Redesenhar o futuro de Vila Franca de Xira
Depois de um momento cultural e de apresentada a iniciativa por Jorge Carvalho, o primeiro da lista à Assembleia Municipal, Joana Bonita, candidata à presidência da Câmara Municipal, foi a primeira a usar da palavra.
Desde 26 de Maio, dia em que foi anunciada a candidatura aos oito órgãos do concelho de Vila Franca de Xira, que a CDU intensificou a sua presença, «já de si constante», na rua e nos locais de trabalho. «Temos conversado com centenas de pessoas, reunido com dezenas de instituições, visitado bairros, lugares, ruas, cafés, mercados, largos, numa campanha que nos distingue de todos os outros. Que vai ao encontro de todos, rua a rua, porta a porta», afirmou a candidata.
«Os problemas que existem e os anseios que nos chegam não são novidade para nós», disse, acrescentando que a CDU tem «experiência, soluções, proposta e acção concreta» para os resolver.
«Há 24 anos que o PS tem vindo a votar este concelhio a periferia da capital. Não investe na solução de problemas estruturais e aceita de forma submissa medidas do Estado Central altamente prejudiciais à população», afirmou ainda.
Já Jerónimo de Sousa lembrou que o povo de Vila Franca de Xira «conhece bem a CDU». «Conhece o seu papel, trabalho e obra quando à frente desta autarquia ao longo de mais de duas décadas, que transformou a vida deste concelho, criou as bases para o seu desenvolvimento, assegurou serviços básicos essenciais, equipou este município, apoiou o movimento popular e reabilitou bairros inteiros de génese ilegal», afirmou, assegurando que, agora, é preciso transformar o «percurso e memória» em «projecto e futuro».