Editorial
Opinião
A talhe de foice

A ruptura

O ainda secretário-geral da UGT, João Proença, ameaçou a semana passada cortar relações com o...
Actual

Um murro na mesa

O Governo lançou uma campanha contra a violência doméstica sob o lema «Em vossa defesa, dê um murro na...
Actual

Sim. Com paredes de vidro

Durante o XIX Congresso do Partido assaltou-me esta ideia que, à medida que se iam sucedendo as intervenções que...
Actual

O funcionário

A ideologia burguesa finge acreditar que a liberdade se garante através dos direitos formais. Há democracia porque há...
Crónica Internacional

Viva o internacionalismo!

Expressando a amplitude e diversidade das relações internacionais do Partido, a vertente internacionalista do XIX Congresso do...
Em Foco

A grande força da alternativa

O XIX Congresso do PCP, que teve lugar entre sexta-feira e domingo em Almada, elegeu o novo Comité Central, definiu as orientações para os próximos quatro anos e aprovou as alterações ao Programa do Partido. Como afirmou, no encerramento, Jerónimo de Sousa, «importa agora prosseguir a edificação da obra: reforçar o Partido, alargar e intensificar a luta, afirmar a necessidade e a possibilidade da política alternativa patriótica e de esquerda, cimentar e construir uma alternativa política capaz de a concretizar.»

Solidariedade com quem luta e resiste

O XIX Congresso do Partido aprovou por unanimidade duas moções: uma sobre a construção da alternativa e outra de solidariedade com os trabalhadores e os povos em luta.

Composição <br>do Comité Central <br>eleito no XIX Congresso

O Congresso, na sessão reservada aos delegados, a 1 de Dezembro de 2012, elegeu o Comité Central. Participaram na eleição 1219 delegados, sendo o Comité Central eleito por maioria, com 1184 votos a favor, correspondendo a 97%, 14 votos contra e 21 abstenções.A eleição fez-se por voto secreto, por imposição da antidemocrática Lei dos Partidos. Publicamos os nomes e biografias dos camaradas eleitos. A negro, estão os eleitos que não integravam o Comité Central cessante.

Composição dos organismos executivos<br> do Comité Central

O Comité Central eleito no XIX Congresso realizou a sua primeira reunião plenária no dia 1 de Dezembro de 2012 e elegeu os organismos executivos, a Comissão Central de Controlo e o Secretário-geral. A Comissão Política e o Secretariado do Comité Central, e a Comissão Central de Controlo foram eleitos por unanimidade. O Secretário-Geral do Partido, camarada Jerónimo de Sousa (que entendeu não votar na sua própria eleição), foi eleito por unanimidade.
Trabalhadores

Trabalho contra OE

A CGTP-IN realiza este sábado, no Porto, a primeira de duas grandes manifestações «Por uma nova política, pela defesa das funções sociais do Estado, da democracia e das liberdades, por um Portugal desenvolvido e soberano».

Nacional

Faleceu Joaquim Benite

O encenador e director do Teatro Municipal de Almada, Joaquim Benite, faleceu anteontem na sequência de...
Argumentos
TVisto

Até amanhã, camarada

Sendo conhecido que iria sair do Comité Central, e talvez também que é militante do Partido Comunista Português...
Aconteceu

A troika da exploração

O PSD, o CDS e o PS aprovaram na generalidade, a 29 de Novembro, o novo regime do trabalho portuário. O PCP...

Multinacionais despedem

A Kemet, em Évora, e a Faurecia, em Palmela, anunciaram que vão desencadear processos de despedimento colectivo. Para...

Reuniões e outras iniciativas

Secretário-geral do PCPJerónimo de Sousa Sexta-feira, 7 Alverca Comício...

A semana em resumo

Frases

“Não somos dos que amocham. Somos dos que reagem.”(Arménio...