Recuperar a capacidade produtiva nacional
Uma delegação da CDU visitou, na tarde de dia 25, as instalações das oficinas da CP no Entroncamento.
Depois de conhecer o espaço e contactar com os muitos trabalhadores das oficinas, João Ferreira, membro da Comissão Política, destacou os passos positivos que foram dados com a reintegração da Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF) na CP: a contratação de novos trabalhadores, a recuperação e a modernização do material circulante, há muito defendidas pela CDU, permitiram responder a algumas das necessidades das populações através do aumento da oferta, da reposição e criação de novos serviços em vários itinerários da rede ferroviária nacional.
Em relação ao futuro, o dirigente comunista afirmou que é preciso ir mais longe, nomeadamente na recuperação da capacidade nacional de produção de comboios, entretanto destruída.
Para conseguir readquirir essa capacidade, é necessária a criação de mais condições nas oficinas do Entroncamento, de Guifões e do Barreiro. Já as antigas instalações da Amadora podem assumir um papel central, a par de outras unidades produtivas, técnicas e científicas nacionais, na possibilidade do País voltar a contar com uma empresa pública dedicada a este sector estratégico.
João Ferreira lembrou ainda que a CDU, para a concretização desse objectivo, propõe um investimento de três mil milhões de euros até 2023 na produção de comboios.