É preciso mobilizar todas as energias para que nenhum voto falte na CDU

AFIRMAÇÃO Jerónimo de Sousa esteve no distrito de Braga no dia 16, numa jornada que passou por Fafe e culminou num comício em Guimarães, onde interveio também a candidata Mariana Silva, do PEV.

Mais força à CDU para avançar e não andar para trás

A noite estava fria, mas o entusiasmo dos activistas e apoiantes da CDU que participaram no comício do Largo de Donães, no coração da cidade-berço, aqueceu o ambiente. A actuação do músico Jorge Lomba contribuiu para o calor, com a interpretação de célebres temas do cancioneiro português, como Maria Faia, de José Afonso.

Na intervenção com que encerrou o comício, Jerónimo de Sousa apelou a que, no ciclo eleitoral que agora se inicia, se dê «mais força à CDU para avançar e não andar para trás». É esta, precisamente, a «opção decisiva» que está colocada nas eleições de domingo, que, por serem as primeiras, deverão ser o «início de um caminho de conquista e avanço da CDU para as outras batalhas que vêm a seguir», acrescentou.

O dirigente comunista resumiu em seguida a importância de as eleições de 26 de Maio resultarem em «mais deputados, mais votos e mais força à CDU»: para afirmar os direitos dos trabalhadores e o direito do País ao desenvolvimento; para levar para a frente a «solução dos problemas nacionais que permanecem adiados»; para dar resposta «a todos quantos aspiram a uma verdadeira mudança de política em Portugal e na Europa».

Escolher caminhos

A «jogar em casa» (é eleita na Assembleia Municipal de Guimarães), a dirigente do PEV Mariana Silva, apelou a todos e cada um dos activistas da coligação PCP-PEV para que levem ao «vizinho, ao amigo, ao familiar os argumentos, e são muitos, para que a votação na CDU seja reforçada. Bem perto da muralha que lembra que Aqui Nasceu Portugal, dizemos que o mais forte desses argumentos é que é necessário defender o País na União Europeia».

A candidata garantiu que no próximo domingo a escolha é, também, de «caminhos para o ambiente», destacando o incentivo à utilização de transporte público como «uma das condições para a mitigação das alterações climáticas e para a coesão territorial». Da parte da União Europeia, o que se pode esperar são avanços na privatização da água e mais apoios à agricultura super-intensiva.

A primeira intervenção da noite ficou a cargo de Deolinda Machado, independente, sindicalista, activista católica e membro da Coordenadora Nacional da CDU: «Não há impossíveis! Sabemo-lo bem pela luta diária e consequente que fazemos, alicerçada nos princípios e valores que nos unem», afirmou.

Valorizar o mundo rural

Antes do comício, na sua passagem por Fafe, Jerónimo de Sousa visitou as Feiras Francas, umas das mais concorridas do Minho. O dirigente comunista contactou com produtores e, em declarações à comunicação social, chamou a atenção para a necessidade de valorizar o mundo rural e a produção familiar. A este propósito, garantiu, o que se exige da UE não é a resolução dos problemas mas que, ao contrário do que tem feito até aqui, não a impeça.




Mais artigos de: CDU

Com confiança em Mem Martins

Dezenas de activistas animaram a tarde de terça-feiar nas ruas de Mem Martins (Sintra), numa animada acção de contacto com a população, em que participaram Jerónimo de Sousa e Sandra Pereira, segunda candidata na lista da CDU. Numa breve intervenção, no final da arruada, o Secretário-geral do...

Contadores da exploração

Precariedade, baixos salários e horários desregulados reflectem uma deficiente protecção dos trabalhadores face ao poder patronal, mas a União Europeia entende que a legislação laboral deve ser ainda mais permissiva. Assim ligou João Ferreira a acção no Parlamento Europeu com a grande...

O orgulho do trabalho feito

No final do almoço, domingo, no Parque de Merendas do Sobral de Monte Agraço, João Ferreira disse que os deputados da CDU no Parlamento Europeu andam «de cabeça erguida, pelo trabalho que estamos em condições de apresentar», o qual «nos orgulha». Na verdade, «não fizemos mais do que a nossa...

Aumentar, valorizar e diversificar a produção

DESENVOLVIMENTO João Ferreira consagrou a tarde de quarta-feira, 15, à população de Évora, em forma de uma arruada, que partiu do Largo da Sé, cruzou a Praça do Giraldo e quedou-se no Largo Luís de Camões.

Cada voto na CDU soma para fazer avançar o País

ESCLARECER Jerónimo de Sousa esteve na segunda-feira, 20, no Norte do distrito de Lisboa a participar numa acção de contacto com a população em Torres Vedras e num jantar com apoiantes em Alenquer.

Dar força à voz que se faz ouvir em defesa do povo e do País

Espinho foi palco, na passada sexta-feira, 17, de um vibrante comício da CDU, no qual intervieram Jerónimo de Sousa e os candidatos ao Parlamento Europeu Mariana Silva e Francisco Gonçalves. Para o ambiente de festa que ali se viveu muito contribuiu Minda Araújo e a sua música tradicional portuguesa. O Secretário-geral...

Lutar para um rumo certo para a Europa e o País

ALGARVE O primeiro candidato da CDU às eleições para o Parlamento Europeu rumou, quinta-feira, 16, ao Algarve, terra do sol e do mar, mas também de abandono dos sectores produtivos, sazonalidade e precariedade.

Compromisso com o povo e o País

À semelhança do que está a acontecer em todo País, com inúmeras iniciativas diárias, anteontem, 21, Jerónimo de Sousa – depois de ter estado em Mem Martins (pag. 6) e Laranjeiro (pag. 7) – participou num juntar em Setúbal, no Largo da Fonte Nova, com centenas de pessoas a manifestarem o seu...

Soluções para habitação e pobreza

INTERVENÇÃONo dia 20 de Maio, a campanha eleitoral com João Ferreira, cabeça de lista da CDU às eleições para o Parlamento Europeu (PE), abordou os que afectam particularmente os mais idosos.

Campanha em todo o País

Setúbal Activistas da CDU percorreram anteontem, 21, a baixa de Setúbal, mostrando aos comerciantes como os avanços alcançados pela intervenção de PCP e PEV lhes foram benéficos. Albergaria A candidata da CDU ao Parlamento Europeu, Diana Ferreira, esteve anteontem, 21, numa acção de contacto com os trabalhadores da...

Apoiamos a candidatura da CDU

Alexandra von Böhm-Amolly Advogada Ana Cláudia SerrãoVioloncelista António Borges Coelho Historiador António Jara Médico Arménio Carlos Dirigente sindical Artur Lopes – Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Ciclismo Carlos Marques Actor Carlos Mota Soares...