Católica e o Movimento 12 de Março uniram-se no combate à precariedade, sábado, num pic-nic que levou a Lisboa milhares de jovens trabalhadores de todo o País.

Combater a destruição da TAP

«Toda a sociedade portuguesa tem que se mobilizar contra a destruição da TAP e a alienação do sector aéreo», afirma a Comissão de Trabalhadores, apelando à luta «com a confiança de quem antes impediu outras tentativas».

FESHAT repudia cortes

«Reclamar o pagamento integral do 13.º mês a todos os trabalhadores» e aprofundar a luta contra a política de...

Semana de luta da CGTP-IN

Iniciada segunda-feira, e depois de acções de luta, de protesto e de esclarecimento junto das populações na...

Fenprof prepara novo ano

Terminou ontem uma reunião do secretariado da Federação Nacional dos Professores, que decorreu durante dois dias num...
Assembleia da República

Antes que seja tarde

Está agendada para a próxima quarta-feira, 20, a apreciação do projecto de resolução do PCP que pugna pela renegociação da dívida pública e pelo desenvolvimento da produção nacional.

Um combate sem trégua

O combate à precariedade laboral, nomeadamente ao recurso ilegal aos falsos recibos verdes, continua a ser uma questão central e prioritária na acção do PCP. Converter as situações irregulares em contratos efectivos é o que propõe no imediato em projecto de lei já entregue no Parlamento.

Antes que seja tarde

Está agendada para a próxima quarta-feira, 20, a apreciação do projecto de resolução do PCP que pugna pela renegociação da dívida pública e pelo desenvolvimento da produção nacional.

Poupança, rapidez e comodidade

As chamadas scooters são uma boa solução para vencer o calvário que é o movimento pendular diário de quem se desloca de automóvel entre a casa e o trabalho, sobretudo nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.

Europa

Máquina da pobreza

Em três anos de crise, a pobreza e a exclusão social alastram em Espanha como há muito não se via. Segundo um estudo da Caritas, entre 2007 e 2010, a recessão e o desemprego produziram 800 mil novos excluídos.

Estranho conclave

Um congresso realizado na passada semana em Paris juntou membros da «oposição» síria e algumas figuras dos meios intelectuais e políticos franceses que não escondem a sua simpatia por Israel e pela causa sionista.

Manter ajuda alimentar

O Parlamento Europeu aprovou, dia 7, uma resolução que defende a manutenção do...

<i>Shalom</i> Palestina!

Junto à cidade velha, ao longo da encosta que se estende para Sul, e não longe do Monte das...
Internacional

Milhares continuam luta pela mudança

Os egípcios estão nas ruas das principais cidades do país para exigirem o cumprimento das promessas feitas pelas forças armadas e a cúpula política que assumiu o poder após o derrube da ditadura no país.

Trabalhadores rejeitam privatização

Os trabalhadores da Codelco aderiram à paralização convocada pelas estruturas sindicais do sector contra a ameaça de entrega ao capital da gigante pública chilena de extracção mineral.

Desigualdade obscena nos EUA

Mais de 14 milhões de pessoas estão desempregadas nos EUA, segundo os dados do Departamento de Trabalho norte-americano. O valor...

Oposição falta ao diálogo

Os grupos que se opõem ao regime sírio liderado por Bashar Al-Assad não compareceram ao fórum de diálogo...

O povo não desarma

Dezenas de milhares de marroquinos voltaram a manifestar-se pela democracia e por melhores condições de vida. Em Casablanca,...

Mais de 200 mil em greve

Cerca de 70 mil trabalhadores do sector de refinação e distribuição de combustíveis sul-africanos...
Argumentos
TVisto

A curto prazo

  As tabelas de audiências parecem ensinar-nos que para a maioria dos telespectadores as novelas são quase tudo e o resto...
Pontos Cardeais

<i>DECO</i>

No primeiro trimestre de 2011, a DECO recebeu quase 11 mil pedidos de ajuda de famílias endividadas, um aumento de 38,7% face ao...
Economia

As agências do capital

A última semana foi dominada mediaticamente pela descida da notação de Portugal efectuada pela Agência...
Aconteceu

Morreu Jorge Lima Barreto

Morreu, aos 61 anos, de pneumonia, o compositor, intérprete e musicólogo Jorge Lima Barreto. Com uma vida inteira dedicada ao...

Salas perdem espectadores

O número de espectadores que frequentou as salas de cinema em Portugal no primeiro semestre deste ano desceu cerca de meio...

Produção de leite a baixar

A produção de leite nacional baixou 37 mil toneladas em 2010, segundo a Federação Nacional das Cooperativas de...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Domingo, 24  ...

A semana em resumo

Frases

«[Pelo contrário] o ressurgimento das economias de direita, movidas, como sempre,...