- Nº 1789 (2008/03/13)
Iniciativas por todo o País e no estrangeiro

Lembrar o passado para construir o futuro

PCP
O aniversário do Partido está a ser comemorado em centenas de iniciativas por todo o País. Em seguida, destacamos algumas, das quais nos chegou informação à redacção.

O Sector da Função Pública de Lisboa assinalou o aniversário do Partido no dia 6 com um jantar em que participaram 80 pessoas. Na iniciativa, José Casanova, da Comissão Política, salientou que os 87 anos do Partido comemoram-se em ano de Congresso, logo, de reforço do Partido. Este aniversário cumpre-se também num ano de grandes exigências na organização da luta contra a política de direita e por uma alternativa de esquerda.
No dia seguinte, foi a vez do Sector dos Transportes da Organização Regional de Lisboa realizar o seu jantar comemorativo, com a participação de 60 militantes e simpatizantes do Partido. José Casanova, após considerar o XVIII Congresso a mais importante de todas as tarefas partidárias para este ano, realçou que a Marcha do passado dia 1 mostra que é uma tarefa a ser levada a cabo com êxito. Este congresso, confia, afirmará ainda mais o papel singular do PCP na vida nacional. E tornará mais claro como o reforço do Partido a todos os níveis é um ponto de partida indispensável e essencial para a resposta à situação complexa que o País atravessa.
Na Chamusca, realizou-se sábado um almoço em que participaram mais de 150 pessoas. Passando em revista alguns importantes momentos da vida do Partido, o director do Avante! relevou a importância dos congressos do Partido. O XIII Congresso (Extraordinário) reafirmou que «somos e seremos comunistas» e consagrou a derrota da actividade fraccionista, lembrou. Já o XVII Congresso teve importantes consequências ao nível do reforço orgânico, interventivo, eleitoral e político do PCP.
No domingo, José Casanova esteve em Espinho, num jantar que reuniu 90 militantes e amigos do PCP. Para este dirigente comunista, a preparação do XVIII Congresso deverá envolver o colectivo partidário da forma mais ampla e intensa possível. A afirmação dos ideais do socialismo terá de ser outro objectivo deste congresso, afirmou.

No País e no mundo

No decorrer do mês de Março realizaram-se na Emigração iniciativas diversas para assinalar os 87 anos do PCP. Em Neuchâtel, Sion, Thun e Zurique, na Suíça, e em Doudelange, no Luxemburgo. Também se comemorou o aniversário do Partido em São Paulo, no Brasil.
Promovidas pelas organizações do PCP nos diversos países e localidades, muitos comunistas e outros democratas comemoraram a data da fundação do Partido num quadro em que cresce o descontentamento quanto à política desenvolvida pelo Governo do PS no País e nas comunidades portuguesas. Nas várias intervenções, foram denunciadas as opções meramente economicistas na política governamental.
Para os comunistas na emigração, a política do Governo está de costas voltadas para a resolução dos problemas, nomeadamente quanto ao ensino do português no estrangeiro e aos serviços consulares. Foram também recordadas as eleições para o Conselho das Comunidades Portuguesas, agendadas para 20 de Abril, e que constituem um momento ímpar para eleger representantes firmes e combativos.
O XVIII Congresso do Partido esteve igualmente em destaque, bem como a necessidade de reforço do Partido nas comunidades portuguesas.
Dezenas de militantes do PCP da ilha açoreana do Faial comemoraram, no domingo, dia 9, o 87.º aniversário do Partido num almoço realizado num restaurante da cidade da Horta. Hélder Silva, do executivo do Partido na ilha, referiu-se ao reforço da organização partidária naquela organização, enquanto que Luís Bruno, responsável pela organização do PCP no Faial, sublinhou a importância das próximas regionais de Outubro, considerando ser necessário recuperar o deputado da CDU.
José Decq Mota, do Comité Central e vereador na Câmara Municipal da Horta, destacou as eleições intercalares na freguesia de Pedro Miguel, apelando a uma votação em massa na CDU, desafiando os eleitores a elegerem o candidato da CDU, José Vargas, presidente da Junta.