Figura maior da arte, do Alentejo e do PCP

Faleceu Rogério Ribeiro

Faleceu segunda-feira Rogério Ribeiro, artista plástico de renome internacional e empenhado militante comunista.

Abraçou desde jovem a luta pela liberdade e a democracia

Rogério Fernando da Silva Ribeiro nasceu em Estremoz, em 1930. A sua mais recente obra foi inaugurada no sábado, em Beja: o Monumento à Mulher Alentejana, no Parque da Cidade. Não pôde estar na cerimónia, porque sexta-feira teve que ser internado no Hospital de Santa Maria. O funeral teria lugar ontem, ao final da tarde, do Palácio Galveias para o cemitério do Alto de São João.

Nota do Secretariado do PCP

Na nota de condolências divulgada no dia 10, o Secretariado do Comité Central do PCP refere que, «destacado professor e artista plástico, Rogério Ribeiro abraçou desde jovem a luta antifascista pela liberdade e a democracia».
«Rogério Ribeiro é uma das figuras maiores da arte portuguesa. Excepcional e multifacetada personalidade criadora, ao legado da sua imensa obra plástica junta-se o do seu incansável trabalho de construtor e dinamizador cultural, o do pedagogo entusiasta, o do combatente político pelas causas da emancipação humana, o do resistente e dirigente comunista. Sendo certamente uma das mais destacadas e originais personalidades criadoras enraizadas no movimento neo-realista, a sua obra é uma riquíssima e complexa construção e reflexão sobre o devir humano, sobre o seu tempo e sobre uma humanidade em certos aspectos intemporal. Nas nossas memórias visuais ficarão para sempre gravadas as suas ilustrações para o livro Até amanhã camaradas, de Manuel Tiago.
«Num dos seus testemunhos mais importantes e também um dos mais comoventes, Rogério Ribeiro falou da importância da Revolução de Abril na sua obra, não como um momento de viragem, mas como período em que a urgência histórica requeria toda a atenção criadora.
«Rogério Ribeiro, que ao longo de toda a vida foi um trabalhador incansável, realiza a partir dos anos 70 uma obra de amplitude e riqueza criadora incomparáveis, atingindo um reconhecimento internacional significativo.
«Destacado participante nas lutas do MUD Juvenil e nas lutas estudantis de 1962, Rogério Ribeiro estabeleceu contactos com o PCP desde 1953, tendo a ele aderido em 1975. Preso pela PIDE em 1958 vê-lhe negada a autorização para exercer o cargo de assistente da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa.
«Rogério Ribeiro, que foi membro do Comité Central do PCP desde 1983 até Dezembro de 1992, deu durante três décadas uma elevada contribuição para a concepção e realização da Festa do Avante!», de cuja comissão organizadora foi membro, e para muitas outras realizações do Partido, das quais se destaca a exposição comemorativa dos 60 anos de vida do PCP» - conclui o documento.
A Direcção da Organização Regional de Évora do Partido emitiu terça-feira um comunicado de imprensa, destacando que Rogério Ribeiro «nunca esqueceu as suas origens e a sua terra, onde vinha com frequência», e sempre assumiu a sua condição de alentejano, colocando nas suas pinturas e em muitos trabalhos o Alentejo, dando visibilidade à sua maior riqueza - o Homem».
Lembra ainda a DOREV que Rogério Ribeiro «foi um dos artistas plásticos que sempre estiveram com essa conquista ímpar do proletariado agrícola do Sul – a Reforma Agrária» e «sempre o víamos nas conferências da Reforma Agrária e em muitas situações, colaborando em magníficos trabalhos que perpetuarão para sempre esse marco histórico da Revolução de Abril».
«O Alentejo e Estremoz perdem um dos seus filhos mais ilustres, que levou bem longe o nome de Estremoz e do Alentejo», salienta a DOREV.


Mais artigos de: PCP

Rumo ao socialismo

Em mais de oito décadas, o PCP foi sendo construído por muitos milhares de militantes comunistas e forjado em muitas lutas contra o fascismo, pela liberdade e democracia, pelo socialismo. A sua história fez-se – e continua a fazer-se – todos os dias pela intervenção dedicada de várias gerações de comunistas. Em seguida, o Avante!, baseado no livro das Edições Avante! 85 momentos de vida e luta do PCP, destaca alguns momentos relevantes da história do PCP. Poderiam ser muitos outros. Escolhemos estes.

Um distrito preparado para a luta

O comício da Maia do dia 8 foi uma grande iniciativa de comemoração do aniversário do Partido. Para além de Jerónimo de Sousa (ver páginas anteriores), falaram Belmiro Magalhães, da organização regional, e Nicole Santos, da JCP.

Centenas no almoço do Seixal

Foi com um especial entusiasmo que centenas de militantes do PCP da Península de Setúbal participaram, domingo, no tradicional almoço comemorativo do aniversário do PCP, que se realizou mais uma vez no Seixal.

XVIII Congresso é a grande tarefa para 2008

No almoço de aniversário do Partido realizado na sede nacional do PCP no dia 6 de Março, Albano Nunes, da Comissão Política e do Secretariado, realçou que «quem escrever com objectividade a história do nosso País nos últimos 87 anos encontrará sempre os comunistas nas primeiras linhas de combate».Perante dezenas de...

Lembrar o passado para construir o futuro

O aniversário do Partido está a ser comemorado em centenas de iniciativas por todo o País. Em seguida, destacamos algumas, das quais nos chegou informação à redacção.

Mais militantes e mais intervenção

O Centro de Trabalho de Ovar do PCP, recentemente remodelado, recebeu, sábado, um jantar concelhio de comemoração do 87.º aniversário do Partido. A iniciativa contou com a participação de Armindo Miranda, da Comissão Política.Na sua intervenção, o dirigente do PCP considerou que festejar os 87 anos de vida do PCP é...

Bandeiras vermelhas nas ruas de Aveiro

O aniversário do PCP foi assinalado pela Comissão Concelhia de Aveiro, no dia 6, com uma arruada pelas ruas do centro da cidade. Num ambiente de festa, com bandeiras vermelhas desfraldadas, distribuíram-se cravos vermelhos e um documento concelhio alusivo à data. Várias pessoas saudaram os militantes do Partido,...

<i>Avante!</i> clandestino

Não é possível fazer a história do que foi a ditadura fascista sem consultar as páginas do Avante! clandestino, como não é possível conhecer a heróica resistência antifascista do povo português, com os comunistas à frente, sem ler aquelas páginas de papel fino e pequeno, feitas, distribuídas e lidas com mil cuidados. Em...

Gondomar

Em Gondomar, o aniversário do Partido foi comemorado com um almoço, realizado no sábado, que contou com a participação de Albano Nunes, do Secretariado e da Comissão Política. Estiveram presentes 220 pessoas.

Célula dos Correios realiza Assembleia

Realizou-se no dia 8 a Assembleia da célula dos Correios de Lisboa. No debate, destacou-se a situação que se vive nos CTT e noutras empresas do sector. Nos CTT, acusa o PCP, o Governo tenta provocar, através dos seus «homens de mão» na empresa, a caducidade do Acordo de Empresa. Esta atitude originou os elevados índices...

Cumprir os direitos das mulheres

O PCP assinalou o Dia Internacional da Mulher em diversos pontos do País, com um conjunto de acções junto de mulheres, designadamente trabalhadoras.

Política educativa compromete desenvolvimento

A três dias da grande manifestação que sábado reuniu 100 mil docentes em Lisboa, Jerónimo de Sousa participou num encontro com professores e educadores num hotel da capital. Na sua intervenção, o secretário-geral do PCP reconheceu que o acesso à educação e as condições para o sucesso escolar não são iguais para todas as...

Ministro ofende PCP

O PCP considera que as declarações de Augusto Santos Silva são uma «tentativa de última hora» para condicionar a participação na manifestação nacional de professores que levou no sábado 100 mil professores à baixa lisboeta. O ministro acusara, na véspera, em Chaves, os populares que se concentravam junto ao local onde...

Contra a revisão do Código para pior

A condenação dos objectivos e das propostas que surgem no processo de revisão do Código do Trabalho, desencadeado pelo Governo, sobressaiu no debate que teve lugar anteontem à tarde, no centro de trabalho Vitória, em Lisboa, em cujo encerramento interveio o secretário-geral do Partido. A iniciativa reuniu uma centena de...