Avançar nos transportes públicos
João Ferreira viajou de eléctrico na terça-feira, 25, entre a Praça da Figueira e o Cais do Sodré, em Lisboa.
No final da viagem, o membro da Comissão Política relembrou que, durante décadas, a política de direita, perpetrada pelos governos do PS, PSD e CDS-PP, aumentou o custo e reduziu a oferta dos transportes públicos e desinvestiu nas empresas públicas do sector. Frotas velhas, horários escassos e desadequados e um número insuficiente de trabalhadores, na sua generalidade, injustamente remunerado, é o cenário actual do sector dos transportes nacional.
A intervenção da CDU, nos anos mais recentes, permitiu dar passos na reversão desta realidade, alargar o Passe Social Intermodal a todos os operadores e carreiras da Área Metropolitana de Lisboa, reduzir o custo dos passes para 30 e 40 euros, assegurar o direito à mobilidade para milhares de pessoas e contribuir para a melhoria do ambiente.
Para a CDU, é preciso progredir no sentido da gratuitidade dos transportes para os menores de 18 anos e para a redução geral do preço dos passes e bilhetes. «Isso exige o reforço da CDU, a força que dá garantias de que este, como outros avanços, não conheça estagnação ou retrocesso», afirmou João Ferreira, em declarações proferidas aos jornalistas presentes.