Jerónimo de Sousa no Litoral Alentejano

Na sexta-feira, 27, Jerónimo de Sousa esteve no Litoral Alentejano. De manhã, em Alcácer do Sal viajou no Nónio, o novo Sistema de Transporte Urbano de cariz local do município, que permite a deslocação dos residentes nos bairros periféricos ao centro urbano da cidade e o acesso a bens essenciais e serviços públicos que aí podem ser encontrados, desde a área da saúde e protecção social à aquisição de produtos de primeira necessidade. Desde 1 de Junho e até àquele dia já tinham sido efectuadas pelos utentes 1703. A utilização deste sistema de transportes urbanos, que a gestão PS destruiu em 2006 e que a CDU recriou este ano, tem crescido todos os meses. A visita foi acompanhada, entre outros eleitos da CDU, pelo presidente da Câmara Municipal, Vítor Proença, que se recandidata a um terceiro mandato.

No final, o Secretário-geral do PCP falou de uma questão central para as populações e os trabalhadores portugueses: os transportes e a mobilidade. Sobre o Nónio, considerou que o Governo deveria olhar para o exemplo do Nónio de forma a que «a mobilidade das pessoas fosse, de facto, um direito assegurado». Depois, destacou a importância e o significado da concretização da redução do preço dos transportes públicos, uma proposta do PCP, muitas vezes chumbada pelo PS e pelo PSD na Assembleia da República, para as pessoas, mas também em termos ambientais.

Abordada foi igualmente a necessidade de o Estado conceder mais investimento para se poder reduzir o preço dos passes sociais dos cinco concelhos do Litoral Alentejano, apesar do investimento das autarquias (cerca de um milhão de euros), e da devolução da ferrovia regional às populações do Litoral Alentejano.

Vila Morena

Mais tarde, numa sessão pública em Grândola, o Secretário-geral do PCP valorizou o trabalho realizado pela CDU naquele concelho, dando como exemplo a requalificação urbana e do espaço público «com volumosos investimentos», como é o caso da requalificação do Jardim 1.º de Maio, onde decorria aquela iniciativa, e do parque escolar, mas também o investimento efectuado na rede de abastecimento de água e no saneamento das freguesias do concelho. Meritório foi, igualmente, o trabalho desenvolvido no plano social, no apoio à cultura e ao património, «onde pontua a concretização de importantes investimentos que permitiram a abertura do Núcleo Museológico de São Pedro, da Casa Frayões Metello ou da Olaria de Melides, mas também da concretização da nova Biblioteca e Arquivo Municipais», destacou.

O Secretário-geral recordou, depois, o «impacto positivo na vida de milhões de portugueses das medidas de aplicação directa inscritas no Orçamento do Estado por proposta e iniciativa do PCP». Referia-se aos cerca de 300 mil trabalhadores em lay-off que receberam os seus salários a 100 por cento; às 200 mil pessoas que foram abrangidas pelos apoios dirigidos aos trabalhadores independentes e outras pessoas sem protecção social; aos mais de 50 mil trabalhadores desempregados que viram os seus subsídios de desemprego prolongado; aos cerca de 20 mil crianças que foram abrangidas pela gratuitidade das creches.

António Figueira Mendes, que também se recandidata a um terceiro mandato à frente da Câmara de Grândola, anunciou um programa eleitoral «ambicioso» para os próximos quatro anos, onde constam, por exemplo, «medidas para planear o território capaz de atrair empresas e, consequentemente, postos de trabalho com direitos, suportados por um plano de desenvolvimento estratégico sustentável». «Temos um trabalho imenso pela frente, só possível de realizar com competência, dedicação, honestidade e total disponibilidade para trabalhar, como sempre temos feito», frisou o candidato.




Mais artigos de: Eleições

Continuar a fazer Setúbal melhor

André Martins, candidato à presidência da Câmara Municipal de Setúbal, salienta nesta entrevista ao Avante! que, «quando dizemos “Continuar Setúbal”, não significa que temos mais umas coisas para fazer e depois terminou». Fundador e dirigente do PEV, com mais de duas décadas de intervenção no Poder Local no concelho, assume a continuação do projecto da CDU e antevê um pendor mais ecologista no próximo mandato.

Retomar em Almada o caminho do desenvolvimento

Ao fim de 12 anos à frente do município de Setúbal, Maria das Dores Meira é agora candidata da CDU a presidente da Câmara Municipal de Almada, para recolocar o concelho no rumo de desenvolvimento a que a sua população se habituou, interrompido no actual mandato.

Jerónimo de Sousa apela ao reforço da votação na CDU

«Temos fortes razões para partir com confiança para o combate eleitoral que aí está, afirmando o valor do projecto da CDU», afirmou, na segunda-feira, 30, Jerónimo de Sousa, na sessão pública «Região de Setúbal – força de Abril a construir o futuro».

CDU afirma-se no distrito de Évora

Sábado, numa sessão pública em Montemor-o-Novo, intitulada «Valorização das pensões», Jerónimo de Sousalembrou que foi pela acção e proposta do PCP que foi possível, mais uma vez, este ano, garantir um aumento de pensões. «O aumento de 10 euros que foi possível concretizar em 2021 para as...

Impulsionar Almada para o futuro

Até ao dia 26 de Setembro, «trata-se de de garantir a vitória da CDU, de retomar e dinamizar o trabalho que responde aos interesses e aspirações da população», de «assegurar que o notável trabalho da CDU impulsione novamente Almada para o futuro». Este foi o desafio deixado por Jerónimo de...

Loures é exemplo do projecto distintivo e aberto da CDU

«A partir da composição do conjunto das candidaturas da CDU a estas eleições, não é possível deixar de assinalar a elevada participação de homens, mulheres e jovens sem filiação partidária», notou Jerónimo de Sousa num encontro com independentes e apoiantes, quarta-feira, 25, em Loures. O...

Redesenhar o futuro de Vila Franca de Xira

Depois de um momento cultural e de apresentada a iniciativa por Jorge Carvalho, o primeiro da lista à Assembleia Municipal, Joana Bonita, candidata à presidência da Câmara Municipal, foi a primeira a usar da palavra. Desde 26 de Maio, dia em que foi anunciada a candidatura aos oito órgãos do...