Impulsionar Almada para o futuro

Até ao dia 26 de Se­tembro, «trata-se de de ga­rantir a vi­tória da CDU, de re­tomar e di­na­mizar o tra­balho que res­ponde aos in­te­resses e as­pi­ra­ções da po­pu­lação», de «as­se­gurar que o no­tável tra­balho da CDU im­pul­sione no­va­mente Al­mada para o fu­turo». Este foi o de­safio dei­xado por Je­ró­nimo de Sousa na noite de sá­bado, 28, na Praça São João Ba­tista, em Al­mada, onde a CDU apre­sentou as listas com­pletas à As­sem­bleia (AM) e Câ­mara (CM) Mu­ni­ci­pais.

O pe­ríodo de in­ter­ven­ções po­lí­ticas foi an­te­ce­dido pelos Toca A Rufar e o Grupo Coral Amigos do Alen­tejo. E o ca­rácter po­pular, ge­nuíno, de­sa­pe­gado de in­te­resses pes­soais e capaz de mover po­de­rosos obs­tá­culos e con­tra­riar pre­con­ceitos, que pri­meiro se ex­pressou pela mú­sica, pros­se­guiu nas in­ter­ven­ções de Eva Borges, man­da­tária da can­di­da­tura da CDU, e Bruno Dias, pri­meiro can­di­dato à AM.

Eva Borges ma­ni­festou-se or­gu­lhosa na obra de co­mu­nistas e eco­lo­gistas ao longo de mais de 40 anos em Al­mada e des­montou a ideia-feita de que os jo­vens não querem saber de po­lí­tica. Bruno Dias, por seu lado, su­bli­nhou a cons­trução de um con­celho a pulso, sa­li­entou a li­gação ímpar do PCP a Al­mada e ao seu povo, a con­duta di­fe­ren­ciada no exer­cício de cargos po­lí­ticos, dando nota do cres­cente apoio e en­tu­si­asmo em torno das can­di­da­turas da CDU.

A vi­tória da CDU em Al­mada foi re­cla­mada, igual­mente, por Maria das Dores Meira, can­di­data à pre­si­dência da CM. Cha­mada, como os de­mais ora­dores, por Fer­nando Jorge e Joana Fi­gueira, a au­tarca, que re­side há mais de 50 anos na ci­dade, con­si­derou o re­gresso da CDU à gestão mu­ni­cipal e das fre­gue­sias uma ne­ces­si­dade, dada a es­tag­nação que o PS pro­moveu nos úl­timos quatro anos.

Maria das Dores Meira re­alçou também que a CDU já ouviu mais de 300 ins­ti­tui­ções, as­so­ci­a­ções e co­lec­ti­vi­dades, tem um pro­grama e pro­jectos só­lidos, bem como can­di­da­turas sem pa­ra­lelo para o mu­ni­cípio e as fre­gue­sias, cuja com­pe­tência e amor a Al­mada des­toam das apre­sen­tadas pelas de­mais forças po­lí­ticas.

A acu­sação de que a CDU nada fez em Al­mada ao longo de mais de 40 anos foi cri­ti­cada por Maria das Dores Meira nos mais fortes termos, qua­li­fi­cando-a mesmo como «um in­sulto à in­te­li­gência dos al­ma­denses».

«A CDU tem provas dadas, tem um pro­jecto para o con­celho, é ga­rantia acres­cida de de­fesa dos in­te­resses da po­pu­lação», in­sistiu, por isso, o Se­cre­tário-geral do Par­tido no en­cer­ra­mento da ini­ci­a­tiva.

Mas, ad­vertiu, «a vi­tória da CDU exige um grande tra­balho de es­cla­re­ci­mento e mo­bi­li­zação», de­sig­na­da­mente pe­rante a «acção ma­ni­pu­la­dora e fal­si­fi­ca­dora de ou­tras forças po­lí­ticas», acres­centou, antes de con­cluir que «a can­di­da­tura da CDU é a da con­ver­gência de todos aqueles que, in­de­pen­den­te­mente da sua opção par­ti­dária, querem a pro­tecção e o de­sen­vol­vi­mento do con­celho e a me­lhoria da qua­li­dade de vida da sua po­pu­lação».



Mais artigos de: Eleições

Continuar a fazer Setúbal melhor

André Mar­tins, can­di­dato à pre­si­dência da Câ­mara Mu­ni­cipal de Se­túbal, sa­li­enta nesta en­tre­vista ao Avante! que, «quando di­zemos “Con­ti­nuar Se­túbal”, não sig­ni­fica que temos mais umas coisas para fazer e de­pois ter­minou». Fun­dador e di­ri­gente do PEV, com mais de duas dé­cadas de in­ter­venção no Poder Local no con­celho, as­sume a con­ti­nu­ação do pro­jecto da CDU e an­tevê um pendor mais eco­lo­gista no pró­ximo man­dato.

Retomar em Almada o caminho do desenvolvimento

Ao fim de 12 anos à frente do mu­ni­cípio de Se­túbal, Maria das Dores Meira é agora can­di­data da CDU a pre­si­dente da Câ­mara Mu­ni­cipal de Al­mada, para re­co­locar o con­celho no rumo de de­sen­vol­vi­mento a que a sua po­pu­lação se ha­bi­tuou, in­ter­rom­pido no ac­tual man­dato.

Jerónimo de Sousa apela ao reforço da votação na CDU

«Temos fortes ra­zões para partir com con­fi­ança para o com­bate elei­toral que aí está, afir­mando o valor do pro­jecto da CDU», afirmou, na se­gunda-feira, 30, Je­ró­nimo de Sousa, na sessão pú­blica «Re­gião de Se­túbal – força de Abril a cons­truir o fu­turo».

Para a CDU, defender o ambiente é cumprir a Constituição

A Ju­ven­tude CDU re­a­lizou de­zenas de ini­ci­a­tivas, no dia 26, sob o lema «Am­bi­ente – um di­reito cons­ti­tu­ci­onal numa terra para poder viver», que cul­mi­naram numa sessão pú­blica em Lisboa, em que par­ti­cipou Je­ró­nimo de Sousa.

CDU afirma-se no distrito de Évora

Sábado, numa sessão pública em Montemor-o-Novo, intitulada «Valorização das pensões», Jerónimo de Sousalembrou que foi pela acção e proposta do PCP que foi possível, mais uma vez, este ano, garantir um aumento de pensões. «O aumento de 10 euros que foi possível concretizar em 2021 para as...

Jerónimo de Sousa no Litoral Alentejano

Na sexta-feira, 27, Jerónimo de Sousa esteve no Litoral Alentejano. De manhã, em Alcácer do Sal viajou no Nónio, o novo Sistema de Transporte Urbano de cariz local do município, que permite a deslocação dos residentes nos bairros periféricos ao centro urbano da cidade e o acesso a bens...

Loures é exemplo do projecto distintivo e aberto da CDU

«A partir da composição do conjunto das candidaturas da CDU a estas eleições, não é possível deixar de assinalar a elevada participação de homens, mulheres e jovens sem filiação partidária», notou Jerónimo de Sousa num encontro com independentes e apoiantes, quarta-feira, 25, em Loures. O...

Redesenhar o futuro de Vila Franca de Xira

Depois de um momento cultural e de apresentada a iniciativa por Jorge Carvalho, o primeiro da lista à Assembleia Municipal, Joana Bonita, candidata à presidência da Câmara Municipal, foi a primeira a usar da palavra. Desde 26 de Maio, dia em que foi anunciada a candidatura aos oito órgãos do...