


Reuniu o Comité Central do PCP
Reforçar o Partido
Por um Portugal com futuro
O Comité Central do PCP, reunido a 12 e 13 de Janeiro de 2007, procedeu à análise da situação política nacional num momento particularmente marcado pelo brutal agravamento do custo de vida e pela ofensiva contra os direitos dos trabalhadores e examinou o desenvolvimento da luta dos trabalhadores e do povo português, sublinhando a importância e significado das grandes acções de luta ocorridas no último trimestre. O Comité Central avaliou também o desenvolvimento da situação internacional, marcada pela resistência e luta dos povos e pelas crescentes agressões do imperialismo.
O CC procedeu a um balanço da iniciativa partidária, avaliou a concretização da acção de reforço da organização do Partido e definiu para este ano as principais linhas de trabalho, destacando-se a aprovação de resoluções sobre o reforço do Partido e na defesa da vitória do SIM no referendo sobre a despenalização da IVG.
Administração Pública
Travar a afronta
O Plenário da Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública afirmou o empenho na mobilização para a manifestação nacional convocada pela CGTP-IN para 2 de Março, e levou ao primeiro-ministro a afirmação de total disponibilidade para prosseguir a luta, «se o Governo continuar com a sua afronta aos trabalhadores e à população.

Alternativa bolivariana
Reforço na América Latina
Correa a Ortega prometem aderir à ALBA e reforçar a alternativa bolivariana, juntando as vozes do Equador e da Nicarágua a Cuba, Bolívia e Venezuela.
Governo espanhol
Os compromissos com a ETA
Representantes do governo espanhol mantiveram várias reuniões com a ETA durante o ano findo, que levaram a compromissos permitindo à organização separatista anunciar o cessar-fogo.