Editorial

EM FORÇA PARA A MARCHA

A situação do País continua a ser marcada por uma profunda crise económica e social que afecta largas massas da...
Opinião
Actual

Da psiquiatria política

Tornou-se um lugar comum... Quando a contestação social alastra e a alternância parece ameaçada surge o...
Actual

O apelo ao grunho

No dia em que os trabalhadores do Metro realizavam mais uma grande jornada de luta, o administrador encarregado pelo Governo de destruir o...
Crónica Internacional

A Cimeira de Riga

Reuniu em Riga a 4.ª Cimeira da chamada Parceria Oriental da UE. Como facilmente se adivinha, a designação deste...
A talhe de foice

Os coches

A inauguração do novo Museu dos Coches mostrou-nos o Presidente da República a cumprimentar, de sorriso aberto, o...
Em Foco

Uma política alternativa<br>que serve o povo e o País

«O PCP, partido necessário, indispensável e insubstituível, partido da unidade e convergência democráticas está pronto a assumir todas as responsabilidades que o povo português decida atribuir-lhe na construção de uma alternativa patriótica e de esquerda e no governo do País, para concretizar uma nova política ao serviço dos trabalhadores e do povo, por um Portugal com futuro» – esta a garantia dada por Jerónimo de Sousa, anteontem, na apresentação dos objectivos e eixos essenciais do Programa Eleitoral do Partido.

<font color=0093dd>Expressão de todas as lutas</font>

A Marcha Nacional «A Força do Povo», todos à rua por um Portugal com futuro, que a coligação PCP-PEV promove no próximo dia 6 de Junho em Lisboa (do Marquês de Pombal aos Restauradores), dará expressão à torrente de luta que os trabalhadores, as populações, os jovens, os reformados e pensionistas e outras camadas e sectores sociais travaram nos últimos anos contra a exploração, o empobrecimento e o declínio nacional. Ela mostrará, ainda, quão poderosa e transformadora é a força do povo.

PCP

Mais força ao PCP e à luta

Da 10.ª Assembleia da Organização Regional de Viseu do PCP, realizada no domingo com a presença de Jerónimo de Sousa, saiu um colectivo mais forte e determinado em travar as exigentes batalhas que tem perante si, a começar pela mobilização para a Marcha Nacional do dia 6.

Lutar com alegria pela alternativa

O Partido está na rua, junto das pessoas, mobilizando forças e vontades, apresentando propostas e soluções para o País. Em Almada, Lisboa e Porto tiveram lugar importantes momentos de afirmação que vão confluir na Marcha Nacional «A força do povo».

Soluções encobertas

Anteontem apresentámos os objectivos e eixos essenciais do Programa Eleitoral do PCP às eleições legislativas....
Trabalhadores

A luta resulta

Só com recurso à greve a CNB/Camac pagou os salários em dívida e a Atlantic Ferries abandonou a ideia de substituir aumentos salariais por «prémios».

Fraude nos transportes

O secretário de Estado dos Transportes já conhece os motivos por que a Fectrans considera que a reestruturação na Carris, no Metro, na Transtejo e na Soflusa prejudica o interesse público, é ilegal e contém mesmo um esquema de tipo mafioso.

Lutar agora e nas urnas

No encontro-debate «Em frente, em comum, em defesa das funções sociais do Estado» foi defendida a realização de uma jornada nacional de luta, a 25 ou 26 de Junho, como resposta aos ataques à Administração Pública e aos seus trabalhadores.

Professores vão votar

Professores e educadores de todo o País vão pronunciar-se sobre a municipalização nos dias 2, 3 e 4 de Junho. Através de voto secreto, os docentes vão responder à pergunta: «Concorda com a municipalização da Educação?».

Contra a venda da TAP

O «firme propósito de levar à prática todas as acções consideradas necessárias para que esta...

Dia da Marinha

Quando o ministro da Defesa, José Pedro Aguiar Branco, iniciou a sua intervenção na...
Assembleia da República

O escandaloso perdão<br>ao Novo Banco

Jerónimo de Sousa acusou o primeiro-ministro de fazer um discurso de «apagão da realidade social», revelador não de «insensibilidade ou ignorância» mas de uma «opção política virada para o aumento da exploração».

Luta em defesa da TAP<br>não vai parar

O PCP reiterou a sua total oposição à privatização da TAP e demonstrou que há alternativas e soluções a esse intento do Governo que se insere no quadro de uma política de «traição do interesse nacional».

Controlo público<br>é passo fundamental

A imobilização de todos os activos do universo empresarial Espírito Santo, introdução de novas regras para as auditorias externas e o controlo público da banca constituem três objectivos presentes em outros tantos diplomas do PCP que estarão em debate amanhã, 29, no Parlamento.

Falsa descentralização

Um processo de descentralização de competências só verdadeiramente o é se corresponder a um efectivo aumento...

Pesar por António Galhordas

O médico António Galhordas, falecido no dia 13, com 83 anos, foi recordado no Parlamento como uma «destacada figura da...

A protecção que falta

O PCP propôs o reforço das verbas para a Cultura no Orçamento do Estado para 2016, a execução de planos de...
Nacional

Apoio crescente na Madeira

«Há que colocar um ponto final no rumo de declínio nacional que só acrescentou exploração, empobrecimento e dependência», afirmou o Secretário-geral do PCP, sexta-feira, na Madeira.

Salvaguardar o futuro

No sábado, em Ponte de Sor, durante um almoço-convívio regional da CDU, Jerónimo de Sousa afirmou que a questão central que se coloca com as próximas eleições legislativas, previstas para Outubro, é saber se «mudamos alguma coisa para deixar no essencial tudo na mesma» ou se «exigimos uma ruptura com esta política de desastre».

Nós apoiamos

São já muitos os apoios à Marcha Nacional «A força do povo», todos à rua por um Portugal com futuro, promovida pela CDU, que se vai realizar no dia 6 de Junho, em Lisboa, do Marquês de Pombal aos Restauradores.

A Marcha Nacional é uma poderosa afirmação de que reside no povo, na sua intervenção, na sua luta e no seu voto, a decisão soberana sobre o futuro a construir para as gerações actuais e vindouras, uma afirmação de que está nas mãos dos trabalhadores e do povo decidir do seu destino, abrir outro caminho para Portugal, concretizar uma alternativa patriótica e de esquerda, vinculada aos valores de Abril.

Lutar por direitos

Milhares de reformados, de Norte a Sul do País, participaram, domingo, no 20.º Piquenicão Nacional do MURPI, que este ano se realizou em Benavente sob o lema «Cantar e encantar – Lutar pelos direitos dos reformados».

Ampliar a influência da CDU

O Encontro Concelhio de Palmela da CDU, realizado no dia 16 no Auditório dos Bombeiros Voluntários do Pinhal Novo, definiu,...

Palco Novos Valores

O concurso de bandas para o Palco Novos Valores da Festa do Avante! está quase a terminar. Hoje tem lugar a final do Algarve (ARC...

Colectividades

A Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto vai assinalar, no dia 31 de Maio, na sede do...
Europa

Bipartidarismo em queda

O mapa político de Espanha, resultante das eleições autonómicas e municipais realizadas dia 24, foi redesenhado pela emergência de novas formações.

Sindicatos resistem

O parlamento alemão aprovou, dia 22, uma lei que impede os sindicatos minoritários de negociar condições laborais ou convocar acções de luta.

Um instrumento de dominação

Um relatório apresentado no parlamento de França pelo deputado do PCF Nicolas Sansu qualifica a dívida pública...

Protesto em Manchester

Milhares de pessoas manifestaram-se no sábado, 23, na cidade inglesa de Manchester, contra mais cinco anos de políticas...

UE e a guerra aos imigrantes

Em 2015 já morreram mais de 1700 migrantes e refugiados na tentativa de cruzar o Mediterrâneo. Nos últimos 20 anos foram...
Internacional

Desigualdade recorde

«As desigualdades nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) nunca foram tão altas», afirmou o secretário-geral da OCDE na apresentação de um relatório sobre o tema. Portugal é o nono país mais desigual entre os 34 considerados.

Venezuela resiste

As autoridades venezuelanas apreenderam mais de 15 mil toneladas de bens essenciais que grupos de contrabandistas pretendiam traficar para o...

Os rufias por detrás da pilhagem

No rescaldo da revolta anti-racista que, há exactamente um mês, eclodiu em Baltimore, no Estado de Maryland, EUA, fez-se enfim...

Brasil no banco BRICS

A Câmara dos Deputados brasileira aprovou a participação do país no Novo Banco de...
Argumentos
Sociedade

Defender as crianças

As crianças têm direito à protecção, ao seu integral desenvolvimento, à...
TVisto

Saudade e simpatia

Assinado pelo jornalista Joaquim Vieira, a RTP2 transmitiu há dias um documentário com o título revelador, mas...
Memória
Aconteceu

Utentes carenciados passam fome

Uma em cada três pessoas que recorreram a instituições de solidariedade social no ano passado afirmaram ter passado fome...

Dívida continua a aumentar

A dívida pública portuguesa voltou a aumentar no primeiro trimestre deste ano, atingindo os 226 276 milhões de euros...

Farmácias na falência

Quase um quinto das farmácias em Portugal está em situação de insolvência ou penhora, revelou, dia 20, Paulo...

Reuniões e outras iniciativas

    Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP  ...

A semana em resumo

Frases

“[A Silvex] vendeu o dobro dos sacos de plástico para lixo neste primeiro trimestre...