Cada voto na CDU soma para fazer avançar o País

ESCLARECER Jerónimo de Sousa esteve na segunda-feira, 20, no Norte do distrito de Lisboa a participar numa acção de contacto com a população em Torres Vedras e num jantar com apoiantes em Alenquer.

A CDU não trai nem deserta de nenhuma luta

«Os resultados precisam de ser construídos, ainda há votos a ganhar e pessoas a convencer», afirmou o Secretário-geral do PCP em Alenquer, num apelo a que todos os activistas da CDU se mobilizem «para que nenhum voto falte» no próximo domingo. Como fez questão de sublinhar, «cada voto conta, soma força à força da CDU para fazer avançar o País». A antecedê-lo, o vereador comunista na Câmara Municipal, Ernesto Ferreira, tinha já instado «todos e cada um, nos dias que faltam», a contribuir para esclarecer e conquistar mais votos.

Para Jerónimo de Sousa, a 26 de Maio o povo português tem perante si importantes opções, entre elas a de escolher um de dois caminhos: ou o aprofundamento de um «projecto supranacional de domínio económico e político que nos submete aos interesses das grandes potências», como defendem PS, PSD e CDS, ou, outro, diferente, de exercício pleno da soberania nacional. Neste caso, a opção de voto só pode ser na coligação PCP-PEV.

Quem votar na CDU, garantiu o dirigente comunista, sabe que o seu voto será respeitado. Com uma lista de «homens e mulheres dedicados à causa dos trabalhadores, do nosso povo e do País», a coligação é uma «força confiável», que «não trai e não deserta de nenhuma luta». Longe de constituir uma mera proclamação de campanha eleitoral, esta realidade é comprovada pela intervenção dos três deputados eleitos pela CDU, «os mais activos, coerentes e intervenientes» entre os 21 portugueses com assento no Parlamento Europeu.

Jerónimo de Sousa lembrou que foram eles e não outros a apresentar propostas concretas «pela defesa e modernização dos transportes públicos», a «tomar nas suas mãos a defesa dos sectores produtivos nacionais, do ambiente e da água pública», a estar presentes nas «situações de emergência».

Falsos salvadores

O dirigente comunista dedicou grande parte da sua intervenção a mostrar o que une PS, PSD e CDS, em Portugal como no Parlamento Europeu (onde a convergência foi quase total). E criticou PSD e CDS por se apresentarem a estas eleições quase como «salvadores da Europa, que dizem ameaçada». Eles que só «não foram capazes de salvar Portugal do atraso e dos graves problemas que hoje enfrentamos», como, aliás, os «agravaram com a sua política de direita e de conluio com toda a ofensiva desencadeada pela troika».

Comentando o aparecimento, na campanha do PSD, de Pedro Passos Coelho, Jerónimo de Sousa aconselhou o antigo primeiro-ministro a ter «algum decoro, lembrar-se do que fez e assumir essa responsabilidade perante os portugueses». Momentos antes, em declarações aos jornalistas em Torres Vedras, tinha já desmontado o logro que Passos Coelho e o PSD construíram em torno da «carga fiscal». O anterior governo PSD-CDS, recordou, ficou marcado por uma enorme «injustiça fiscal», penalizando quem trabalha ou trabalhou e aliviando a tal «carga» sobre os grupos económicos.

No contacto com a população e os comerciantes do centro de Torres Vedras, o dirigente comunista reafirmou a necessidade de dar mais força à CDU «para avançar e não andar para trás».




Mais artigos de: CDU

Com confiança em Mem Martins

Dezenas de activistas animaram a tarde de terça-feiar nas ruas de Mem Martins (Sintra), numa animada acção de contacto com a população, em que participaram Jerónimo de Sousa e Sandra Pereira, segunda candidata na lista da CDU. Numa breve intervenção, no final da arruada, o Secretário-geral do...

Contadores da exploração

Precariedade, baixos salários e horários desregulados reflectem uma deficiente protecção dos trabalhadores face ao poder patronal, mas a União Europeia entende que a legislação laboral deve ser ainda mais permissiva. Assim ligou João Ferreira a acção no Parlamento Europeu com a grande...

O orgulho do trabalho feito

No final do almoço, domingo, no Parque de Merendas do Sobral de Monte Agraço, João Ferreira disse que os deputados da CDU no Parlamento Europeu andam «de cabeça erguida, pelo trabalho que estamos em condições de apresentar», o qual «nos orgulha». Na verdade, «não fizemos mais do que a nossa...

Aumentar, valorizar e diversificar a produção

DESENVOLVIMENTO João Ferreira consagrou a tarde de quarta-feira, 15, à população de Évora, em forma de uma arruada, que partiu do Largo da Sé, cruzou a Praça do Giraldo e quedou-se no Largo Luís de Camões.

Dar força à voz que se faz ouvir em defesa do povo e do País

Espinho foi palco, na passada sexta-feira, 17, de um vibrante comício da CDU, no qual intervieram Jerónimo de Sousa e os candidatos ao Parlamento Europeu Mariana Silva e Francisco Gonçalves. Para o ambiente de festa que ali se viveu muito contribuiu Minda Araújo e a sua música tradicional portuguesa. O Secretário-geral...

Lutar para um rumo certo para a Europa e o País

ALGARVE O primeiro candidato da CDU às eleições para o Parlamento Europeu rumou, quinta-feira, 16, ao Algarve, terra do sol e do mar, mas também de abandono dos sectores produtivos, sazonalidade e precariedade.

Compromisso com o povo e o País

À semelhança do que está a acontecer em todo País, com inúmeras iniciativas diárias, anteontem, 21, Jerónimo de Sousa – depois de ter estado em Mem Martins (pag. 6) e Laranjeiro (pag. 7) – participou num juntar em Setúbal, no Largo da Fonte Nova, com centenas de pessoas a manifestarem o seu...

Soluções para habitação e pobreza

INTERVENÇÃONo dia 20 de Maio, a campanha eleitoral com João Ferreira, cabeça de lista da CDU às eleições para o Parlamento Europeu (PE), abordou os que afectam particularmente os mais idosos.

Campanha em todo o País

Setúbal Activistas da CDU percorreram anteontem, 21, a baixa de Setúbal, mostrando aos comerciantes como os avanços alcançados pela intervenção de PCP e PEV lhes foram benéficos. Albergaria A candidata da CDU ao Parlamento Europeu, Diana Ferreira, esteve anteontem, 21, numa acção de contacto com os trabalhadores da...

Apoiamos a candidatura da CDU

Alexandra von Böhm-Amolly Advogada Ana Cláudia SerrãoVioloncelista António Borges Coelho Historiador António Jara Médico Arménio Carlos Dirigente sindical Artur Lopes – Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Ciclismo Carlos Marques Actor Carlos Mota Soares...