Actual
Vozes afinadas da exploração
Actual
O lixo da história
Actual
Nem lhes passa pela cabeça...
A talhe de foice
A vaca sagrada
PCP
O demagogo
Logo que foram sendo conhecidos os nomes dos ministros que hoje integram o Governo do PSD/CDS-PP, percebeu-se rapidamente que, relativamente a alguns deles, estava montada toda uma campanha a partir dos media, no sentido de valorizar a participação de alguns ditos independentes, apresentados como técnicos competentes, sem responsabilidades na crise que o País atravessa, libertos de pressões partidárias, com uma visão menos formatada das causas e sobretudo com soluções para os problemas.
Crónica Internacional
A Palestina vencerá
O programa do Governo mata a nossa economia
Portugal em risco
Com o PCP é possível dar a volta a isto
Um programa de ruína económica e miséria social
O programa do novo Governo, que leva à prática as medidas de sujeição acordadas pelo PSD, CDS-PP e PS com o FMI e a União Europeia, conduzirá o País à ruína económica e à miséria social.
É necessário renegociar a dívida pública
O PCP apresentou formalmente na Assembleia da República, a 21 de Junho, uma proposta de renegociação da dívida pública articulada com outras medidas visando o crescimento económico, a criação de emprego, a defesa dos interesses e da soberania nacional.
A exigência da renegociação imediata da dívida pública portuguesa, que o PCP foi pioneiro a propor (a 5 de Abril de 2011), ganha redobrada actualidade e apoios de diversos quadrantes à medida que o tempo passa.
Condições para a renegociação
O PCP advoga que a renegociação imediata da dívida pública com os credores do Estado português que deve ser formalmente solicitada pelo Governo no prazo máximo de trinta dias e que deve assegurar as condições que se seguem.
Vamos em frente pela democracia, pelo socialismo
São grandes os perigos e ameaças que pesam sobre os trabalhadores, o nosso povo e o próprio regime democrático de Abril e que exigem um Partido cada vez mais preparado, mais forte, mais activo, mais interventivo, ainda mais ligado aos problemas, aos trabalhadores, às grandes massas, capaz de dinamizar e dar um novo ímpeto à luta.
O nosso lugar será sempre deste lado
Mais de um milhar de pessoas participou, sexta-feira, em Lisboa, num comício, que tinha como lema «Com o PCP uma política patriótica e de esquerda», e se exige «emprego, produção e justiça social». Mais uma grande jornada de luta, de gente determinada, que continua a acreditar no Partido que está a comemorar 90 anos de vida, «que nasceu, vive e projecta o seu futuro sempre a pensar servir os trabalhadores e o nosso povo». «O nosso lugar será sempre deste lado, do lado da trincheira dos que não abdicam de construir uma sociedade alternativa liberta da exploração», afirmou Jerónimo de Sousa.
Fazer frente desde já!
Jerónimo de Sousa, no comício de Lisboa, defendeu a urgência de uma ruptura com o actual rumo da vida nacional e a concretização de uma política patriótica e de esquerda capaz de dar resposta aos problemas do País, vencer as dificuldades e assegurar o seu desenvolvimento.
Cenário de desastre nacional
É a confirmação do «cenário de catástrofe económica e social», considera o PCP numa reacção ao conteúdo do Boletim de Verão do Banco de Portugal divulgado anteontem.
Realidade dramática no Porto
Na segunda-feira foi apresentado, publicamente, o Projecto de Resolução que o PCP entregou na Assembleia da República, recomendando ao Governo a implementação no distrito do Porto de um plano de combate à precariedade e promoção de emprego com direitos.
Clima de medo em Évora
A Comissão Concelhia de Évora do PCP realizou, há dias, uma reunião alargada com a participação de activistas e dirigentes sindicais e associativos, para analisar as medidas anunciadas pelo Governo e os efeitos que as mesmas terão no agravamento da degradação das condições de vida de todos os trabalhadores e da população do concelho.
Festas de Verão
Contra as inevitabilidades da crise
Dar voz aos problemas das pessoas com deficiência
Homenagem a Ferreira Soares
Nomeação vergonhosa em Grândola
Bento de Jesus Caraça evocado na Moita
Em defesa dos moradores do Bairro «Cor de Rosa»
Afinal quem conspurca o quê?
Faleceu Filipe Alexandre Maurício
Tomar nas mãos o destino das próprias vidas
Interjovem/CGTP-IN, Associação de Bolseiros de Investigação Científica, Juventude Operária Católica e o Movimento 12 de Março uniram-se no combate à precariedade, sábado, num pic-nic que levou a Lisboa milhares de jovens trabalhadores de todo o País.
Combater a destruição da TAP
«Toda a sociedade portuguesa tem que se mobilizar contra a destruição da TAP e a alienação do sector aéreo», afirma a Comissão de Trabalhadores, apelando à luta «com a confiança de quem antes impediu outras tentativas».
Jornalistas defendem serviço público
FESHAT repudia cortes
Semana de luta da CGTP-IN
Fenprof prepara novo ano
Antes que seja tarde
Está agendada para a próxima quarta-feira, 20, a apreciação do projecto de resolução do PCP que pugna pela renegociação da dívida pública e pelo desenvolvimento da produção nacional.
Um combate sem trégua
O combate à precariedade laboral, nomeadamente ao recurso ilegal aos falsos recibos verdes, continua a ser uma questão central e prioritária na acção do PCP. Converter as situações irregulares em contratos efectivos é o que propõe no imediato em projecto de lei já entregue no Parlamento.
Razões de justiça e combate à pobreza
Antes que seja tarde
Está agendada para a próxima quarta-feira, 20, a apreciação do projecto de resolução do PCP que pugna pela renegociação da dívida pública e pelo desenvolvimento da produção nacional.
Poupança, rapidez e comodidade
As chamadas scooters são uma boa solução para vencer o calvário que é o movimento pendular diário de quem se desloca de automóvel entre a casa e o trabalho, sobretudo nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.
Máquina da pobreza
Em três anos de crise, a pobreza e a exclusão social alastram em Espanha como há muito não se via. Segundo um estudo da Caritas, entre 2007 e 2010, a recessão e o desemprego produziram 800 mil novos excluídos.
Estranho conclave
Um congresso realizado na passada semana em Paris juntou membros da «oposição» síria e algumas figuras dos meios intelectuais e políticos franceses que não escondem a sua simpatia por Israel e pela causa sionista.
Manter ajuda alimentar
Sindicatos pactuam com <i>Telefónica</i>
<i>Bombardier</i> despede no Reino Unido
Deputado do PCP visita Palestina
<i>Shalom</i> Palestina!
Milhares continuam luta pela mudança
Os egípcios estão nas ruas das principais cidades do país para exigirem o cumprimento das promessas feitas pelas forças armadas e a cúpula política que assumiu o poder após o derrube da ditadura no país.
Trabalhadores rejeitam privatização
Os trabalhadores da Codelco aderiram à paralização convocada pelas estruturas sindicais do sector contra a ameaça de entrega ao capital da gigante pública chilena de extracção mineral.