Renegociar a dívida pública para não ficar na cepa torta

SOBERANIA Manter a actual trajectória «significaria a continuação, pelas próximas duas ou três décadas, de todo o quadro de limitações» que agravou a dívida e impede o investimento e o crescimento.

O perigo da extrema-direita combate-se com uma política de progresso

No comício de domingo à tarde, em Alhandra (Vila Franca de Xira), João Ferreira considerou que «aceitar que a dívida é sustentável e que se persista neste caminho é aceitar que a vida dos trabalhadores e do povo se mantém em níveis insustentáveis, é aceitar que não saímos da cepa torta». E avisou: «Não contem com a CDU para isso».

Perante centenas de pessoas que encheram o salão da Euterpe e num ambiente de alegria e entusiasmo, o primeiro candidato na lista da CDU para a eleição do Parlamento Europeu defendeu que «Portugal precisa de encarar a renegociação da sua dívida pública, nos seus prazos, juros e montantes, como uma necessidade e como uma possibilidade». Isto «pode e deve» ser feito em articulação «com a libertação da submissão ao euro e a recuperação do controlo público sobre a Banca» e «implica assumir simultaneamente a possibilidade de recuperar a soberania monetária».

A dívida continuar, ou não, «a ser paulatinamente reduzida» depende de condicionalismos «imponderáveis», «incompatíveis com os maus presságios que vêm de todo o lado» e «todos eles fora da nossa capacidade soberana de decisão».

Assim sendo, manter a actual trajectória «significaria a continuação, pelas próximas duas ou três décadas, de todo o quadro de limitações que se colocam ao povo português».

João Ferreira acusou o Governo do PS de estar a fazer isto mesmo, quando utiliza o excedente orçamental para satisfazer os interesses dos credores e não para aumentar o investimento e o crescimento económico.

O «consenso direitista»

Jerónimo de Sousa, cuja intervenção encerrou o comício, reafirmou que a CDU «combateu e combate o rumo de desastre imposto ao País pelos partidos do consenso direitista da União Europeia».

Os deputados da CDU apresentaram-se «com iniciativa própria e os olhos postos nos problemas do País», enquanto PS, PSD e CDS estiveram «a secundar, dar aval ou legitimar as orientações fabricadas pela burocracia de Bruxelas, às ordens do directório das grandes potências e contrárias aos nossos interesses».

Esses assumem-se hoje «como os salvadores da Europa da ameaça da extrema-direita xenófoba», mas «alguns até são “tu cá, tu lá” com aqueles que dizem querer combater». O Secretário-geral do PCP deu os os exemplos do PSD, «com os seus amigos no poder na Hungria ou na Polónia», e dos «amigos do CDS de Cristas, tão elogiados por Melo, os protofascistas do partido Vox, de Espanha». Entretanto, «outros vão fechando os olhos», mantendo posições de «conivência com a política que alimentou e alimenta esses regimes autoritários».

Jerónimo de Sousa frisou que «os perigos combatem-se», nomeadamente: «combatendo a exploração dos trabalhadores e dos povos e as desigualdades», com «uma política verdadeiramente alternativa à política de direita, uma política ao serviço do progresso social e do desenvolvimento económico, como a que o PCP e a CDU defendem».

Cara a cara

Mariana Silva, candidata e dirigente do PEV, primeira oradora na Euterpe Alhandrense, observou que, «quando tantos falam em combater a abstenção, a CDU escolhe conversar cara a cara com cada homem, cada mulher, cada jovem, ganhando-os para o voto», com «o esclarecimento e o trabalho dos últimos anos dos eleitos» no Parlamento Europeu.



Mais artigos de: CDU

Com confiança em Mem Martins

Dezenas de activistas animaram a tarde de terça-feiar nas ruas de Mem Martins (Sintra), numa animada acção de contacto com a população, em que participaram Jerónimo de Sousa e Sandra Pereira, segunda candidata na lista da CDU. Numa breve intervenção, no final da arruada, o Secretário-geral do...

Contadores da exploração

Precariedade, baixos salários e horários desregulados reflectem uma deficiente protecção dos trabalhadores face ao poder patronal, mas a União Europeia entende que a legislação laboral deve ser ainda mais permissiva. Assim ligou João Ferreira a acção no Parlamento Europeu com a grande...

O orgulho do trabalho feito

No final do almoço, domingo, no Parque de Merendas do Sobral de Monte Agraço, João Ferreira disse que os deputados da CDU no Parlamento Europeu andam «de cabeça erguida, pelo trabalho que estamos em condições de apresentar», o qual «nos orgulha». Na verdade, «não fizemos mais do que a nossa...

Aumentar, valorizar e diversificar a produção

DESENVOLVIMENTO João Ferreira consagrou a tarde de quarta-feira, 15, à população de Évora, em forma de uma arruada, que partiu do Largo da Sé, cruzou a Praça do Giraldo e quedou-se no Largo Luís de Camões.

Cada voto na CDU soma para fazer avançar o País

ESCLARECER Jerónimo de Sousa esteve na segunda-feira, 20, no Norte do distrito de Lisboa a participar numa acção de contacto com a população em Torres Vedras e num jantar com apoiantes em Alenquer.

Dar força à voz que se faz ouvir em defesa do povo e do País

Espinho foi palco, na passada sexta-feira, 17, de um vibrante comício da CDU, no qual intervieram Jerónimo de Sousa e os candidatos ao Parlamento Europeu Mariana Silva e Francisco Gonçalves. Para o ambiente de festa que ali se viveu muito contribuiu Minda Araújo e a sua música tradicional portuguesa. O Secretário-geral...

Lutar para um rumo certo para a Europa e o País

ALGARVE O primeiro candidato da CDU às eleições para o Parlamento Europeu rumou, quinta-feira, 16, ao Algarve, terra do sol e do mar, mas também de abandono dos sectores produtivos, sazonalidade e precariedade.

Compromisso com o povo e o País

À semelhança do que está a acontecer em todo País, com inúmeras iniciativas diárias, anteontem, 21, Jerónimo de Sousa – depois de ter estado em Mem Martins (pag. 6) e Laranjeiro (pag. 7) – participou num juntar em Setúbal, no Largo da Fonte Nova, com centenas de pessoas a manifestarem o seu...

Soluções para habitação e pobreza

INTERVENÇÃONo dia 20 de Maio, a campanha eleitoral com João Ferreira, cabeça de lista da CDU às eleições para o Parlamento Europeu (PE), abordou os que afectam particularmente os mais idosos.

Campanha em todo o País

Setúbal Activistas da CDU percorreram anteontem, 21, a baixa de Setúbal, mostrando aos comerciantes como os avanços alcançados pela intervenção de PCP e PEV lhes foram benéficos. Albergaria A candidata da CDU ao Parlamento Europeu, Diana Ferreira, esteve anteontem, 21, numa acção de contacto com os trabalhadores da...

Apoiamos a candidatura da CDU

Alexandra von Böhm-Amolly Advogada Ana Cláudia SerrãoVioloncelista António Borges Coelho Historiador António Jara Médico Arménio Carlos Dirigente sindical Artur Lopes – Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Ciclismo Carlos Marques Actor Carlos Mota Soares...