Por transportes públicos de qualidade e com direitos
Estruturas sindicais e movimentos de utentes promoveram ontem de manhã, na Casa do Alentejo, em Lisboa, um Fórum sobre transportes públicos na Área Metropolitana de Lisboa (AML), com o lema «Com os trabalhadores, servir melhor as populações».
Em debate estiveram questões como o serviço público, as empresas públicas, o investimento e a produção nacional, ambiente e desenvolvimento sustentável; os trabalhadores como elemento central para assegurar um serviço público de qualidade; e a defesa de um serviço público de qualidade, seguro, fiável e gratuito.
Do fórum saiu a convicção de que é preciso que o Governo assuma as opçõs políticas necessárias para que haja um efectivo serviço público de qualidade. Contam-se, entre elas, a existência de fortes empresas públicas com meios adequados ao cumprimento da sua função, mais e melhor oferta, investimento público, redução de preços visando a gratuitidade e a valorização dos trabalhadores, de modo a fixá-los nas empresas e a criar condições para o recrutamento de novos efectivos.
A iniciativa foi promovida pela FECTRANS (Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações, da CGTP-IN), uniões de sindicatos de Lisboa e Setúbal, coordenadoras das Comissões de Trabalhadores de Lisboa e de Setúbal e pelo Movimento dos Utentes dos Serviços Públicos. A Secretária-Geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha, proferiu a intervenção de encerramento.