Para a CDU, defender o ambiente é cumprir a Constituição

A Juventude CDU realizou dezenas de iniciativas, no dia 26, sob o lema «Ambiente – um direito constitucional numa terra para poder viver», que culminaram numa sessão pública em Lisboa, em que participou Jerónimo de Sousa.

«Não se apaguem as responsabilidades do capitalismo na degradação do ambiente»

No âmbito da campanha para as eleições autárquicas, os jovens da CDU empenharam-se, um pouco por todo o País, na realização de 66 iniciativas, número que corresponde ao artigo 66.º da Constituição da República Portuguesa (CRP) que dita: «Todos têm direito a um ambiente de vida humano, sadio e ecologicamente equilibrado».

Já no Jardim da Estrela, em Lisboa, dezenas participaram na iniciativa em que intervieram, antes de Jerónimo de Sousa, Mariana Silva, uma das candidatas da CDU à Assembleia Municipal de Lisboa, e Patrícia Marcelino, membro da Ecolojovem.

«Alguns acordaram agora para a degradação do meio ambiente e clamam contra as alterações climáticas», começou por afirmar o Secretário-geral do PCP. No entanto, a CRP, em 1976, dava já respostas, «apontando o caminho da prevenção e controlo da poluição; do ordenamento do território; da criação de reservas e parques naturais e da conservação da natureza; do aproveitamento racional dos recursos naturais; da promoção, em colaboração com as autarquias locais, da qualidade ambiental das povoações e da vida urbana; da promoção da educação ambiental e do respeito pelos valores do ambiente», completou.

Quando tantos se questionam sobre o caminho para superar os problemas ambientais com que o País está confrontado, Jerónimo de Sousa valoriza que a Juventude CDU «responda com a Constituição que, mesmo mutilada, sujeita a sucessivas alterações e a tentativas de subversão, representa ainda um referencial para a acção e intervenção» da CDU.

Soluções concretas

Nenhuma outra força política segura a bandeira de defesa do ambiente no Poder Local democrático como a CDU. «Registe-se o investimento feito pelos municípios CDU para o cumprimentos da Lei, que teve na origem uma proposta do PCP que prevê a criação dos Centros de Recolha Oficial de Animais», exemplificou o dirigente comunista.

Mas que se note também o empenho da CDU na promoção de práticas amigas do ambiente com a defesa da agricultura familiar, dos circuitos curtos de comercialização e na denúncia de de práticas agressivas para os solos e a natureza. Ou ainda o trabalho incansável para defender a água pública como bem essencial ou as propostas para combater a obsolescência programada.

Uma política ambiental que vise a preservação do equilíbrio da natureza e dos sistemas ecológicos, que respeite o principio da precaução, que garanta a democratização do acesso e usufruto da natureza, combatendo a sua instrumentalização pelo grande capital, «só é possível, em cada município, em cada freguesia, com mais força à CDU», concluiu o Secretário-geral.



Mais artigos de: Eleições

Continuar a fazer Setúbal melhor

André Martins, candidato à presidência da Câmara Municipal de Setúbal, salienta nesta entrevista ao Avante! que, «quando dizemos “Continuar Setúbal”, não significa que temos mais umas coisas para fazer e depois terminou». Fundador e dirigente do PEV, com mais de duas décadas de intervenção no Poder Local no concelho, assume a continuação do projecto da CDU e antevê um pendor mais ecologista no próximo mandato.

Retomar em Almada o caminho do desenvolvimento

Ao fim de 12 anos à frente do município de Setúbal, Maria das Dores Meira é agora candidata da CDU a presidente da Câmara Municipal de Almada, para recolocar o concelho no rumo de desenvolvimento a que a sua população se habituou, interrompido no actual mandato.

Jerónimo de Sousa apela ao reforço da votação na CDU

«Temos fortes razões para partir com confiança para o combate eleitoral que aí está, afirmando o valor do projecto da CDU», afirmou, na segunda-feira, 30, Jerónimo de Sousa, na sessão pública «Região de Setúbal – força de Abril a construir o futuro».

CDU afirma-se no distrito de Évora

Sábado, numa sessão pública em Montemor-o-Novo, intitulada «Valorização das pensões», Jerónimo de Sousalembrou que foi pela acção e proposta do PCP que foi possível, mais uma vez, este ano, garantir um aumento de pensões. «O aumento de 10 euros que foi possível concretizar em 2021 para as...

Impulsionar Almada para o futuro

Até ao dia 26 de Setembro, «trata-se de de garantir a vitória da CDU, de retomar e dinamizar o trabalho que responde aos interesses e aspirações da população», de «assegurar que o notável trabalho da CDU impulsione novamente Almada para o futuro». Este foi o desafio deixado por Jerónimo de...

Jerónimo de Sousa no Litoral Alentejano

Na sexta-feira, 27, Jerónimo de Sousa esteve no Litoral Alentejano. De manhã, em Alcácer do Sal viajou no Nónio, o novo Sistema de Transporte Urbano de cariz local do município, que permite a deslocação dos residentes nos bairros periféricos ao centro urbano da cidade e o acesso a bens...

Loures é exemplo do projecto distintivo e aberto da CDU

«A partir da composição do conjunto das candidaturas da CDU a estas eleições, não é possível deixar de assinalar a elevada participação de homens, mulheres e jovens sem filiação partidária», notou Jerónimo de Sousa num encontro com independentes e apoiantes, quarta-feira, 25, em Loures. O...

Redesenhar o futuro de Vila Franca de Xira

Depois de um momento cultural e de apresentada a iniciativa por Jorge Carvalho, o primeiro da lista à Assembleia Municipal, Joana Bonita, candidata à presidência da Câmara Municipal, foi a primeira a usar da palavra. Desde 26 de Maio, dia em que foi anunciada a candidatura aos oito órgãos do...