Actual
Flagelo social e de saúde pública
Actual
Direitos humanos
Actual
Factura
Crónica Internacional
Cuba vencerá!
A talhe de foice
Fim do império
PCP
Há fogo!
Não há como fugir. Nestes dias o País confronta-se com a tragédia, em três concelhos do distrito de Leiria, e procura explicações, percebendo que alguma coisa de muito extraordinário houve para que apenas um incêndio tenha resultado num tal rasto de perda de vidas humanas e destruição de bens materiais, entre as quais explorações agrícolas e pecuárias, de outras actividades económicas e, particularmente, de habitações, dramas que nos merecem a mais viva solidariedade.
<font color=0093dd>Fogo que devasta o centro do País era catástrofe anunciada</font>
INCÊNDIOS A maior tragédia humana provocada por fogos em Portugal assenta em razões estruturais para as quais o PCP tem vindo a alertar há anos e que, em face da catástrofe que se abate sobre o Centro do País desde sábado, 17, emergem das cinzas entre fenómenos que estão longe de explicar o que sucedeu.
<font color=0093dd>Os incêndios só podem ser combatidos com um efectivo ordenamento florestal</font>
ALERTAS Os portugueses valorizam a bravura dos bombeiros que combatem as chamas, o heroísmo destes e a sua repetição nas aldeias cercadas, onde um extraordinário instinto de sobrevivência individual e colectiva arrancou vidas às chamas.
<font color=0093dd>Apoiar e avaliar</font>
Seminário reflecte confirma actualidade do projecto comunista
SOCIALISMO O Seminário «Socialismo, exigência da actualidade e do futuro», promovido pelo PCP no sábado, em Lisboa, constituiu um importante momento de reflexão e análise sobre as conquistas, experiências, lições e impactos da Revolução de Outubro e da posterior construção do socialismo e o caminho a trilhar, hoje, para a necessária e urgente superação revolucionária do capitalismo.
Revolução de Outubro foi o acontecimento maior na luta milenar pela emancipação dos explorados
REVOLUÇÃO As conquistas e realizações da Revolução de Outubro, a análise aos seus êxitos e derrotas, o seu impacto mundial e as repercussões que teve em Portugal foram aspectos em realce no seminário.
Socialismo, etapas e alianças são questões fundamentais
PROJECTO As três últimas intervenções do seminário colocaram a tónica na estratégia e táctica do PCP na luta pelo socialismo, no seu Programa e na sua afirmação prática como força de vanguarda.
Esperança num futuro melhor para a Vidigueira
CONFIANÇA Duas centenas de pessoas participaram, dia 18, na apresentação dos candidatos da CDU aos órgãos autárquicos do concelho. Rui Raposo encabeça a lista à Câmara Municipal.
Novo ciclo de desenvolvimento para Vendas Novas
GANHAR «A CDU e os seus eleitos e candidatos não desistem, vão continuar a trabalhar e a lutar por um concelho de Vendas Novas melhor, solidário, mais bonito», afirmou João Teresa Ribeiro, cabeça de lista à Câmara Municipal.
CDU quer fazer história no concelho do Montijo
MUDANÇA A CDU apresentou, dia 14, os seus cabeças de lista aos órgãos autárquicos do concelho do Montijo. A «mudança necessária» foi afirmada em ambiente de grande confiança.
Preparar as eleições autárquicas no distrito de Viseu
ALTERNATIVA Mais de uma centena de pessoas participaram, dia 11, no Encontro Distrital de Viseu da CDU, onde se apresentaram medidas para melhorar a ligação às populações e o apoio aos eleitos.
Candidatos por Monforte
Casa cheia no Barreiro
CDU faz falta a Albufeira
Soluções para os problemas da Madeira
Vencer a inércia nos Açores
Propostas para o concelho de Aveiro
Separar o «trigo do joio» no Crato
Breves
«Um PCP mais forte para um Porto mais justo» é o caminho a seguir pelos comunistas da cidade
ORGANIZAÇÃO A 11.ª Assembleia da Organização da Cidade do Porto do PCP, realizada recentemente em Paranhos envolvendo 130 delegados e dezenas de convidados, apontou ao reforço do Partido na cidade.
Romeu Correia e muito mais no Avanteatro
FESTA DO AVANTE! A programação do Avanteatro será, uma vez mais, marcada pela qualidade dos espectáculos e pela diversidade das abordagens estéticas.
Festa do PCP na Suíça realça papel dos comunistas na luta pelos direitos
Rendimento mínimo é paliativo necessário
Das cinzas
Dois dias de greve forte <br>na Valorsul e na Amarsul
LUTA Os trabalhadores da Valorsul e da Amarsul aderiram em força à greve de dias 14 e 16, pela valorização dos salários e pela garantia de direitos, mas também contra a privatização da EGF.
Por salários e direitos <br>há greves nas empresas
REIVINDICAÇÃO Nos últimos dias, recorreram à greve trabalhadores das Lousas de Valongo, da Bimbo, da Montebelo e da Randstad. Também por aumentos salariais, ontem iria paralisar o pessoal da Eurest.
Uma semana em luta <br>para defender a EMEF
TRANSPORTES O futuro assegura-se com o retorno da EMEF à CP e com a contratação de pessoal, a começar pelos trabalhadores contratados a prazo ou por empresas de trabalho temporário, defendem o SNTSF e a CT.
Greve dos professores ontem <br>é responsabilidade do Governo
DEMORA O Ministério da Educação não aceitou compromissos claros para o próximo ano lectivo, nem aceitou os termos de uma plataforma de consenso para evitar a paralisação nacional dos docentes.
Greve nos aeroportos
Polícias na rua
PREVPAP até dia 30
Encontro do STAL
Pressões e ameaças na PT/MEO exige acção firme em defesa dos direitos dos trabalhadores
O PCP reclamou a «intervenção imediata» da ACT na PT/MEO, considerando-a «determinante» para proteger os direitos dos trabalhadores.
PCP propõe modelo de apoio às Artes pelo direito de todos à fruição e criação cultural
O PCP formalizou na AR, dia 13, um conjunto de propostas concretas que consubstanciam um novo modelo de apoio às Artes.
Defender os consumidores do sector eléctrico
CNA exige responsabilização sobre fogos e culpa industrialização da floresta
RESPONSABILIDADE A Confederação Nacional de Agricultura (CNA) pretende que o governo apure todas as responsabilidades sobre os incêndios que devastam o centro do País e fala em pasto fértil para as chamas.
CDU acusa CM de Sintra de pactuar na inviabilização do hospital público
«Forte de Peniche – memória resistência e luta» com segunda edição e apresentações
Bruxelas ataca direito à greve
Sobre os resultados da segunda volta das eleições em França
Venezuela derrota OEA e «pretensões imperiais»
MANOBRA Por falta de apoio, o Peru retirou numa reunião da Organização dos Estados Americanos (OEA), no México, o projecto de resolução contra a Venezuela.