Votar PCP-PEV, de Norte a Sul, nas ilhas e na emigração
Sandra Pereira e João Pimenta Lopes, candidatos da CDU ao Parlamento Europeu, têm participado em diversas acções de campanha por todo o País. Da mesma forma, milhares de activistas e apoiantes desenvolvem o trabalho na mobilização para o voto em PCP-PEV.
Também no distrito da Guarda, Sandra Pereira contactou os trabalhadores da empresa ARA, em Seia
Sandra Pereira visitou, no dia 30, o Museu do Côa. Aqui, após reunir com a administração e contactar os trabalhadores, lembrou o histórico de intervenção da CDU em defesa do património rupestre deste vale, exigindo o financiamento adequado e rompendo com a sua mercantilização. Ainda nesse dia, marcou presença numa sessão pública em Alvoco da Serra.
Numa campanha que continua, a deputada no PE tem passado por diversas zonas do País, como o Fundão (reunindo com agricultores) ou Vila Real (participando no plenário dos trabalhadores das Águas do Norte, onde exigiu melhores condições laborais).
Por seu lado, João Pimenta Lopes participou, no dia 31, numa tribuna em Viana do Castelo, onde denunciou a PAC e a asfixia à pequena e média agricultura. Também nesse dia, esteve com os trabalhadores da Uchyiama (exigindo o aumento geral dos salários) e dos comerciantes de Caminha.
Já no dia 3, o deputado no PE visitou Monforte, contactando as populações do concelho ao lado do mandatário local Fernando Saião. Ainda no dia 25, o candidato tinha participado num jantar CDU em Condeixa-a-Nova, depois de ter contactado com comerciantes no Mercado D. Pedro V, Coimbra.
Dentro...
A campanha tem continuado por todo o País, em todas as regiões, envolvendo um sem-número de activistas e apoiantes da CDU, que levam mais longe a necessidade do voto na coligação PCP-PEV.
No dia 3, em Canas de Senhorim, Nelas, com o candidato Leonel Ferreira, ficou clara a necessidade de combater o aumento do custo de vida, sentimento partilhado pelos trabalhadores e pequenos comerciantes contactados. Ideia similar surgiu nas muitas distribuições na região do Porto, como a realizada pelo candidato Joel Moriano, no dia 31, na Avenida da República, em Gaia.
Já em Braga, no sábado, a CDU, com o candidato e vereador Vítor Rodrigues, teve por foco a defesa da produção local sustentável e da pequena e média agricultura, num contacto realizado no mercado da cidade. O mesmo tema encontrou eco, no dia 2, na visita realizada por Cátia Benedetti à feira agrícola da Vinha Brava, em Angra do Heroísmo.
Também na Madeira, no dia 30, a actividade de campanha da coligação PCP-PEV não terminará até ao último dia, tendo o candidato Duarte Martins, entre diversas outras acções, contactado com os pescadores do Caniçal, apresentando medidas para solucionar os problemas do sector.
Por seu lado, os activistas da CDU em Bragança passaram pela Sortegel, num acção de contacto que serviu para ouvir os trabalhadores e os seus problemas, e apresentar as soluções da coligação PCP-PEV para a sua resolução.
...e fora do País!
Os activistas e apoiantes da CDU que residem fora do País também têm levado mais longe as propostas do PCP-PEV para pôr fim aos problemas pelos quais os emigrantes passam. Junto das comunidades portuguesas no estrangeiro, a CDU tem realizado as mais diversas acções, desde contactos e distribuições em Londres, no Reino Unido, até uma participada sessão de esclarecimento na Suíça, onde participou Bernardino Soares, membro do Comité Central.