Confiança e entusiasmo no Seixal

Image 20067

No Seixal, os 95 anos do PCP foram comemorados com um almoço, no domingo, que juntou muitas centenas de pessoas no Clube do Pessoal da Siderurgia Nacional. Momentos antes, Jerónimo de Sousa foi convidado a colocar a última das 95 bandeiras do Partido que foram hasteadas ao longo da Avenida General Humberto Delgado, uma mensagem de confiança e esperança no futuro que os comunistas afirmaram perante a população daquele concelho.

Ao som dos Tocá Rufar, a chegada do Secretário-geral do PCP foi recebida, naturalmente, com muito entusiasmo por parte de todos aqueles que ali o esperavam e aguardavam por entrar no pavilhão.

Lá dentro o ambiente era de festa. Depois do almoço – uma feijoada de chocos, confeccionada e servida por um «exército» de camaradas – foram chamados para o palco, por Rui Amaro, membro do Secretariado do Célula dos Trabalhadores da Siderurgia Nacional, Laura Ribeiro, Pedro Grego e Mariana Ribeiro, da Direcção Nacional da JCP, Sebastião Pinheiro, Maria Adelaide Milay, José Maria, Pedro Reis, Irene Lourenço e António Alpalhão, respectivamente das comissões de freguesia do PCP de Amora, Arrentela, Aldeia de Paio Pires, Corroios, Fernão Ferro e Seixal.

A estes juntaram-se Adelaide Marques, da Célula dos Professores, José Reis, da Célula dos Bombeiros Mistos do Seixal, Aida Tavares, do Secretariado da Célula dos Trabalhadores da Câmara do Seixal, Alfredo Monteiro, da Comissão Concelhia e presidente da Assembleia Municipal do Seixal, Joaquim Santos, da Comissão Concelhia e presidente da Câmara do Seixal, Delfim Mendes, dos Organismos Executivos da Comissão Concelhia do Seixal, Vasco Paleta, do Executivo da Direcção da Organização Regional de Setúbal (DORS) e responsável pelo concelho do Seixal, Antónia Lopes, dos Organismos Executivos da DORS e do Comité Central, Margarida Botelho, da Comissão Política do Comité Central e responsável pela DORS, e Jerónimo de Sousa.

A luta continua!

Aproveitando aquela oportunidade, Rui Amaro deu a conhecer que a administração da Siderurgia Nacional quer despedir cerca de 40 trabalhadores e, simultaneamente, aplicar um regime de horários de turnos «claramente ilegais», estando, por isso, a «recorrer a todo o tipo de pressões e chantagens». «Trata-se de um regime de horários que faz tábua rasa da lei», denunciou, informando que os trabalhadores estão a ser obrigados a fazer «turnos seguidos de 12 horas», mesmo «durante o turno nocturno». «Esta e outras medidas da política repressiva e antidemocrática, seguida pela administração da empresa, marcada por discriminações salariais, retaliações, perseguições e aplicações de processos e sanções disciplinares por tudo e por nada, acabarão, mais tarde ou mais cedo, por ser derrotadas pela luta dos trabalhadores», frisou Rui Amaro, anunciando a realização, para breve, de uma greve de três dias. «A luta continua!», gritou-se, em uníssono, na sala.

Depois das intervenções de Laura Ribeiro e de Vasco Paleta, Jerónimo de Sousa voltou ao tema que marca a actualidade política, o Orçamento do Estado (OE) para 2016, da «responsabilidade do PS» que, «apesar de expressar ou poder vir a expressar os compromissos que foram assumidos no quadro das posições conjuntas, está e continua marcado pela matriz essencial das opções dos seus autores» e «contém medidas que não acompanhamos». Contudo, sublinhou o Secretário-geral do PCP, é um OE «com sinais de inversão de um rumo que não se pode subestimar» e que «ousa, apesar do Governo aceitar os critérios e orientações determinadas por Bruxelas, devolver salários e direitos».

 



Mais artigos de: PCP

«É possível um País melhor»

O PCP encheu por completo a Alfândega do Porto, no sábado, 12, num comício evocativo do seu 95.º aniversário, cujas comemorações decorrem sob o lema «Sempre com os trabalhadores e o povo, pela democracia e o socialismo».

Democracia e socialismo

As comemorações do 95.º aniversário do Partido estão a dar azo à realização de centenas de iniciativas em todo o País, envolvendo milhares de militantes e simpatizantes e levando mais longe o ideal e o projecto do PCP.

Marcha atrás na destruição, para avançar

Trabalhadores e membros de ORT, eleitos autárquicos e na Assembleia da República, membros de comissões de utentes e dirigentes do PCP, incluindo o Secretário-geral do Partido, debateram, faz hoje uma semana, os transportes públicos e a mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa.

Preservar e divulgar<br>o património

Jerónimo de Sousa esteve na sexta-feira, 11, no concelho da Covilhã, a participar na apresentação do livro «As pinturas do Salão dos Continentes na Casa das Morgadas e a arte na Covilhã no início do Século XVIII», dos...

Dar dignidade à vida

O PCP editou um novo folheto que sustentará um vasto conjunto de acções de contacto com reformados e pensionistas. Valorizar pensões e reformas e combater a pobreza são as exigências centrais.

Maior, melhor e mais acolhedora

A Festa do Avante! deste ano, a 40.ª Festa, será inesquecível por incorporar pela primeira vez o novo terreno da Quinta do Cabo. Mas há mais melhorias à vista.

Criatividade, ousadia<br>e persistência

O anúncio da aquisição da Quinta do Cabo para aumentar o espaço da Festa do Avante! foi recebido pelos membros da organização concelhia de Braga do Partido com o entusiasmo esperado. Certos de que esta oportunidade não só não podia ser desperdiçada...

Campanha chega longe

Amanhã, 18, vários deputados do PCP vão estar junto a empresas e locais de trabalho a mobilizar contra a precariedade, numa acção integrada na campanha que o Partido tem em curso.

Lutar pela igualdade

O folheto do PCP evocativo do Dia Internacional da Mulher foi profusamente distribuído em todo o País, junto a empresas de grande concentração de mão-de-obra feminina e noutros locais, como estações e terminais de transporte público e mercados. Nesse documento, que...

Controlo público da banca

«Controlo público da banca, condição para o desenvolvimento e a soberania nacional» é o tema do seminário que o PCP promove no próximo dia 22, às 15 horas, no auditório JJ Laginha, do ISCTE, em Lisboa. Participam Jerónimo de Sousa, o membro da...

PCP debate refugiados

O PCP promove, amanhã e sábado, um ciclo de debates sobre «A crise dos refugiados, migrações e a União Europeia», com a presença dos seus deputados no Parlamento Europeu. No dia 18, sexta-feira, realizam-se dois debates: em Torres Novas às 21 horas, no...

Empresários comunistas

A Coordenadora Distrital de Lisboa para os Micro, Pequenos e Médios Empresários (MPME) do PCP realizou, no dia 11, um jantar seguido de debate sobre os problemas que afectam esta camada social. Nesta iniciativa, em que participaram mais de 60 pessoas dos vários concelhos do distrito e dos mais...

Organizar e intervir

No dia 12, realizou-se a 4.ª Assembleia da Organização do Sector de Empresas da Cidade de Lisboa, que fez um balanço do trabalho realizado e traçou objectivos para os próximos anos. O reforço do Partido nas empresas, o alargamento da unidade dos trabalhadores e a...