Sobre a alteração da participação do Secretário-geral do PCP na campanha eleitoral
Devido à necessidade de ser submetido a uma intervenção cirúrgica urgente, Jerónimo de Sousa não participará, nos próximos dias, nas acções de campanha da CDU que estavam programadas – e se mantêm, com a presença dos membros da Comissão Política e candidatos à Assembleia da República João Ferreira e João Oliveira.
A informação foi tornada pública na terça-feira de manhã e explicada pelo próprio Secretário-geral à comunicação social, em Matosinhos, à margem do encontro com representantes dos trabalhadores. A urgência em realizar a intervenção – prevista para hoje, 13 – é uma medida de segurança, visto que «qualquer esforço superior pode ter consequências e há essa preocupação», revelou.
Quanto ao regresso à campanha, Jerónimo de Sousa começou por garantir que, «mais uns dias e podem contar comigo», realçando que o prazo será naturalmente definido com base na capacidade de recuperação demonstrada: «É a saúde que determina, mas acho que tenho força para corresponder aos anseios do meu Partido, da CDU e de muitas outras pessoas».
O Secretário-geral do Partido agradeceu ainda as «boas palavras» de solidariedade que recebeu, de membros do PCP e de aliados da CDU, mas também de representantes de órgãos de soberania e mesmo de adversários políticos.
Entretanto, a campanha da CDU prossegue com forte mobilização e entusiasmo de milhares de candidatos, activistas e simpatizantes, com grande determinação e confiança na construção de um bom resultado a 30 de Janeiro.
Publicamos de seguida na íntegra a nota divulgada no dia 11:
«No seguimento de exames médicos e de uma avaliação clínica multidisciplinar foi apurada a necessidade de Jerónimo de Sousa ser submetido a uma intervenção cirúrgica urgente da estenose carotídea (à carótida interna esquerda), que não pode ser adiada para depois das eleições.
Está assim programado o internamento para amanhã, dia 12 de Janeiro, e prevê-se que o Secretário-Geral do PCP retome no final da próxima semana a sua intervenção política, nomeadamente na campanha eleitoral em curso para a Assembleia da República.
Durante os dias de internamento e recuperação, mantém-se a agenda com as acções de campanha programadas para o Secretário-Geral do PCP, nas quais a partir de amanhã e durante este período será substituído pelos camaradas João Ferreira e João Oliveira, membros da Comissão Política do Comité Central do PCP e candidatos à Assembleia da República».