Loures é exemplo do projecto distintivo e aberto da CDU

«A partir da composição do conjunto das candidaturas da CDU a estas eleições, não é possível deixar de assinalar a elevada participação de homens, mulheres e jovens sem filiação partidária», notou Jerónimo de Sousa num encontro com independentes e apoiantes, quarta-feira, 25, em Loures.

O Secretário-geral do PCP precisou que «o facto de cerca de 15 mil candidatos, 35 por cento do total, serem independentes, confirma a dimensão unitária da CDU e o que representa enquanto espaço de participação, intervenção e realização ao serviço das populações».

Este foi um dos aspectos distintivos da CDU assinalados pelo dirigente comunista na iniciativa. Aliás, no seguimento do que já haviam dito, da mesma tribuna, Maria Eugénia Coelho, cabeça-de-lista à Assembleia Municipal de Loures que sublinhou, a propósito, que 38 por cento dos candidatos aos órgãos autárquicos concelhios são independentes e quase metade são mulheres, e Mariana Silva, do PEV, para quem a CDU é garante de uma acção consequente e abrangente, incluindo no que à defesa do meio ambiente diz respeito.

Outros traços distintivos da CDU assinalados por Jerónimo de Sousa são a afirmação e o compromisso com um projecto e um programa, não se escondendo «em falsas listas de independentes que mais não são do um que instrumento para projectos pessoais ou de grupo», assim como as «prioridades e opções que assume», o «rigor na gestão e no desempenho dos cargos públicos», a «atenção dada à participação das populações» e ao «papel do movimento associativo».

O Secretário-geral do Partido considerou ainda «esclarecedor que tenha sido a CDU a resolver o desequilíbrio financeiro herdado da gestão PS neste município de Loures», facto que o actual presidente da Câmara e recandidato ao cargo, Bernardino Soares, também relevou, salientando, com detalhe, a ausência de norte por parte do PS na gestão de freguesias no concelho, bem como de alternativa credível para o futuro do município.

Bernardino Soares não deixou, igualmente, de assinalar elementos marcantes da gestão da CDU e de insistir em diferenciá-los do passado que o PS quer fazer regressar, como não esqueceu de expressar solidariedade para com os trabalhadores da Saint-Gobain Sekurit, em Santa Iria de Azóia, ameaçados de despedimento, o qual, a ocorrer, deixará o País mais dependente e deficitário num sector produtivo imprescindível, como lamentaria também Jerónimo de Sousa na intervenção de encerramento.




Mais artigos de: Eleições

Continuar a fazer Setúbal melhor

André Martins, candidato à presidência da Câmara Municipal de Setúbal, salienta nesta entrevista ao Avante! que, «quando dizemos “Continuar Setúbal”, não significa que temos mais umas coisas para fazer e depois terminou». Fundador e dirigente do PEV, com mais de duas décadas de intervenção no Poder Local no concelho, assume a continuação do projecto da CDU e antevê um pendor mais ecologista no próximo mandato.

Retomar em Almada o caminho do desenvolvimento

Ao fim de 12 anos à frente do município de Setúbal, Maria das Dores Meira é agora candidata da CDU a presidente da Câmara Municipal de Almada, para recolocar o concelho no rumo de desenvolvimento a que a sua população se habituou, interrompido no actual mandato.

Jerónimo de Sousa apela ao reforço da votação na CDU

«Temos fortes razões para partir com confiança para o combate eleitoral que aí está, afirmando o valor do projecto da CDU», afirmou, na segunda-feira, 30, Jerónimo de Sousa, na sessão pública «Região de Setúbal – força de Abril a construir o futuro».

CDU afirma-se no distrito de Évora

Sábado, numa sessão pública em Montemor-o-Novo, intitulada «Valorização das pensões», Jerónimo de Sousalembrou que foi pela acção e proposta do PCP que foi possível, mais uma vez, este ano, garantir um aumento de pensões. «O aumento de 10 euros que foi possível concretizar em 2021 para as...

Impulsionar Almada para o futuro

Até ao dia 26 de Setembro, «trata-se de de garantir a vitória da CDU, de retomar e dinamizar o trabalho que responde aos interesses e aspirações da população», de «assegurar que o notável trabalho da CDU impulsione novamente Almada para o futuro». Este foi o desafio deixado por Jerónimo de...

Jerónimo de Sousa no Litoral Alentejano

Na sexta-feira, 27, Jerónimo de Sousa esteve no Litoral Alentejano. De manhã, em Alcácer do Sal viajou no Nónio, o novo Sistema de Transporte Urbano de cariz local do município, que permite a deslocação dos residentes nos bairros periféricos ao centro urbano da cidade e o acesso a bens...

Redesenhar o futuro de Vila Franca de Xira

Depois de um momento cultural e de apresentada a iniciativa por Jorge Carvalho, o primeiro da lista à Assembleia Municipal, Joana Bonita, candidata à presidência da Câmara Municipal, foi a primeira a usar da palavra. Desde 26 de Maio, dia em que foi anunciada a candidatura aos oito órgãos do...