Editorial

É POSSÍVEL<br>UMA VIDA MELHOR

Foi ontem aprovado na AR em votação global final o Orçamento do Estado (OE) para 2016. Um OE que sendo o Orçamento...
Opinião
A talhe de foice

Plano C

Depois do trambolhão nos idos de Outubro, o PSD de Passos Coelho entrou em estado de negação e nem o frenesim de...
PCP

O nosso Congresso<br>e os dos outros

Não é só porque ainda temos na retina um Portas lacrimejante num cenário cinematográfico, com um garrafal «obrigado, Paulo» na abertura do congresso do CDS no fim-de- semana passado, numa imagem síntese da política-espectáculo. É sobretudo porque agora que se começam a realizar as primeiras reuniões de discussão do XX Congresso do PCP, merece a pena assinalar as profundas diferenças entre a preparação de um congresso de um partido revolucionário, enraizado nos trabalhadores e no povo, e dos outros todos.

 

Crónica Internacional

Degradante…

O presidente ucraniano, Porochenko, foi recebido na semana passada em Ancara pelo homólogo turco, Erdogan. Da visita e...
Actual

Máscara(s)

O CDS-PP realizou no passado fim de semana o seu congresso. Sobre o acontecimento, nada a dizer, que no PCP temos por hábito não...
Actual

Imperialismo.com

Ano de 2028. A OmniCorp é a megaempresa de tecnologia robótica que produz toda a tecnologia militar dos EUA, que dominam o mundo...
Actual

Os «novos» utentes

Esta semana foi votado em Bruxelas um regulamento para o sector portuário. Um dos elementos estruturantes da proposta apresentada...
Em Foco

Situação de excepcional gravidade

Matosinhos acolheu, na segunda-feira, 14, o maior protesto de sempre realizado por produtores de leite e de carne «em defesa da produção nacional» e «contra as práticas comerciais abusivas da grande distribuição».

Os direitos das mulheres <br>não podem esperar

Sob o lema «Movimento de Mulheres em Movimento – Transformar a Vida – Transformar o Mundo», no sábado, 12, uma grande manifestação de alegria, confiança, exigência e luta, promovida pelo Movimento Democrático de Mulheres (MDM), invadiu a cidade de Lisboa.

PCP

«É possível um País melhor»

O PCP encheu por completo a Alfândega do Porto, no sábado, 12, num comício evocativo do seu 95.º aniversário, cujas comemorações decorrem sob o lema «Sempre com os trabalhadores e o povo, pela democracia e o socialismo».

Democracia e socialismo

As comemorações do 95.º aniversário do Partido estão a dar azo à realização de centenas de iniciativas em todo o País, envolvendo milhares de militantes e simpatizantes e levando mais longe o ideal e o projecto do PCP.

Marcha atrás na destruição, para avançar

Trabalhadores e membros de ORT, eleitos autárquicos e na Assembleia da República, membros de comissões de utentes e dirigentes do PCP, incluindo o Secretário-geral do Partido, debateram, faz hoje uma semana, os transportes públicos e a mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa.

Dar dignidade à vida

O PCP editou um novo folheto que sustentará um vasto conjunto de acções de contacto com reformados e pensionistas. Valorizar pensões e reformas e combater a pobreza são as exigências centrais.

Maior, melhor e mais acolhedora

A Festa do Avante! deste ano, a 40.ª Festa, será inesquecível por incorporar pela primeira vez o novo terreno da Quinta do Cabo. Mas há mais melhorias à vista.

Campanha chega longe

Amanhã, 18, vários deputados do PCP vão estar junto a empresas e locais de trabalho a mobilizar contra a precariedade, numa acção integrada na campanha que o Partido tem em curso.

Lutar pela igualdade

O folheto do PCP evocativo do Dia Internacional da Mulher foi profusamente distribuído em todo o País, junto a empresas de...

Controlo público da banca

«Controlo público da banca, condição para o desenvolvimento e a soberania nacional» é o tema do...

PCP debate refugiados

O PCP promove, amanhã e sábado, um ciclo de debates sobre «A crise dos refugiados, migrações e a...

Empresários comunistas

A Coordenadora Distrital de Lisboa para os Micro, Pequenos e Médios Empresários (MPME) do PCP realizou, no dia 11, um jantar...

Organizar e intervir

No dia 12, realizou-se a 4.ª Assembleia da Organização do Sector de Empresas da Cidade de Lisboa, que fez um balanço...
Trabalhadores

Por direitos e salários dignos

Em diversas empresas, os trabalhadores e as organizações que os representam mantêm-se firmes na luta por salários justos, denunciando uma política que deixa «migalhas» para os trabalhadores e atribui dividendos «chorudos» aos accionistas.

Inadmissível ingerência

O facto de a Comissão Europeia manter Portugal em «desequilíbrio macroeconómico excessivo» e de apelar a «medidas adicionais» relativamente ao Orçamento do Estado para 2016 é «um inaceitável procedimento», afirma a Intersindical.

Herança pesada exige<br>ir mais longe

STAL, Frente Comum e Fectrans valorizam a reversão de algumas das medidas e orientações do anterior governo PSD/CDS no OE2016, mas reclamam respostas mais profundas de encontro às legítimas aspirações do povo e dos trabalhadores.

Das palavras aos actos

A Federação Nacional dos Professores considera que já é tempo de o Ministério da Educação...

Greve no «Económico»

Trabalhadores do Diário Económico, da Económico TV e do economico.pt realizaram uma greve de 24 horas no dia 10. Em causa...
Assembleia da República

Avanços dão mais força<br>à luta por um futuro melhor

O País dispõe já do Orçamento do Estado para 2016. A sua aprovação em votação final global culminou o debate na especialidade, com os votos favoráveis do PS, PCP, PEV e BE, os votos contra do PSD e do CDS, a abstenção do PAN.

Elementos positivos

Ir o mais longe na resposta a problemas mais prementes e imediatos sentidos pelos trabalhadores e pelo povo foi, assumidamente, o grande...
Nacional

Em luta por uma educação <br>pública

No dia 10 de Março, os estudantes do Ensino Básico e Secundário saíram à rua em defesa da escola pública, gratuita e de qualidade. Esta luta, desde a sua preparação, teve expressão em 95 escolas de todo o País e culminou, na quinta-feira, com 35 acções de protesto em todo o País.

Alargar a luta pela paz

O Conselho Português para a Paz e Cooperação e a Câmara Municipal de Almada promovem, no sábado, 19, em Almada, um seminário internacional sobre «A actualidade da luta pela Paz».

Europa

Derrotar a lei antilaboral

Centenas de milhares de trabalhadores, estudantes e pensionistas participaram, dia 9, numa das maiores jornadas de luta dos últimos anos em França.

Irrupção populista

O partido da chanceler Angela Merkel e os seus parceiros sociais-democratas no governo foram os mais penalizados nas eleições realizadas, dia 13, em três estados alemães.

TC polaco enfrenta governo

O Tribunal Constitucional polaco reprovou, dia 9, uma lei adoptada em Dezembro pelo governo do partido populista Lei e Justiça (PiS),...

Brexit

Nos últimos meses, muito se tem dito e escrito sobre a possível saída do Reino Unido da União Europeia. O...
Internacional

Vitórias de Cuba<br>e do seu povo

O presidente dos EUA inicia no próximo domingo uma visita a Cuba no quadro do processo de normalização das relações entre os dois países, o qual se encontra ainda por concluir.

Economia global em crise

O Fundo Monetário Internacional advertiu a semana passada que a economia global se encontra numa «situação muito complicada» e aconselhou os líderes mundiais a «tomar medidas urgentes».

Fukushima mata até os robots

A destruição dos reactores da central nuclear de energia Tepco em Fukushima (Japão), a 11 de Março de 2011, em...
Temas

Parcerias Público Privadas<br>lesam o Estado

As PPP custaram ao Estado 1487 milhões euros em 2015 e em 2016 esses custos sobem para 1690 milhões euros. As taxas de rentabilidade obtidas pelos grupos privados que obtiveram essas concessões (entre cerca de cinco por cento e 17 por cento) resultam de contratos leoninos lesivos para o Estado. É urgente inverter esta política.

Argumentos
TVisto

Ricochete

Nos dias finais da passada semana, duas grandes manifestações entupiram em maior ou menor grau algumas estradas portuguesas e...
Memória
Aconteceu

Prisões sobrelotadas

Portugal era o nono país da Europa com maior sobrelotação nas cadeias em 2014, segundo um relatório do Conselho da...

Assédio vitima 1,5 milhões

Mais de 1,5 milhões de pessoas foram vítimas de assédio moral ou sexual, segundo indica um estudo, divulgado dia 9, da...

Morreu Nicolau Breyner

Nicolau Breyner morreu, dia 14, aos 75 anos. Ao longo de mais de 55 anos de carreira foi actor, produtor, realizador, destacando-se no cinema,...

Filme premiado na Finlândia

A curta-metragem «Blood Brothers», de Marco Espírito Santo e Miguel Coimbra, foi distinguida com o Prémio de Melhor...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP  Soluções...

A semana em resumo

Frases

“Não é aceitável que sejam os próprios responsáveis...