Albano Nunes, no aniversário do Partido

XVIII Congresso é a grande tarefa para 2008

No almoço de aniversário do Partido realizado na sede nacional do PCP no dia 6 de Março, Albano Nunes, da Comissão Política e do Secretariado, realçou que «quem escrever com objectividade a história do nosso País nos últimos 87 anos encontrará sempre os comunistas nas primeiras linhas de combate».
Perante dezenas de funcionários e colaboradores da estrutura central do Partido, Albano Nunes lembrou que o PCP impôs-se à consideração de todos, nos anos da ditadura, «simplesmente como “o Partido”, pois foi o único que conseguiu resistir à longa noite fascista». Assim, acrescentou, «quando se pretende reescrever a História, branquear e mesmo reabilitar o fascismo, diminuir e apagar o papel do nosso Partido na luta do nosso povo, tanto antes como depois do 25 de Abril, lembrar e repor a verdade histórica é uma tarefa da mais alta importância».
Para este dirigente comunista, «se todos os anos celebramos o aniversário do Partido com muitas centenas de iniciativas» é porque «nos orgulhamos da nossa exaltante trajectória de amor à liberdade, coragem, desprendimento revolucionário e dedicação sem limites» à causa do socialismo e do comunismo. Este ano, garantiu, está-se a tentar ir ainda mais longe no envolvimento das organizações de base nas celebrações. Se todos os anos se celebra o aniversário, prosseguiu, é porque «da história heróica do nosso Partido podemos retirar experiências, lições e motivos de inspiração de grande valor e actualidade para a nossa intervenção revolucionária».
Albano Nunes garantiu que se é «sempre inspirador revisitar o passado do PCP, é particularmente importante fazê-lo em ano de Congresso. E quando, num processo cuja primeira fase acaba por ser aberta pelo Comité Central, «o nosso grande colectivo partidário é chamado a proceder a análises e a tomar decisões da mais alta importância». A primeira fase da preparação do XVIII Congresso, lembrou, vai até Junho e que «queremos o mais ampla e organizada possível, envolvendo na discussão das linhas essenciais aprovadas pelo CC, todos os organismos do Partido, das direcções regionais às organizações de base».
O dirigente comunista apelou para que se faça da preparação e realização do XVIII Congresso a «nossa grande tarefa em 2008». Uma tarefa que, especificou, «é inseparável da intensa actividade que todos e cada um na sua esfera de responsabilidades, somos chamados a desenvolver, voltados para fora, para as massas».
Antes de terminar, Albano Nunes destacou duas características fundamentais do PCP – a sua natureza de classe – e a «decisiva importância de cuidar de modo persistente das raízes do Partido na classe operária e nas massas trabalhadoras – e a base teórica do Partido, para «evidenciar a vitalidade e actualidade do marxismo-leninismo».


Mais artigos de: PCP

Rumo ao socialismo

Em mais de oito décadas, o PCP foi sendo construído por muitos milhares de militantes comunistas e forjado em muitas lutas contra o fascismo, pela liberdade e democracia, pelo socialismo. A sua história fez-se – e continua a fazer-se – todos os dias pela intervenção dedicada de várias gerações de comunistas. Em seguida, o Avante!, baseado no livro das Edições Avante! 85 momentos de vida e luta do PCP, destaca alguns momentos relevantes da história do PCP. Poderiam ser muitos outros. Escolhemos estes.

Um distrito preparado para a luta

O comício da Maia do dia 8 foi uma grande iniciativa de comemoração do aniversário do Partido. Para além de Jerónimo de Sousa (ver páginas anteriores), falaram Belmiro Magalhães, da organização regional, e Nicole Santos, da JCP.

Centenas no almoço do Seixal

Foi com um especial entusiasmo que centenas de militantes do PCP da Península de Setúbal participaram, domingo, no tradicional almoço comemorativo do aniversário do PCP, que se realizou mais uma vez no Seixal.

Lembrar o passado para construir o futuro

O aniversário do Partido está a ser comemorado em centenas de iniciativas por todo o País. Em seguida, destacamos algumas, das quais nos chegou informação à redacção.

Mais militantes e mais intervenção

O Centro de Trabalho de Ovar do PCP, recentemente remodelado, recebeu, sábado, um jantar concelhio de comemoração do 87.º aniversário do Partido. A iniciativa contou com a participação de Armindo Miranda, da Comissão Política.Na sua intervenção, o dirigente do PCP considerou que festejar os 87 anos de vida do PCP é...

Bandeiras vermelhas nas ruas de Aveiro

O aniversário do PCP foi assinalado pela Comissão Concelhia de Aveiro, no dia 6, com uma arruada pelas ruas do centro da cidade. Num ambiente de festa, com bandeiras vermelhas desfraldadas, distribuíram-se cravos vermelhos e um documento concelhio alusivo à data. Várias pessoas saudaram os militantes do Partido,...

<i>Avante!</i> clandestino

Não é possível fazer a história do que foi a ditadura fascista sem consultar as páginas do Avante! clandestino, como não é possível conhecer a heróica resistência antifascista do povo português, com os comunistas à frente, sem ler aquelas páginas de papel fino e pequeno, feitas, distribuídas e lidas com mil cuidados. Em...

Gondomar

Em Gondomar, o aniversário do Partido foi comemorado com um almoço, realizado no sábado, que contou com a participação de Albano Nunes, do Secretariado e da Comissão Política. Estiveram presentes 220 pessoas.

Célula dos Correios realiza Assembleia

Realizou-se no dia 8 a Assembleia da célula dos Correios de Lisboa. No debate, destacou-se a situação que se vive nos CTT e noutras empresas do sector. Nos CTT, acusa o PCP, o Governo tenta provocar, através dos seus «homens de mão» na empresa, a caducidade do Acordo de Empresa. Esta atitude originou os elevados índices...

Cumprir os direitos das mulheres

O PCP assinalou o Dia Internacional da Mulher em diversos pontos do País, com um conjunto de acções junto de mulheres, designadamente trabalhadoras.

Política educativa compromete desenvolvimento

A três dias da grande manifestação que sábado reuniu 100 mil docentes em Lisboa, Jerónimo de Sousa participou num encontro com professores e educadores num hotel da capital. Na sua intervenção, o secretário-geral do PCP reconheceu que o acesso à educação e as condições para o sucesso escolar não são iguais para todas as...

Ministro ofende PCP

O PCP considera que as declarações de Augusto Santos Silva são uma «tentativa de última hora» para condicionar a participação na manifestação nacional de professores que levou no sábado 100 mil professores à baixa lisboeta. O ministro acusara, na véspera, em Chaves, os populares que se concentravam junto ao local onde...

Contra a revisão do Código para pior

A condenação dos objectivos e das propostas que surgem no processo de revisão do Código do Trabalho, desencadeado pelo Governo, sobressaiu no debate que teve lugar anteontem à tarde, no centro de trabalho Vitória, em Lisboa, em cujo encerramento interveio o secretário-geral do Partido. A iniciativa reuniu uma centena de...

Faleceu Rogério Ribeiro

Faleceu segunda-feira Rogério Ribeiro, artista plástico de renome internacional e empenhado militante comunista.