Dignificar e valorizar as forças de segurança

Vários profissionais das forças de segurança participaram, no dia 7, numa audição em que esteve presente Jerónimo de Sousa, no Porto, onde puderam expor alguns dos problemas que os têm afligido.

Forte aposta na prevenção e no policiamento de proximidade

Para a CDU, a segurança e tranquilidade dos cidadãos são valores inseparáveis do próprio exercício das liberdades. «Segurança e tranquilidade que reclama uma forte aposta na prevenção e no policiamento de proximidade, a promoção do envolvimento das populações e o seu relacionamento próximo com as forças de segurança», afirmou Jerónimo de Sousa já no final da iniciativa, que contou com a participação de Diana Ferreira, primeira candidata da CDU pelo círculo eleitoral do Porto, e do mandatário regional Jorge Machado.

A falta de investimento, a degradação das condições de higiene e segurança, o envelhecimento dos efectivos, a não dignificação das carreiras e o desrespeito pelos direitos e dignidade dos profissionais, são o resultado das políticas de sucessivos governos. Rumo que, para o líder comunista, «é preciso inverter».

Ainda em relação ao SEF, e à decisão de o extinguir, Jerónimo de Sousa considerou-a injustificada e precipitada, pois essa força «precisava de mais efectivos e não de ser extinta».

Medidas concretas

Jerónimo de Sousa enumerou ainda um conjunto de iniciativas legislativas apresentadas pelas forças da CDU na Assembleia da República, que encontraram, quase sempre, o voto desfavorável do PS, PSD e restantes partidos da direita. Eis algumas delas:

- Medidas de prevenção e protecção à COVID-19;

- Definição de um calendário plurianual de formação e admissão para as forças e serviços de segurança que respondesse à falta de efectivos;

- Alteração do estatuto da GNR repondo o direito a férias;

- Proposta de Lei Orgânica para a Polícia Marítima e consagração da sua natureza civil;

- Contabilização integral de todo o tempo de serviço para efeitos de progressão de carreira;

- Regular o pagamento pela prestação de trabalho suplementar na PSP;

- Reforço do direito de participação das associações representativas dos profissionais da GNR;

- Sobre o subsídio de insularidade e suplementos remuneratórios dos elementos dos serviços de segurança;

 



Mais artigos de: Eleições

«Que cada activista da CDU se assuma como candidato»

«Vamos ao contacto e ao esclarecimento para construir um grande resultado para a CDU», por isso, «que cada activista se assuma como candidato», apelaram Diana Ferreira e Jaime Toga anteontem em Vila Nova de Gaia.

«Vamos trocar-lhes as voltas com a luta e o voto na CDU»

«Cada um de vós e os trabalhadores sabem que podem contar sempre com o PCP e a CDU que, estando todos os dias ao vosso lado, é a força decisiva para concretizar avanços, valorizar o trabalho e os trabalhadores», afirmou anteontem, em Matosinhos, Jerónimo de Sousa num encontro com representantes dos trabalhadores.

Anseios da juventude respondidos pela CDU

Os problemas da juventude estiveram em destaque na sessão pública realizada, dia 6, no Centro de Trabalho Vitória, em Lisboa, na qual participaram Jerónimo de Sousa e muitos jovens – estudantes dos vários níveis de ensino, trabalhadores de diversos sectores, activistas de diferentes áreas.

CDU ao lado dos emigrantes contra a ideia dos portugueses de segunda

«As comunidades emigrantes sabem que podem contar com o PCP e a CDU, que não obstante não termos nenhum deputado eleito pelos círculos da Emigração não deixamos de dar voz às suas preocupações, propondo e apresentando soluções para os seus problemas», reafirmou Jerónimo de Sousa, numa sessão realizada no dia 5.

CDU apela ao voto dos trabalhadores

António Filipe, deputado do PCP na Assembleia da República (AR) e primeiro candidato da CDU pelo círculo eleitoral de Santarém, reuniu, segunda-feira, com a União de Sindicatos do Distrito de Santarém (USS/CGTP-IN).

Ao lado de escritores e editores

Jerónimo de Sousa também se encontrou com escritores e editores na UNICEPE, sexta-feira, 7, na cidade do Porto. Na iniciativa apresentada por Diana Ferreira, deputada do PCP na Assembleia da República (AR) e primeira candidata da CDU pelo distrito portuense às eleições, foram discutidas as...

«Cultura é trabalho e trabalho é com direitos»

A perspectiva do profissional da Cultura como «o artista» sujeito à instabilidade, à desprotecção e ao arbítrio de quem o contrata, que não trabalha todos os dias na criação porque esta surge de geração espontânea, num lampejo, serve para perpetuar a sua sobre-exploração e formatar o sector...

62 anos da Fuga de Peniche

A CDU deslocou-se ao Museu Nacional Resistência e Liberdade na Fortaleza de Peniche, no dia 5 de Janeiro, para evocar os 62 anos da Fuga de Peniche (3 de Janeiro de 1960) de 10 quadros dirigentes do PCP, entre os quais Álvaro Cunhal, importante acontecimento da resistência ao fascismo e da...

Construir soluções para Viseu

No dia 5 de Janeiro, em Lamego, foram apresentados os compromissos eleitorais da CDU para o distrito de Viseu, iniciativa que contou com a participação dos candidatos Alexandre Hoffmann e Maria João, bem como de Filipe Costa, do Comité Central do PCP. Construção de barragens de regadio; defender os interesses do...

Campanha intensifica-se em Coimbra

Manuel Pires da Rocha e Inês Carvalho, candidatos da CDU pelo círculo eleitoral de Coimbra, acompanhados por Sandra Pereira, deputada do PCP no Parlamento Europeu, estiveram reunidos, no dia 7 de Janeiro, com o núcleo de Coimbra do Movimento Democrático de Mulheres. Na iniciativa foram debatidos os principais problemas...