Encontro Nacional do PCP sobre Educação O saber não se vende! Combater as políticas neoliberais e elitistas relativas à educação e mobilizar para a luta em defesa da Educação Pública, gratuita e de qualidade foram algumas das conclusões do Encontro Nacional, em que participaram centenas de camaradas e amigos do Partido e da JCP e em que interveio Carlos Carvalhas. Encontro Nacional do PCP sobre Educação O saber não se vende! Combater as políticas neoliberais e elitistas relativas à educação e mobilizar para a luta em defesa da Educação Pública, gratuita e de qualidade foram algumas das conclusões do Encontro Nacional, em que participaram centenas de camaradas e amigos do Partido e da JCP e em que interveio Carlos Carvalhas.
Quinta-feira. dia 4 Estudantes manifestam-seem Lisboa Os estudantes do ensino superior público reúnem-se em Lisboa no próximo dia 4 de Novembro para participar numa manifestação nacional frente à Assembleia da República. Os protestos visam a Lei de Financiamento, a Lei de Autonomia, o desinvestimento do Estado na Educação, a falta de bolsas e apoios sociais aos alunos e a pouca qualidade do ensino. Quinta-feira. dia 4 Estudantes manifestam-seem Lisboa Os estudantes do ensino superior público reúnem-se em Lisboa no próximo dia 4 de Novembro para participar numa manifestação nacional frente à Assembleia da República. Os protestos visam a Lei de Financiamento, a Lei de Autonomia, o desinvestimento do Estado na Educação, a falta de bolsas e apoios sociais aos alunos e a pouca qualidade do ensino.
Pensões na Grã-Bretanha A crise da capitalização O sistema privado de reformas por capitalização está à beira da ruptura na Grã-Bretanha. Um em cada dez pensionistas já vive na pobreza.
Venezuela Oposição teme derrota A Venezuela vai de novo às urnas a 31 de Outubro, desta vez para eleger os órgãos de poder local. Temendo mais uma derrota, a oposição já fala em fraude.
OE para 2005 Mentira, demagogia e promessas «Credibilidade, fiabilidade e transparência: zero». Assim principia Agostinho Lopes, membro da Comissão Política e do Secretariado do CC, por classificar o Orçamento do Estado apresentado recentemente na AR pelo Governo, num artigo que o Avante! publica hoje. (TEMAS) Por seu lado, Eugénio Rosa, num trabalho sobre a política fiscal deste OE, afirma: «Uma rápida análise leva à conclusão de que é um orçamento que agrava a injustiça fiscal e reduz significativamente o peso das despesas do Estado com as chamadas funções sociais (Educação, Saúde, Segurança Social, Cultura).» (EM FOCO)