Democracia e socialismo
As comemorações do 95.º aniversário do Partido estão a dar azo à realização de centenas de iniciativas em todo o País, envolvendo milhares de militantes e simpatizantes e levando mais longe o ideal e o projecto do PCP.
O aniversário do Partido está a chegar longe
Como sempre acontece, e à semelhança do que noticiámos a semana passada, o aniversário do Partido está a ser comemorado de diversas formas, com destaque para as iniciativas que reúnem militantes e simpatizantes e que, em si mesmas, representam um estímulo para a organização e para a militância. Em Lisboa, na freguesia de Alcântara, uma centena de pessoas assinalou o aniversário com um almoço que encheu por completo o salão do Centro de Trabalho do Partido e que contou com a intervenção do deputado Miguel Tiago. Em Mértola, mais de 70 militantes e amigos do Partido participaram num almoço comemorativo. A intervenção política ficou a cargo de Manuel Rodrigues, director do Avante! e membro da Comissão Política.
De Monforte e Portalegre chegou igualmente ao Avante! a informação acerca da realização de iniciativas comemorativas do aniversário do PCP, tendo a primeira contado com a presença de João Dias Coelho, da Comissão Política. Na cidade da Horta, realizou-se um jantar promovido pela Comissão da Ilha do Faial do PCP, que contou com as intervenções de João Decq Mota, do Comité Central, e Valentina Matos, da Comissão de Ilha.
As comemorações tiveram expressão na Suíça, onde se realizaram quatro iniciativas – em Neuchatel, Thun, Valais /Martigny e Zurique –, promovidas pelo Organismo de Direcção Nacional do PCP naquele país europeu. Ao todo, estiveram envolvidos nestas acções largas dezenas de militantes e simpatizantes do Partido.
Para além destas iniciativas de convívio e mobilização, houve outras que pelo seu impacto visual afirmaram o 95.º aniversário junto de largos milhares de pessoas: é isso que está a acontecer na Península de Setúbal, onde foram colocadas nas principais artérias e praças das cidades e vilas da região 95 bandeiras do Partido. No Montijo, foi também pintado um mural evocativo.
Terra de luta
O aniversário do PCP foi também referido no jantar-convívio realizado no dia 10, no Tortosendo (concelho da Covilhã), com a presença de Jerónimo de Sousa. Numa iniciativa marcada por uma grande e entusiástica participação de muitos militantes e amigos do Partido, o Secretário-geral lembrou a importância e o papel do PCP na luta antifascista, na Revolução de Abril, no processo revolucionário e nas conquistas então alcançadas e na resistência contra a política de direita.
Jerónimo de Sousa valorizou ainda o contributo determinante do PCP para a nova fase da vida política nacional e destacou a necessidade da luta dos trabalhadores e do povo para a construção de uma política ao seu serviço, e não dos grandes interesses económicos. «O papel do Partido e o seu reforço são determinantes», realçou.
Antes, Casimiro Santos, da Comissão de Freguesia, tinha já feito referência a aspectos da história do PCP no Tortosendo, particularmente o seu papel nas lutas no sector dos lanifícios, em 1946. A preparação da 10.ª Assembleia da Organização Regional e do XX Congresso, o reforço do Partido e a conclusão da campanha de fundos foram tarefas realçadas por aquele dirigente.