«Cultura é trabalho e trabalho é com direitos»

A perspectiva do profissional da Cultura como «o artista» sujeito à instabilidade, à desprotecção e ao arbítrio de quem o contrata, que não trabalha todos os dias na criação porque esta surge de geração espontânea, num lampejo, serve para perpetuar a sua sobre-exploração e formatar o sector aos objectivos e interesses do grande capital. Mas ao contrário do que a ideologia dominante veicula e impõe de forma cada vez mais agravada, «Cultura é trabalho. E trabalho é para ser com direitos». Esta foi uma das ideias-chave sublinhadas por Ana Mesquita, candidata da CDU à Assembleia da República, num encontro com homens e mulheres da Cultura, terça-feira, no Porto.

Na iniciativa, apresentada por Diana Ferreira, primeira candidata da CDU pelo círculo eleitoral do Porto, Ana Mesquita passou em revista a rica e pertinente intervenção do PCP na AR em defesa dos profissionais da Cultura e desta enquanto pilar da democracia. A maioria das iniciativas legislativas acabaram chumbadas pelos partidos da política de direita, mas porque correspondem às necessidades de quem trabalha no sector e ao comando constitucional de criação de condições para que a Cultura seja de acesso amplo, descentralizado e sem garrotes ou formatação, a coligação compromete-se a não desistir de lutar para que tenha o financiamento adequado e seja encarada como um serviço público.

O mesmo compromisso deixou, detalhando a concepção, a crítica e as propostas dos comunistas e dos seus aliados nesta matéria, Jaime Toga. O membro da Comissão Política do PCP encerrou o encontro em que usaram da palavra um músico, uma artista plástica, uma produtora, um arquitecto, todos denunciando a precariedade que predomina e a razão pela qual os sucessivos governos não a combatem: porque é um instrumento de maximização do lucro, de privatização e mercantilização dos saberes e avanços, de manipulação das consciências, de condicionamento do espírito crítico e do pluralismo. O que sucede igualmente noutras áreas que ocupam maioritariamente trabalhadores intelectuais, como na sessão testemunharam ainda um professor, um jornalista, uma investigadora.



Mais artigos de: Eleições

«Que cada activista da CDU se assuma como candidato»

«Vamos ao contacto e ao esclarecimento para construir um grande resultado para a CDU», por isso, «que cada activista se assuma como candidato», apelaram Diana Ferreira e Jaime Toga anteontem em Vila Nova de Gaia.

Dignificar e valorizar as forças de segurança

Vários profissionais das forças de segurança participaram, no dia 7, numa audição em que esteve presente Jerónimo de Sousa, no Porto, onde puderam expor alguns dos problemas que os têm afligido.

«Vamos trocar-lhes as voltas com a luta e o voto na CDU»

«Cada um de vós e os trabalhadores sabem que podem contar sempre com o PCP e a CDU que, estando todos os dias ao vosso lado, é a força decisiva para concretizar avanços, valorizar o trabalho e os trabalhadores», afirmou anteontem, em Matosinhos, Jerónimo de Sousa num encontro com representantes dos trabalhadores.

Anseios da juventude respondidos pela CDU

Os problemas da juventude estiveram em destaque na sessão pública realizada, dia 6, no Centro de Trabalho Vitória, em Lisboa, na qual participaram Jerónimo de Sousa e muitos jovens – estudantes dos vários níveis de ensino, trabalhadores de diversos sectores, activistas de diferentes áreas.

CDU ao lado dos emigrantes contra a ideia dos portugueses de segunda

«As comunidades emigrantes sabem que podem contar com o PCP e a CDU, que não obstante não termos nenhum deputado eleito pelos círculos da Emigração não deixamos de dar voz às suas preocupações, propondo e apresentando soluções para os seus problemas», reafirmou Jerónimo de Sousa, numa sessão realizada no dia 5.

CDU apela ao voto dos trabalhadores

António Filipe, deputado do PCP na Assembleia da República (AR) e primeiro candidato da CDU pelo círculo eleitoral de Santarém, reuniu, segunda-feira, com a União de Sindicatos do Distrito de Santarém (USS/CGTP-IN).

Ao lado de escritores e editores

Jerónimo de Sousa também se encontrou com escritores e editores na UNICEPE, sexta-feira, 7, na cidade do Porto. Na iniciativa apresentada por Diana Ferreira, deputada do PCP na Assembleia da República (AR) e primeira candidata da CDU pelo distrito portuense às eleições, foram discutidas as...

62 anos da Fuga de Peniche

A CDU deslocou-se ao Museu Nacional Resistência e Liberdade na Fortaleza de Peniche, no dia 5 de Janeiro, para evocar os 62 anos da Fuga de Peniche (3 de Janeiro de 1960) de 10 quadros dirigentes do PCP, entre os quais Álvaro Cunhal, importante acontecimento da resistência ao fascismo e da...

Construir soluções para Viseu

No dia 5 de Janeiro, em Lamego, foram apresentados os compromissos eleitorais da CDU para o distrito de Viseu, iniciativa que contou com a participação dos candidatos Alexandre Hoffmann e Maria João, bem como de Filipe Costa, do Comité Central do PCP. Construção de barragens de regadio; defender os interesses do...

Campanha intensifica-se em Coimbra

Manuel Pires da Rocha e Inês Carvalho, candidatos da CDU pelo círculo eleitoral de Coimbra, acompanhados por Sandra Pereira, deputada do PCP no Parlamento Europeu, estiveram reunidos, no dia 7 de Janeiro, com o núcleo de Coimbra do Movimento Democrático de Mulheres. Na iniciativa foram debatidos os principais problemas...