Campanha no Porto feita palmo a palmo
No distrito do Porto, os candidatos e activistas da CDU desdobram-se em contactos e iniciativas para mobilizar trabalhadores e população para o voto na força que sempre esteve ao lado de quem trabalha ou já trabalhou, de quem estuda e anseia por um futuro. Nos últimos dias destacam-se acções com a presença da cabeça-de-lista do PCP-PEV pelo distrito, Diana Ferreira, em Ermesinde, onde sublinhou que a Coligação é decisiva para o aumento das pensões, o reforço dos direitos laborais e sociais, a defesa do comércio local; à porta da Hutchinson, onde foi reforçado o compromisso para com o aumento geral dos salários, a redução do horário de trabalho para as 35 horas, o combate aos horários desregulados e a erradicação da precariedade; em Vila Nova de Gaia, onde se vincou junto da população e dos trabalhadores da J.J. Teixeira, que prossegue a luta pela valorização das remunerações, carreiras e profissões, por mais e melhores transportes públicos ou pela reposição das freguesias.
Numa acção de contacto com pais e famílias da EB1 da Constituição, bem como com comerciantes e moradores da zona da Ramada Alta, na cidade do Porto, foram reafirmados os compromissos de comunistas e ecologistas para com a defesa do comércio local e a necessidade de uma rede pública de creches e da universalidade do abono de família.
No encontro na Associação de Inquilinos e Condóminos do Norte de Portugal, Diana Ferreira, acompanhada pela vereadora do PCP na CM do Porto, Ilda Figueiredo, reafirmaram a urgência de concretizar o direito à habitação, desde logo revogando a «lei dos despejos» em vigor, promovendo a oferta de habitação pública e dando combate à especulação imobiliária.
No distrito do Porto, a campanha da CDU realizou, ainda, sessões públicas com Diana Ferreira e outros candidatos à Assembleia da República, nomeadamente na Póvoa de Varzim, em Paços de Ferreira – na qual se lembrou que a proposta de revogação das portagens foi chumbada por PS, PSD, CDS, CH e IL –, em Valongo e em Gondomar.