95.º aniversário do PCP

Democracia e socialismo

As co­me­mo­ra­ções do 95.º ani­ver­sário do Par­tido estão a dar azo à re­a­li­zação de cen­tenas de ini­ci­a­tivas em todo o País, en­vol­vendo mi­lhares de mi­li­tantes e sim­pa­ti­zantes e le­vando mais longe o ideal e o pro­jecto do PCP.

O ani­ver­sário do Par­tido está a chegar longe

Image 20065

Como sempre acon­tece, e à se­me­lhança do que no­ti­ciámos a se­mana pas­sada, o ani­ver­sário do Par­tido está a ser co­me­mo­rado de di­versas formas, com des­taque para as ini­ci­a­tivas que reúnem mi­li­tantes e sim­pa­ti­zantes e que, em si mesmas, re­pre­sentam um es­tí­mulo para a or­ga­ni­zação e para a mi­li­tância. Em Lisboa, na fre­guesia de Al­cân­tara, uma cen­tena de pes­soas as­si­nalou o ani­ver­sário com um al­moço que en­cheu por com­pleto o salão do Centro de Tra­balho do Par­tido e que contou com a in­ter­venção do de­pu­tado Mi­guel Tiago. Em Mér­tola, mais de 70 mi­li­tantes e amigos do Par­tido par­ti­ci­param num al­moço co­me­mo­ra­tivo. A in­ter­venção po­lí­tica ficou a cargo de Ma­nuel Ro­dri­gues, di­rector do Avante! e membro da Co­missão Po­lí­tica.

De Mon­forte e Por­ta­legre chegou igual­mente ao Avante! a in­for­mação acerca da re­a­li­zação de ini­ci­a­tivas co­me­mo­ra­tivas do ani­ver­sário do PCP, tendo a pri­meira con­tado com a pre­sença de João Dias Co­elho, da Co­missão Po­lí­tica. Na ci­dade da Horta, re­a­lizou-se um jantar pro­mo­vido pela Co­missão da Ilha do Faial do PCP, que contou com as in­ter­ven­ções de João Decq Mota, do Co­mité Cen­tral, e Va­len­tina Matos, da Co­missão de Ilha.

As co­me­mo­ra­ções ti­veram ex­pressão na Suíça, onde se re­a­li­zaram quatro ini­ci­a­tivas – em Neu­chatel, Thun, Va­lais /Mar­tigny e Zu­rique –, pro­mo­vidas pelo Or­ga­nismo de Di­recção Na­ci­onal do PCP na­quele país eu­ropeu. Ao todo, es­ti­veram en­vol­vidos nestas ac­ções largas de­zenas de mi­li­tantes e sim­pa­ti­zantes do Par­tido.

Para além destas ini­ci­a­tivas de con­vívio e mo­bi­li­zação, houve ou­tras que pelo seu im­pacto vi­sual afir­maram o 95.º ani­ver­sário junto de largos mi­lhares de pes­soas: é isso que está a acon­tecer na Pe­nín­sula de Se­túbal, onde foram co­lo­cadas nas prin­ci­pais ar­té­rias e praças das ci­dades e vilas da re­gião 95 ban­deiras do Par­tido. No Mon­tijo, foi também pin­tado um mural evo­ca­tivo.

Terra de luta

O ani­ver­sário do PCP foi também re­fe­rido no jantar-con­vívio re­a­li­zado no dia 10, no Tor­to­sendo (con­celho da Co­vilhã), com a pre­sença de Je­ró­nimo de Sousa. Numa ini­ci­a­tiva mar­cada por uma grande e en­tu­siás­tica par­ti­ci­pação de muitos mi­li­tantes e amigos do Par­tido, o Se­cre­tário-geral lem­brou a im­por­tância e o papel do PCP na luta an­ti­fas­cista, na Re­vo­lução de Abril, no pro­cesso re­vo­lu­ci­o­nário e nas con­quistas então al­can­çadas e na re­sis­tência contra a po­lí­tica de di­reita.

Je­ró­nimo de Sousa va­lo­rizou ainda o con­tri­buto de­ter­mi­nante do PCP para a nova fase da vida po­lí­tica na­ci­onal e des­tacou a ne­ces­si­dade da luta dos tra­ba­lha­dores e do povo para a cons­trução de uma po­lí­tica ao seu ser­viço, e não dos grandes in­te­resses eco­nó­micos. «O papel do Par­tido e o seu re­forço são de­ter­mi­nantes», re­alçou.

Antes, Ca­si­miro Santos, da Co­missão de Fre­guesia, tinha já feito re­fe­rência a as­pectos da his­tória do PCP no Tor­to­sendo, par­ti­cu­lar­mente o seu papel nas lutas no sector dos la­ni­fí­cios, em 1946. A pre­pa­ração da 10.ª As­sem­bleia da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal e do XX Con­gresso, o re­forço do Par­tido e a con­clusão da cam­panha de fundos foram ta­refas re­al­çadas por aquele di­ri­gente.

 



Mais artigos de: PCP

«É possível um País melhor»

O PCP en­cheu por com­pleto a Al­fân­dega do Porto, no sá­bado, 12, num co­mício evo­ca­tivo do seu 95.º ani­ver­sário, cujas co­me­mo­ra­ções de­correm sob o lema «Sempre com os tra­ba­lha­dores e o povo, pela de­mo­cracia e o so­ci­a­lismo».

Confiança e entusiasmo no Seixal

No Seixal, os 95 anos do PCP foram comemorados com um almoço, no domingo, que juntou muitas centenas de pessoas no Clube do Pessoal da Siderurgia Nacional. Momentos antes, Jerónimo de Sousa foi convidado a colocar a última das 95 bandeiras do Partido que foram hasteadas ao...

Marcha atrás na destruição, para avançar

Tra­ba­lha­dores e mem­bros de ORT, eleitos au­tár­quicos e na As­sem­bleia da Re­pú­blica, mem­bros de co­mis­sões de utentes e di­ri­gentes do PCP, in­cluindo o Se­cre­tário-geral do Par­tido, de­ba­teram, faz hoje uma se­mana, os trans­portes pú­blicos e a mo­bi­li­dade na Área Me­tro­po­li­tana de Lisboa.

Preservar e divulgar<br>o património

Jerónimo de Sousa esteve na sexta-feira, 11, no concelho da Covilhã, a participar na apresentação do livro «As pinturas do Salão dos Continentes na Casa das Morgadas e a arte na Covilhã no início do Século XVIII», dos...

Dar dignidade à vida

O PCP editou um novo fo­lheto que sus­ten­tará um vasto con­junto de ac­ções de con­tacto com re­for­mados e pen­si­o­nistas. Va­lo­rizar pen­sões e re­formas e com­bater a po­breza são as exi­gên­cias cen­trais.

Maior, melhor e mais acolhedora

A Festa do Avante! deste ano, a 40.ª Festa, será ines­que­cível por in­cor­porar pela pri­meira vez o novo ter­reno da Quinta do Cabo. Mas há mais me­lho­rias à vista.

Criatividade, ousadia<br>e persistência

O anúncio da aquisição da Quinta do Cabo para aumentar o espaço da Festa do Avante! foi recebido pelos membros da organização concelhia de Braga do Partido com o entusiasmo esperado. Certos de que esta oportunidade não só não podia ser desperdiçada...

Campanha chega longe

Amanhã, 18, vá­rios de­pu­tados do PCP vão estar junto a em­presas e lo­cais de tra­balho a mo­bi­lizar contra a pre­ca­ri­e­dade, numa acção in­te­grada na cam­panha que o Par­tido tem em curso.

Lutar pela igualdade

O folheto do PCP evocativo do Dia Internacional da Mulher foi profusamente distribuído em todo o País, junto a empresas de grande concentração de mão-de-obra feminina e noutros locais, como estações e terminais de transporte público e mercados. Nesse documento, que...

Controlo público da banca

«Controlo público da banca, condição para o desenvolvimento e a soberania nacional» é o tema do seminário que o PCP promove no próximo dia 22, às 15 horas, no auditório JJ Laginha, do ISCTE, em Lisboa. Participam Jerónimo de Sousa, o membro da...

PCP debate refugiados

O PCP promove, amanhã e sábado, um ciclo de debates sobre «A crise dos refugiados, migrações e a União Europeia», com a presença dos seus deputados no Parlamento Europeu. No dia 18, sexta-feira, realizam-se dois debates: em Torres Novas às 21 horas, no...

Empresários comunistas

A Coordenadora Distrital de Lisboa para os Micro, Pequenos e Médios Empresários (MPME) do PCP realizou, no dia 11, um jantar seguido de debate sobre os problemas que afectam esta camada social. Nesta iniciativa, em que participaram mais de 60 pessoas dos vários concelhos do distrito e dos mais...

Organizar e intervir

No dia 12, realizou-se a 4.ª Assembleia da Organização do Sector de Empresas da Cidade de Lisboa, que fez um balanço do trabalho realizado e traçou objectivos para os próximos anos. O reforço do Partido nas empresas, o alargamento da unidade dos trabalhadores e a...