Iniciativas por todo o País e no estrangeiro

Lembrar o passado para construir o futuro

O aniversário do Partido está a ser comemorado em centenas de iniciativas por todo o País. Em seguida, destacamos algumas, das quais nos chegou informação à redacção.

São incontáveis as iniciativas de aniversário a decorrer no mês de Março

O Sector da Função Pública de Lisboa assinalou o aniversário do Partido no dia 6 com um jantar em que participaram 80 pessoas. Na iniciativa, José Casanova, da Comissão Política, salientou que os 87 anos do Partido comemoram-se em ano de Congresso, logo, de reforço do Partido. Este aniversário cumpre-se também num ano de grandes exigências na organização da luta contra a política de direita e por uma alternativa de esquerda.
No dia seguinte, foi a vez do Sector dos Transportes da Organização Regional de Lisboa realizar o seu jantar comemorativo, com a participação de 60 militantes e simpatizantes do Partido. José Casanova, após considerar o XVIII Congresso a mais importante de todas as tarefas partidárias para este ano, realçou que a Marcha do passado dia 1 mostra que é uma tarefa a ser levada a cabo com êxito. Este congresso, confia, afirmará ainda mais o papel singular do PCP na vida nacional. E tornará mais claro como o reforço do Partido a todos os níveis é um ponto de partida indispensável e essencial para a resposta à situação complexa que o País atravessa.
Na Chamusca, realizou-se sábado um almoço em que participaram mais de 150 pessoas. Passando em revista alguns importantes momentos da vida do Partido, o director do Avante! relevou a importância dos congressos do Partido. O XIII Congresso (Extraordinário) reafirmou que «somos e seremos comunistas» e consagrou a derrota da actividade fraccionista, lembrou. Já o XVII Congresso teve importantes consequências ao nível do reforço orgânico, interventivo, eleitoral e político do PCP.
No domingo, José Casanova esteve em Espinho, num jantar que reuniu 90 militantes e amigos do PCP. Para este dirigente comunista, a preparação do XVIII Congresso deverá envolver o colectivo partidário da forma mais ampla e intensa possível. A afirmação dos ideais do socialismo terá de ser outro objectivo deste congresso, afirmou.

No País e no mundo

No decorrer do mês de Março realizaram-se na Emigração iniciativas diversas para assinalar os 87 anos do PCP. Em Neuchâtel, Sion, Thun e Zurique, na Suíça, e em Doudelange, no Luxemburgo. Também se comemorou o aniversário do Partido em São Paulo, no Brasil.
Promovidas pelas organizações do PCP nos diversos países e localidades, muitos comunistas e outros democratas comemoraram a data da fundação do Partido num quadro em que cresce o descontentamento quanto à política desenvolvida pelo Governo do PS no País e nas comunidades portuguesas. Nas várias intervenções, foram denunciadas as opções meramente economicistas na política governamental.
Para os comunistas na emigração, a política do Governo está de costas voltadas para a resolução dos problemas, nomeadamente quanto ao ensino do português no estrangeiro e aos serviços consulares. Foram também recordadas as eleições para o Conselho das Comunidades Portuguesas, agendadas para 20 de Abril, e que constituem um momento ímpar para eleger representantes firmes e combativos.
O XVIII Congresso do Partido esteve igualmente em destaque, bem como a necessidade de reforço do Partido nas comunidades portuguesas.
Dezenas de militantes do PCP da ilha açoreana do Faial comemoraram, no domingo, dia 9, o 87.º aniversário do Partido num almoço realizado num restaurante da cidade da Horta. Hélder Silva, do executivo do Partido na ilha, referiu-se ao reforço da organização partidária naquela organização, enquanto que Luís Bruno, responsável pela organização do PCP no Faial, sublinhou a importância das próximas regionais de Outubro, considerando ser necessário recuperar o deputado da CDU.
José Decq Mota, do Comité Central e vereador na Câmara Municipal da Horta, destacou as eleições intercalares na freguesia de Pedro Miguel, apelando a uma votação em massa na CDU, desafiando os eleitores a elegerem o candidato da CDU, José Vargas, presidente da Junta.


Mais artigos de: PCP

Rumo ao socialismo

Em mais de oito décadas, o PCP foi sendo construído por muitos milhares de militantes comunistas e forjado em muitas lutas contra o fascismo, pela liberdade e democracia, pelo socialismo. A sua história fez-se – e continua a fazer-se – todos os dias pela intervenção dedicada de várias gerações de comunistas. Em seguida, o Avante!, baseado no livro das Edições Avante! 85 momentos de vida e luta do PCP, destaca alguns momentos relevantes da história do PCP. Poderiam ser muitos outros. Escolhemos estes.

Um distrito preparado para a luta

O comício da Maia do dia 8 foi uma grande iniciativa de comemoração do aniversário do Partido. Para além de Jerónimo de Sousa (ver páginas anteriores), falaram Belmiro Magalhães, da organização regional, e Nicole Santos, da JCP.

Centenas no almoço do Seixal

Foi com um especial entusiasmo que centenas de militantes do PCP da Península de Setúbal participaram, domingo, no tradicional almoço comemorativo do aniversário do PCP, que se realizou mais uma vez no Seixal.

XVIII Congresso é a grande tarefa para 2008

No almoço de aniversário do Partido realizado na sede nacional do PCP no dia 6 de Março, Albano Nunes, da Comissão Política e do Secretariado, realçou que «quem escrever com objectividade a história do nosso País nos últimos 87 anos encontrará sempre os comunistas nas primeiras linhas de combate».Perante dezenas de...

Mais militantes e mais intervenção

O Centro de Trabalho de Ovar do PCP, recentemente remodelado, recebeu, sábado, um jantar concelhio de comemoração do 87.º aniversário do Partido. A iniciativa contou com a participação de Armindo Miranda, da Comissão Política.Na sua intervenção, o dirigente do PCP considerou que festejar os 87 anos de vida do PCP é...

Bandeiras vermelhas nas ruas de Aveiro

O aniversário do PCP foi assinalado pela Comissão Concelhia de Aveiro, no dia 6, com uma arruada pelas ruas do centro da cidade. Num ambiente de festa, com bandeiras vermelhas desfraldadas, distribuíram-se cravos vermelhos e um documento concelhio alusivo à data. Várias pessoas saudaram os militantes do Partido,...

<i>Avante!</i> clandestino

Não é possível fazer a história do que foi a ditadura fascista sem consultar as páginas do Avante! clandestino, como não é possível conhecer a heróica resistência antifascista do povo português, com os comunistas à frente, sem ler aquelas páginas de papel fino e pequeno, feitas, distribuídas e lidas com mil cuidados. Em...

Gondomar

Em Gondomar, o aniversário do Partido foi comemorado com um almoço, realizado no sábado, que contou com a participação de Albano Nunes, do Secretariado e da Comissão Política. Estiveram presentes 220 pessoas.

Célula dos Correios realiza Assembleia

Realizou-se no dia 8 a Assembleia da célula dos Correios de Lisboa. No debate, destacou-se a situação que se vive nos CTT e noutras empresas do sector. Nos CTT, acusa o PCP, o Governo tenta provocar, através dos seus «homens de mão» na empresa, a caducidade do Acordo de Empresa. Esta atitude originou os elevados índices...

Cumprir os direitos das mulheres

O PCP assinalou o Dia Internacional da Mulher em diversos pontos do País, com um conjunto de acções junto de mulheres, designadamente trabalhadoras.

Política educativa compromete desenvolvimento

A três dias da grande manifestação que sábado reuniu 100 mil docentes em Lisboa, Jerónimo de Sousa participou num encontro com professores e educadores num hotel da capital. Na sua intervenção, o secretário-geral do PCP reconheceu que o acesso à educação e as condições para o sucesso escolar não são iguais para todas as...

Ministro ofende PCP

O PCP considera que as declarações de Augusto Santos Silva são uma «tentativa de última hora» para condicionar a participação na manifestação nacional de professores que levou no sábado 100 mil professores à baixa lisboeta. O ministro acusara, na véspera, em Chaves, os populares que se concentravam junto ao local onde...

Contra a revisão do Código para pior

A condenação dos objectivos e das propostas que surgem no processo de revisão do Código do Trabalho, desencadeado pelo Governo, sobressaiu no debate que teve lugar anteontem à tarde, no centro de trabalho Vitória, em Lisboa, em cujo encerramento interveio o secretário-geral do Partido. A iniciativa reuniu uma centena de...

Faleceu Rogério Ribeiro

Faleceu segunda-feira Rogério Ribeiro, artista plástico de renome internacional e empenhado militante comunista.