Actual
A derrota grega do PSD/CDS
Actual
O legado
Actual
Uma guerra de classe
PCP
Alternância sem alternativa
A Segurança Social e a sua sustentabilidade voltou ao espaço mediático para animar o «jogo do empurra» entre o PS e a coligação PSD/CDS quanto a responsabilidades passadas e supostas diferenças naquilo que propõem para o futuro. Trata-se do velho e recorrente jogo de alternância sem alternativa sempre útil em vésperas de eleições.
Crónica Internacional
Grécia – a força do povo
A talhe de foice
Oxi!
Abrir horizontes de progresso
O PCP apresentou, anteontem, num hotel de Lisboa, o seu Programa Eleitoral às eleições legislativas de Outubro. Na sua intervenção, que reproduzimos na íntegra nestas páginas, Jerónimo de Sousa sublinhou que o programa propõe a «ruptura com as receitas e caminhos que afundaram o País» e aponta a um «horizonte de progresso e desenvolvimento». Com ele, os comunistas têm um importante instrumento de intervenção, esclarecimento e mobilização dos trabalhadores e do povo.
O PCP é indispensável<br>ao governo do País
Caminho de ruptura<br>e verdadeira alternativa
«Política patriótica e de esquerda – Soluções para um Portugal com futuro» é o título do Programa Eleitoral com que o PCP se apresenta às próximas eleições legislativas, previstas para Outubro. Como se lê na introdução, este programa «é ao mesmo tempo um compromisso, condição de ruptura e de construção de uma nova política e de um outro rumo para o País, e resposta à emergência que hoje o País reclama». A sua realização, garante o PCP, depende da mobilização dos recursos nacionais e da força, vontade e determinação de um povo que «não abdica de construir um futuro assente na dignidade e soberania nacionais».
Transportes para o povo
Mais de um milhar de pessoas participou, quinta-feira, em Lisboa, numa marcha contra a privatização dos transportes. No final teve ainda lugar uma acção de solidariedade com o povo grego.
Vontades de mudança
«Coimbra precisa de eleger deputados da CDU, engrossando o grupo parlamentar que mais contributos legislativos produz, numa lógica de serviço ao povo, de permanente resposta aos eleitores, de prontidão para a presença em todas as lutas, do piquete de greve às bancadas de São Bento», afirmou, no dia 2, Manuel Pires da Rocha, primeiro candidato da Coligação PCP-PEV pelo círculo eleitoral de Coimbra.
Alternativa ecologista <br>é na CDU
O Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) reuniu o seu Conselho Nacional no sábado, 4, em Lisboa, e aprovou o «Manifesto Ecologista – A alternativa ecologista é na CDU».
Festa e convívio fraterno
Largas centenas de pessoas, vindas de diferentes freguesias da cidade do Porto, mas também de Vila Nova de Gaia, Maia, Gondomar e Valongo, participaram, domingo, 5, na 25.ª edição do Passeio das Mulheres CDU, que se realizou em Porto Rei, no distrito de Viseu.
Soluções para Portalegre
CDU presta contas <br>em Bragança
Contactar com a realidade<br>em Braga
Fazer a diferença <br>em Viana do Castelo
Defender a escola pública
Apoiamos a CDU
Breves
Resistir à ingerência<br>e à chantagem
O PCP promoveu em todo o País, nos dias 2 e 3, várias acções de solidariedade com os trabalhadores e o povo grego, que resistem e lutam contra os ditames e imposições da União Europeia e do FMI.
Ao serviço da população
O PCP defende que o Pavilhão Carlos Lopes, por todo o seu valor e história, permaneça ao serviço da população da capital e que não seja entregue à gestão privada da Associação de Turismo de Lisboa.
A História ensina
O Militante realça<br>«A força do povo»
PCP recebeu ANMP
Estatuto profissional para<br>os bailarinos
A tragédia mediática
Intensificar a luta para construir alternativa
Mais de 500 sindicalistas participaram no Plenário Nacional de Sindicatos que a CGTP-IN promoveu no dia 1, em Lisboa, desfilando em seguida até São Bento para entregar a resolução reivindicativa e de protesto aprovada no encontro.
Fazer frente à repressão
São muitos os trabalhadores que, com o apoio das suas organizações representativas, mantêm acesa a luta pelos direitos. Da mesma forma, é visível a resistência nos locais de trabalho a situações repressivas de diversa índole.
Por uma gestão pública<br>e de qualidade
Cerca de 300 pessoas manifestaram-se em Lisboa, dia 7, contra a privatização dos resíduos sólidos e a reestruturação do sector da água, que põem em causa os direitos dos trabalhadores e qualidade dos serviços prestados aos utentes.
Luta pelo serviço público<br>de transportes
Desemprego que teima
Defender a pesca <br>e os pescadores
Com os trabalhadores <br>e o povo grego
Liberdade para o Saara Ocidental
Alienar património e soberania
As privatizações têm resultado num grave prejuízo para o interesse nacional e em benefício exclusivo do grande capital.
Inconstitucionalidades grosseiras
A proposta do Governo que revê a Lei-Quadro do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP), possibilitando o acesso das «secretas» aos meta-dados, isto é aos dados de tráfego de comunicações e de localização de cidadãos, foi aprovada dia 3, na generalidade, pelo PSD, CDS-PP e PS.
Solidariedade com o povo grego
Apoio no desemprego
Ensino Artístico Especializado
Gregos dizem Não!
A consulta realizada, dia 5, na Grécia sobre as propostas dos credores saldou-se por uma esmagadora vitória do «Não», com 61,31 por cento, contra 38,69 por cento do «Sim». A abstenção foi de 37,5 por cento, enquanto 5,8 por cento dos votos foram considerados brancos ou nulos.
Aprofundamento da UEM<br>– ensaio sobre a cegueira
Nova vitória da resistência
Cuba e EUA vão reabrir representações diplomáticas nas capitais dos respectivos países, o que representa mais um triunfo de Cuba face ao imperialismo.
Porto Rico não é a Grécia?
Liberdade de imprensa<br>e poder económico
A recente proposta para «regular» a cobertura jornalística das próximas eleições legislativas apresentada pelo PSD/CDS e PS provocou tomadas de posição bem reveladoras do contexto e das características da actual realidade mediática nacional, assim como das orientações a que obedecem alguns dos seus principais protagonistas.
TVisto
Dia após dia
Economia
Dia Internacional<br>das Cooperativas
Sociedade
Férias
9 de Julho de 1955<br>– Manifesto Russell-Einstein
Arte é factor de emancipação<br>e libertação
Como sempre sucede, em ano de Bienal há, por parte de muitos dos visitantes da Festa do Avante!, um renovado interesse pela visita ao espaço das Artes Plásticas, onde é possível conhecer o que de melhor fazem os artistas portugueses, novos e consagrados, nos campos da pintura, da escultura, da gravura, do desenho e da fotografia. Este ano, a arte de rua marcará também uma forte presença neste espaço, que reconhece assim esta forma de expressão artística que não tem parado de crescer e de se afirmar nos últimos anos. A visita ao espaço das Artes Plásticas é simplesmente obrigatória.