No Algarve e no País é preciso dar força a esta força de confiança

A acção dos deputados é«a prova de que vale a pena confiar, vale a pena votar na CDU», porque esta«é uma força de confiança, que cumpre os compromissos que assume, a favor do povo e do País».

AD e PS dizem agora o contrário daquilo que fizeram os seus deputados

Na baixa de Faro, ao final da tarde de sexta-feira, 31 de Maio, João Oliveira admitiu que «há razões para que as pessoas desconfiem dos políticos, porque dizem uma coisa e fazem outra». O primeiro candidato na lista da CDU para as eleições do próximo domingo concretizou: «Vemos a AD e o PS a dizerem agora exactamente o contrário daquilo que andaram a fazer os seus deputados no PE».

Se «há deputados e forças políticas que não são de confiança», a verdade é que «dos deputados da CDU ninguém consegue dizer isso», sublinhou, intervindo no final de um desfile da coligação PCP-PEV na Rua de Santo António, que permitiu falar com transeuntes, comerciantes e trabalhadores.

João Oliveira observou que, «como vimos aqui, há disponibilidade para nos ouvirem, há reconhecimento da importância da nossa intervenção». Às muitas dezenas de activistas que integraram o desfile, reforçou o apelo: «Temos de levar, a todos e a cada um, o desafio de associar a esse reconhecimento o voto na CDU dia 9».

Nestas eleições, «está ao nosso alcance termos um resultado que corresponda àquilo de que o povo e o País precisam», «está ao nosso alcance construir um grande resultado eleitoral da CDU, que rompa com presságios de aves agoirentas, dizendo que o caminho é sempre para baixo», frisou o candidato da CDU e dirigente do PCP. «O nosso povo tem direito a que o caminho seja para cima, tem direito a que as suas condições de vida sejam melhores, num país mais democrático, desenvolvido e soberano, numa Europa de paz, cooperação e progresso», contrapôs.

Mário Cunha, candidato residente no Algarve, foi o primeiro a intervir, recordando que a região «está cada vez mais distante daquilo que prometeram» quando da entrada na então CEE. Com «governos submetidos aos interesses dos grupos económicos e aos ditames da UE», as potencialidades não são aproveitadas e a realidade laboral é marcada por elevada precariedade e baixos salários. No entanto, «os grandes hotéis conseguem receber fundos comunitários, enquanto atiram os seus trabalhadores para os apoios do banco alimentar».

Perante a grave situação em áreas como a saúde, a habitação ou os transportes públicos, devia ser «mais importante dar respostas aos problemas do que fazer brilharetes em Bruxelas».

«Só na CDU podemos encontrar os valores da justiça social e ambiental, o respeito pelos direitos dos cidadãos e do desenvolvimento e a defesa da diversidade natural e cultural, que assente em modos de vida solidários e saudáveis», destacou Mariana Silva.

A dirigente do Partido Ecologista «Os Verdes» e candidata da CDU referiu-se ao problema da seca, indicando que este é um motivo mais para continuar a lutar pela não privatização da água e para que sejam aplicados os planos de gestão deste bem essencial à vida. Defendeu que «projectos delapidadores da natureza não poderão continuar a ser apoiados, só porque os pintam de verde».


Ria Formosa valiosa

A jornada de João Oliveira – acompanhado por Maria Silva, Mário Cunha e Marta Parente, que também integram a lista de candidatos da CDU – no Sotavento algarvio começou com uma visita à Ria Formosa, durante a qual foi exposto, de viva voz, um dos problemas mais sentidos por viveiristas e mariscadores: a proibição de acesso aos viveiros em certas zonas, por poluição, em condições que lhes suscitam muitas interrogações, e durante períodos muito prolongados (até sete anos).

Para a CDU, os problemas de poluição devem ser resolvidos e a Política Comum de Pescas deve apoiar a pequena pesca artesanal, ambientalmente sustentável, em vez de favorecer as grandes empresas do sector.


Falta requalificar EN 125

Com um contrato de parceria público-privada firmado em 2009, só avançaram algumas obras no Barlavento, mantendo-se a urgência de requalificação da EN 125, que liga as principais localidades do Algarve. Um exemplo dos prejuízos desta situação foi visitado na tarde de dia 31 pelos candidatos da CDU, no antigo cruzamento para ligação a Santa Rita e Cacela Velha, no concelho de Vila Real de Santo António. As medidas provisórias afastaram os problemas de segurança uns metros para cada lado, e limitaram o acesso à EN 125 pelos moradores.

 



Mais artigos de: Eleições

A força que cresce e conta para uma vida melhor

«A CDU faz falta e faz falta mais força à CDU», afirmou Paulo Raimundo no grande comício de Lisboa, sábado, onde salientou haver muitas e boas razões para confiar o voto à coligação PCP-PEV. Já o primeiro candidato, João Oliveira, considerou que esta é uma «batalha pela democracia», contra as injustiças e a submissão, pela paz e a soberania.

Mulheres manifestam o seu apoio à alternativa necessária

A UE e os Estados-Membro têm de assegurar políticas que representem avanços nas condições de vida e nos direitos da mulheres. Esta foi uma das ideias trazidas no almoço de mulheres que se realizou no dia 4 na Casa do Alentejo, Lisboa, com o primeiro candidato João Oliveira.

Inverter o rumo de desastre e defender a produção nacional

Em Alpiarça, João Oliveira apelou ao voto na CDU para defender a produção nacional, «uma questão estratégica» para o País e factor de desenvolvimento, criação e qualificação de emprego, salvaguardando o ambiente e a soberania nacional.

Votar PCP-PEV, de Norte a Sul, nas ilhas e na emigração

Sandra Pereira e João Pimenta Lopes, candidatos da CDU ao Parlamento Europeu, têm participado em diversas acções de campanha por todo o País. Da mesma forma, milhares de activistas e apoiantes desenvolvem o trabalho na mobilização para o voto em PCP-PEV.

É fácil e vale a pena votar na CDU

Votar na CDU, no domingo, é tão fácil como sempre: colocar a cruz à frente do símbolo da coligação PCP-PEV (a foice e o martelo com o girassol ao lado) e colocar o voto na urna. A única diferença para quem vota é que o pode fazer em qualquer lado.

Participado jantar da CDU em Melides

No dia 30, o Secretário-Geral e o primeiro candidato João Oliveira marcaram presença num participado jantar da CDU em Melides, Grândola, com a assistência de dezenas de activistas e apoiantes. Paulo Raimundo destacou a lista da coligação PCP-PEV ao Parlamento Europeu, com candidatos ligados à...

Só há desenvolvimento se as crianças forem felizes

A campanha da CDU centrou-se, dia 1, nos direitos das crianças. No dia mundial que lhes é consagrado, as crianças estiveram no centro das atenções – e não apenas dos discursos. Um insuflável, jogos e brinquedos, pinturas faciais e desenhos, pipocas e outras brincadeiras estavam à disposição...

Desfile na Marinha Grande

Uma grande comitiva da CDU, em que estavam inseridos os candidatos João Oliveira, Mariana Silva e Maria Loureiro e o dirigente comunista Vasco Cardoso, desfilou, no dia 29, pela Avenida Vitor Gallo, Marinha Grande. Nos vários contactos encetados com a população e com o pequeno comércio esteve...

Acção no Feijó pelo SNS

«Queremos aqui o centro de saúde!», lia-se numa faixa da Plataforma Pela Construção do Centro de Feijó, onde decorreu, sexta-feira, 31, uma Tribuna Pública da CDU «Pela defesa do Serviço Nacional de Saúde» (SNS), que contou com a participação do Secretário-Geral do PCP. Com Paulo Raimundo, na...

Ambiente é foco de visita à Arrábida

A Serra da Arrábida é uma referência da urgente necessidade de investimento na defesa da biodiversidade, sendo exemplo das contradições entre o que se promete a nível nacional e na UE, e o que realmente se faz. Este foi o tema da visita da CDU à Fortaleza de São Filipe, na Arrábida, que...

Contacto com os trabalhadores da Câmara de Almada

No dia 31 de Maio e após uma tribuna pública «Em defesa do SNS» no Feijó, Paulo Raimundo contactou com os trabalhadores dos Serviços Operacionais da Câmara Municipal (CM) de Almada, em Vale Figueira. Logo à entrada do Parque uma faixa do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração...

PCP-PEV em defesa dos imigrantes e seus direitos

A CDU realizou, no dia 30, um convívio pelos direitos dos imigrantes, na Associação Africana no Alto do Seixalinho, Barreiro, que contou com os candidatos João Oliveira e Seyne Torres. O candidato ao Parlamento Europeu destacou os elementos essenciais para dar resposta aos problemas que...

Desfile em Loures com Paulo Raimundo

A cinco dias das eleições para o Parlamento Europeu (PE), Paulo Raimundo, Secretário-Geral do PCP, esteve, logo pela manhã, em Loures, tendo participado num desfile de apoio à candidatura da CDU, que se iniciou no Pavilhão Paz e Amizade e terminou junto ao Centro de Trabalho do PCP, onde se...

Na Santiagro respirou-se confiança

No dia 31, de visita às muitas dezenas de stands presentes na Santiagro, tradicional feira agropecuária e do cavalo em Santiago do Cacém, onde foi acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, por Ângelo Alves, da Comissão Política, outros eleitos autárquicos, dirigentes...

João Oliveira visita Fortaleza de Peniche

Uma delegação da CDU, em que estavam presentes os candidatos João Oliveira e Mariana Silva, visitou, no dia 29, o Museu Nacional Resistência e Liberdade – Fortaleza de Peniche, inaugurado no dia 27 de Abril. A visita foi acompanhada por José Pedro Soares, resistente anti-fascista, ex-preso...

Defender também em Estrasburgo a língua e cultura portuguesas

«Destacar a importância que tem defender, também no Parlamento Europeu (PE), a língua e cultura portuguesas», não numa «perspectiva fechada mas naquilo que a nossa língua e literatura se enriquecem no contacto com os outros, no intercâmbio e diálogo culturais», foi o objectivo da visita de...

Saúde, trabalho e produção marcam visita ao Alentejo

No dia 28, Paulo Raimundo visitou o distrito de Évora, tendo marcado presença numa participada sessão em defesa do SNS, em Montemor-o-Novo, onde foi lembrada a falta de médicos no concelho, particularmente grave para as populações de localidades isoladas e distantes. Após intervenções do...

A somar apoios até ao último dia

De vários sectores chegam listas de apoiantes da CDU às eleições para o Parlamento Europeu. Com razões diversas, todos reconhecem na coligação PCP-PEV a melhor opção para assegurar o desenvolvimento e a soberania do País, o bem-estar do povo e a construção de uma Europa de paz, progresso e justiça social. Os números...

Apoiamos a CDU

Acácio CarvalhoArtista plástico Adelino PereiraCoordenador da União dos Sindicatos de Aveiro e membro da Comissão Executiva da CGTP-IN Alexandra SargentoActriz Alexandre MendesCoordenador da Federação dos...

Conversar, esclarecer e mobilizar, apela João Oliveira em Évora

«A CDU conta com muitos milhares e milhares de activistas por todo o País, de Norte a Sul, incluindo nas regiões autónomas, que andam por aí a fazer da campanha eleitoral um período de contacto e esclarecimento do que está em causa nestas eleições ao PE», começou por afirmar, anteontem, dia 4,...